<h1>Fundo de Apoio aos Cinemas do Mundo</h1><br /><h4>Aide aux Cinémas du Monde</h4>

Fundo de Apoio aos Cinemas do Mundo


Aide aux Cinémas du Monde

O fundo de apoio aos cinemas do mundo é um novo sistema dedicado às co-produções internacionais. Criado em conjunto pelo Ministério da Cultura e da Comunicação e pelo Ministério das Relações Exteriores, o novo fundo é controlado pelo CNC (Centro Nacional du Cinema e da Imagem Animada) e o Institut Français.

O apoio aos cinemas do mundo é um fundo seletivo, e é atribuído - antes ou após da conclusão de um projeto - a uma empresa de produção sediada na França no âmbito de uma co-produção internacional. O fundo é dedicado a projetos estrangeiros de longa-metragem a procura de apoio de co-produtores franceses. É reservado aos projetos de longas-metragens de ficção, animação, ou documentário destinados à uma primeira exploração em salas de cinema.

O orçamento total para 2012 é de 6 milhões de euros. Todos os anos, 4 ou 5 sessões de seleção são organizadas para 40 a 60 projetos apoiados. O orçamento máximo para um projeto é de 250 000 € pelo apoio antes da realização (apoio à produção) e de 50 000 € pelo apoio depois da realização (finalização).

Elegibilidade

O filme deve ser uma co-produção entre uma empresa estabelecida na França e outra no exterior. O filme deve ser dirigido por um cineasta estrangeiro (não francês) ou excepcionalmente francês, e deve ser gravado no exterior.

O idioma usado no filme pode ser a língua oficial ou de uso geral do país estrangeiro do cineasta, ou pode ser o idioma do território onde o filme é rodado.

O fundo de apoio dedicado à produção (fase antes da realização) deve ser solicitado antes do inicio da filmagem.

O fundo de apoio para a fase de finalização, deve ser solicitado por uma empresa de produção francesa e, é destinado unicamente aos projetos que foram rejeitados pelo comitê do fundo de apoio à produção.

Mais informações :

Calendário de entregas dos dossîes - Produção

  • Comissão 1 : 25 de fevereiro a 8 de março de 2015
  • Comissão 2 : de 1 a 10 de junho de 2015
  • Comissão 3 : de 1 a 10 de setembro de 2015
  • Comissão 4 : de 1 a 10 de dezembro de 2015

Calendário de entregas dos dossîes - FINalIZação

  • Comissão 1 :  de 25 a 29 de maio de 2015
  • Comissão 2 : de 7 a 11 de setembro de 2015
  • Comissão 3 : de 2 a 6 de novembro de 2015
  • Comissão 4 : de 22 a 26 de  fevereiro de 2016

Mais informações sobre o calendário aqui : cnc.fr/web/fr/agenda23