<h1>Festivais e Mercados na França</h1><br /><h4>Festivais e Mercados internacionais suscetíveis de acolherem produções brasileiras.</h4>

Festivais e Mercados na França


Festivais e Mercados internacionais suscetíveis de acolherem produções brasileiras.

Últimas noticias

FESTIVAL BIARRITZ AMÉRICA LATINA 2019

Este ano, o Festival Biarritz América Latina apresenta sua vigésima oitava edição entre os dias 30 de setembro e 06 de outubro. O evento tem como objetivo expandir a cultura latino-americana pela França através de diversas artes.

Para isso, o Festival seleciona filmes realizados por diretores latino-americanos ou residentes do continente, que tenham sido finalizados entre setembro de 2018 e setembro de 2019, e que sejam inéditos na França, salvo participantes do Festival de Cannes, para serem exibidos nas mostras competitivas de Longa-Metragem de Ficção, Curta-Metragem de Ficção e Longa-Metragem Documental.

Na programação deste ano, os filmes A Vida Invísivel de Eurídice Gusmão (2018), de Karim Aïnouz, coproduzido por Brasil e Alemanha, e A Febre (2019), de Maya Da-Rin, coproduzido por Brasil, França e Alemanha, competem na categoria Longa-Metragem de Ficção. Já o filme brasileiro Mirante (2019), de Rodrigo John, compete na categoria Longa-Metragem Documental, enquanto que na categoria Curta-Metragem de Ficção, competem os filmes brasileiros O Mistério da Carne (2018), de Rafaela Camelo, e Planeta Fábrica (2018), de Julia Zaika.

Ao longo de sua programação, também ocorrem mostras não competitivas de filmes, exibições especiais e homenagens. Nesta edição, o homenageado é o cineasta brasileiro, Júlio Bressane, que estará presente no festival e exibirá seus filmes Sedução da Carne (2018), Beduíno (2016) e Educação Sentimental (2013).

Alem disso, o film brasileiro Sem seu sangue (2019) de Alice Furtado, que estudou no Fresnoy, fará parte das pré-estreias fora de competição.

O Brasil também estará presente na programação musical do Festival com um concerto de Vitto Meirelles, músico carioca residente em Paris.

Para mais detalhes sobre a edição deste ano do Festival Biarritz América Latina, acesse o site do festival.

Resumo

INSCRIÇÕES ABERTAS PARA O MOBILE FILM FESTIVAL 2019

O festival internacional Mobile Film Festival recebe inscrições para sua 15ª edição até o dia 16 de outubro. É possível inscrever gratuitamente um ou mais filmes através do site.

O objetivo do evento é descobrir e promover jovens talentos do cinema através de um conceito simples: 1 dispositivo móvel, 1 minuto, 1 filme. Na edição deste ano, o Festival, em parceria com a United Nations Climate Change e YouTube #CreatorsforChange, tem como temática ACT NOW on climate change.

Os participantes concorrem a vários prêmios como os de Melhor Direção e Melhor Roteiroambos acompanhados por bolsas de auxílio à escrita concedidas pelo CNC no valor de 3 mil euros. Além disso, acontecem outras premiações como o Grande Prêmio Internacional e o Grande Prêmio França, ambos acompanhados de uma bolsa, concecida pelo YouTube Creators for Change, de 20 mil euros para a produção do filme, e os Prêmio do Público, Prêmio de Melhor Ator, Prêmio de Melhor Atriz e Prêmio L'Extra Court.  Os filmes podem ser realizados em qualquer idioma, sem legendas, e filmados em plano-sequência ou montados, em stop motion ou com efeitos especiais. O som pode ser captado por meio de fonte externa ou com o celular, mas é imprescindível que as músicas utilizadas estejam livres de direitos autorais.

Resumo

Alguns Festivais

Animação

  • Festival International du film d'animation - O festival internacional de Animação de Annecy apresenta filmes de animação do mundo inteiro. Além da competição internacional, projeta pré-estréias, mostras, exposições, exibições ao ar vivo, etc
    Annecyjunho

Audiovisual

  • FIPA - O festival oferece o melhor da produção mundial de programas de qualidade de televisão.
    Biarritzjaneiro

Curta Metragem

  • Curta-Metragem - O maior festival de curta metragem do mundo, acontecendo em Clermont-Ferrand.
    Clermont-Ferrandjaneiro

Documentários

  • Cinema du Réel - Um dos festivais internacionais de documentários mais importantes, acontecendo no Centro Georges Pompidou, em Paris.
    Parismarço
  • FID - O festival apresenta uma seleção de documentários do mundo inteiro. Um dos eventos mais importantes para este setor do cinema
    Marseillejulho
  • Les Écrans Documentaires - O Festival se propõe a oferecer mais visibilidade para os documentários que muitas vezes permanecem pouco tempo em cartaz.
    Arcueildezembro

Internacional

  • Festival Internacional do Filme de Aubagne - O Festival apóia a nova criação cinematográfica e a criação de trilha sonora
    Aubagnemarço
  • Cinélatino, Rencontres de Toulouse - Durante o festival, Toulouse vive na hora da America latina. A Cinemateca de Toulouse, e várias salas da cidade apresentam um amplo panorama da produção cinematográfica latino-americana
    Toulousemarço
  • Festival du film de femmes - Creado em 1979, o festival do filme de mulher acolhe diretriz do mundo inteiro e apresenta cada anos mais de 150 filmes que defendem o olhar das mulhers sobre a sociedade.
    Créteilmarço
  • Cinémondes - o Festival Internacional do Filme Independante de Lille apresentá todo ano uma programação dedicada a obras, novas ou passadas, pouco divulgadas na França. A seleção internacional seleciona sempre dois filmes da América latina
    Lilleabril
  • Festival du Cinéma Brésilien de Paris - A associação Jangada apresenta todo ano o festival de cinema brasileiro em Paris. Apresenta o melhor da produção cinematográfica brasileira
    Parismaio
  • Festival de Cannes - O Festival de Cannes é sempre um dos maiores acontecimentos cinematográficos do ano. Paralelamente, tem outras competições : "Un certain regard", "La Semaine de la critique", "Cinefondation"
    Cannesmaio
  • Quizaine des réalisateurs - Este festival é uma prestigiosa seção paralela ao Festival de Cannes. Nele são apresentados cada ano desde 1969 vinte longas-mentragens (fição, documentário,
    Cannesmaio
  • Semaine de la Critique - Este festival é outra seção paralela ao Festival de Cannes. Nele são apresentados cada ano desde 1968 10 longas-mentragens (fição, documentário,
    Cannesmaio
  • Festival Paris Cinéma - O Festival Paris Cinéma apresenta todos os cinemas na capital francesa. Competição de longas metragens, pré-estréias, homenagens, etc
    Parisjunho-julho
  • Festival Biarritz Amérique Latine - Competição de obras de ficção e documentários e encontros profissionais, dedicados ao cinema da América latina.
    Biarritzsetembro
  • Brésil en Mouvements - A ONG francesa Autres Brésils organiza a mostra Brasil em Movimentos,uma semana de projeção de filmes e debates sobre direitos humanos e questões sociais no Brasil, desde 2005. Cineastas, produtores e representantes de ONGs e de movimentos sociais, além e personalidades do mundo sócio-cultural brasileiro e francês são convidados a debater com o público
    Parisoutubro
  • