Mostra "Mulheres"


Coleção de filmes que exploram a pluralidade do universo feminino.



Filmes da coleção

  • A Marca Vermelha
  • A Marca Vermelha

A Marca Vermelha

La Trace Vermillon (França 2002). De Delphine De Blic. Em cores/82’.

Sinopse, Solicitar a locação deste filme, Disponível em DVD

Sinopse


No início dos anos 60, uma jovem mulher de Liège (Bélgica), Madeleine de Blic, decide partir sozinha para a Índia, para lutar contra a miséria naquele país. Contra tudo e contra todos, torna-se uma heroína do combate humanitário. Mas Madeleine tinha filhos. Entre eles Delphine de Blic, a realizadora deste filme, que nunca conseguiu compreender o empenhamento e as ausências sistemáticas da mãe. Através de testemunhos e de arquivos familiares, ela tenta perscrutar a personalidade da mãe. Depois enfrenta-a num cara a cara com momentos particularmente dolorosos para ambas. Delphine de Blic procura compreender quer o empenhamento da mãe quer as suas ausências. Com este filme ela tenta preencher o vazio deixado pela mãe ausente, perseguindo uma memória íntima e familiar.

DVD

  • A pequena vendedora de sol
  • A pequena vendedora de sol

A pequena vendedora de sol

La petite vendeuse de soleil (França, Senegal, Suíça 1998). De Djibril Diop Mambéty. Com Aminata Fall, Lissa Balera, Tayerou M'Baye. Em cores/44’.

Sinopse, Solicitar a locação deste filme, Disponível em DVD

Sinopse

Silli é uma menina aleijada de doze anos que vai mendigar nas ruas de Dakar. Um bando de meninos vendedores de jornais zombam de sua deficiência. Ela logo decide parar de mendigar e começa também a vender jornais, atividade normalmente reservada aos meninos. No decorrer de suas aventuras por esse ambiente desconhecido, Silli conhece Babou e uma amizade se afirma frente a brutalidade dos pequenos rivais vendedores de jornal.

DVD

  • A Vida Doméstica
  • A Vida Doméstica
  • A Vida Doméstica
  • A Vida Doméstica

A Vida Doméstica

La Vie Domestique (França 2013). De Isabelle Czajka. Com Emmanuelle Devos, Natacha Regnier. Em cores/93’. Classificação etária Livre.

Sinopse, Solicitar a locação deste filme, Disponível em IFcinéma

Sinopse

Juliette vai viver nos subúrbios residenciais de Paris, mas está certa de que não quer tornar-se como as outras mulheres que lá habitam, com seus maridos ausentes, filhos adolescentes, trabalho e uma casa para cuidar.

IFcinéma

  • Aya
  • Aya
  • Aya

Aya

Aya de Yopougon (França 2011). De Clément Oubrerie, Marguerite Abouet. Em cores/84’.

Sinopse, Solicitar a locação deste filme, Disponível em IFcinéma, Blu-Ray

Sinopse

Aya e suas duas amigas, Adjoua e Bintou, vivem no bairro popular de Yopougon, em Abidjan, na Costa do Marfim. Todas possuem a idade da liberdade, 19, porém enquanto Adjoua e Bintou preferem aproveitar essa virtude saindo à noite e procurando um marido, Aya tem outra ambição: ser médica.

IFcinéma

Blu-Ray

  • Cineast(a)s
  • Cineast(a)s
  • Cineast(a)s

Cineast(a)s

Cineast(e)s (França 2013). De Julie Gayet, Mathieu Busson. Em cores/75’. Classificação etária Livre.

Sinopse, Solicitar a locação deste filme, Disponível em IFcinéma

Sinopse

Um filme dirigido por uma mulher é diferente de um filme feito por um homem? Por que existe tão poucos filmes feitos por mulheres? Mais de 20 cineastas apresentam a confiança em sua arte e discutem sobre o lugar as mulheres no cinema.

IFcinéma

  • Contos e Desilusões da Corte
  • Contos e Desilusões da Corte

Contos e Desilusões da Corte

Contes et décomptes de la cour (França 1992). De Eliane de Latour. Em cores/70’.

Sinopse, Solicitar a locação deste filme, Disponível em DVD

Sinopse


Em um harem no Niger, quatro esposas administram seus pequenos empreendimentos comerciais. Os laços com o exterior se tecem. Todo centavo que ganham é a expressão de uma força interior na luta contra o vazio. Mas a preferência do marido pela jovem 5ª esposa arruína tudo.

