MEDIA Mundus

Programa da Comissão Europeia

Media MundusO programa MEDIA Mundus (2011-2013), com uma dotação de 15 milhões de euros, tira partido do interesse crescente do sector audiovisual pela cooperação a nível mundial e as oportunidades daí resultantes. O programa dá mais escolha ao consumidor, abrindo caminho a que os mercados europeu e internacional acolham produtos que reflectem uma maior diversidade cultural. Além disso, cria novas oportunidades de negócio para os profissionais do sector provenientes da Europa e do resto do mundo.

O programa MEDIA Mundus apoia a realização de projetos de cooperação entre profissionais europeus e profissionais dos países terceiros que beneficiem mutuamente o setor audiovisual europeu e o dos países terceiros.

ec.europa.eu

Um novo programa chamado Europa Criativa está sendo analizando para o périodo 2014-2020. Mais informações em ec.europa.eu/culture/media/creative-europe/.

Areas de ação

  • Apoio à formação: esta ação visa reforçar as competências dos profissionais europeus e dos outros países.
  • Apoio ao acesso aos mercados: esta ação apoia projetos que visem promover o acesso dos produtos audiovisuais aos mercados internacionais. Estes projetos devem incidir nas fases de desenvolvimento e/ou pré-produção e nas atividades a jusante (eventos que facilitem as vendas internacionais destes produtos).
  • Apoio à distribuição e circulação: esta ação visa incentivar a distribuição, a promoção, a exibição e a difusão dos produtos europeus nos mercados dos países terceiros e dos produtos audiovisuais dos países terceiros na Europa, em condições ótimas.
  • Atividades transversais: esta ação destina-se a apoiar os projetos de natureza transversal, ou seja, projetos que abranjam várias prioridades do programa (por exemplo, ações de formação e subsequente apresentação promocional de novos projetos em reuniões de coprodução).