DVD

Danse Sacrée à Yaka

Danse Sacrée à Yaka

(Burkina Fasso, França 2008). De Guy-Désiré Yaméogo. Em cores/97’.

Sinopse, Solicitar a locação deste filme, Disponível em DVD

Sinopse

Bénita, uma jovem menina, vive com seus pais em Yaka, um pequeno vilarejo em Burkina Faso.Uma tarde, enquanto retornava da escola, ela é informada que teria de se casar com respeitável ancião local.Contrariada, Bénita foge para a cidade.Mas. na sua ausência, o casamento é realizado simbolicamente, tendo todo o vilarejo por testemunha. Tempo depois, o ancião morre. E como se sabe, em Yaka a tradição prega que a viúva deve dançar em um ritual para o marido morto. Bénita, porém se recusa a retornar ao vilarejo porque, para ela, o casamento jamais aconteceu. Este será apenas o início de seu tormento.

DVD

  • Dona Esther
  • Dona Esther
  • Dona Esther

Dona Esther

Madama Esther (Madagascar 2013). De Luck Razanajaona. Em cores/26’. Classificação etária Livre.

Sinopse, Solicitar a locação deste filme, Disponível em DVD

Sinopse

Dona Esther, uma empregada doméstica na casa dos cinquenta anos, foi demitida. Sua promessa de levar seu filho pequeno para ver o mar é adiada até encontrar um método de como sobreviver com ele.
  • E Elle criou a Mulher
  • E Elle criou a Mulher

E Elle criou a Mulher

Et Elle créa la femme (França 2006). De David Teboul. Em cores/84’.

Sinopse, Solicitar a locação deste filme, Disponível em DVD

Sinopse


Nos últimos 60 anos, a revista Elle informou, seduziu e antecipou as tendências da moda para o mundo. Criada por Pierre Lazareff e sua mulher Hélène Gordon, a publicação revolucionou o conceito de revista feminina e se manteve fiel ao objetivo de "levar a sério a frivolidade e ironizar os assuntos considerados mais importantes". Mais do que isso, a revista acompanhou as mudanças no universo feminino ocorridas em todo esse período. As relações entre as sensíveis alterações na realidade e comportamento da mulher e o nascimento e crescimento da revista são o foco deste documentário. Montado com base em entrevistas e materiais de arquivo, essa relação histórica é revelada de forma cronológica. Personalidades e desenhistas que colaboraram para a revista dão um toque especial ao documentário, relatando o início de Elle e sua evolução ao longo dos anos. Entre os grandes nomes estão Jean-Paul Gaultier, Hélène Gordon Lazareff, Daisy de Gallard, Elizabeth Badinter, Simone Veil, Françoise Giroud, Karl Lagerfeld, Christian Lacroix, Sonia Rykiel e Agnès B. Das mudanças da moda à independência da mulher, Elle foi testemunha ativa da história mundial recente. Lançou ícones da cultura pop como Catherine Deneuve, Jeanne Moreau, Arielle Dombasle, Elsa Zylberstein e Liliane Rovere - mulheres ativas, que estamparam suas capas e foram personagens de reportagens em diversas editorias como beleza, moda, culinária e até dicas de costura. Ao mostrar a visionária relação entre a revista e sua matéria-prima (o universo feminino), o documentário mostra porque a Elle é um sucesso até hoje.


DVD

  • Eu, Soldado
  • Eu, Soldado
  • Eu, Soldado

Eu, Soldado

Je Suis un Soldat (Bélgica, França 2015). De Laurent Lariviere. Com Anne Benoit, Jean-Hugues Anglade, Louise Bourgoin. Em cores/96’. Classificação etária 16.

Sinopse, Solicitar a locação deste filme, Disponível em Blu-Ray

Sinopse

Aos 30 anos, Sandrine se vê forçada a voltar para a casa da mãe em Roubaix, no extremo norte da França. Desempregada, ela aceita trabalhar com o tio em um canil, estabelecimento que na verdade funciona como fachada para um grande centro de tráfico de cães da Europa Oriental. Além de juntar um bom dinheiro, em pouco tempo Sandrine conquista autoridade e respeito nesse mundo dominado por homens. Mas às vezes até os bons soldados se recusam a receber ordens. Seleção oficial da mostra Um Certo Olhar no Festival de Cannes 2015.

Blu-Ray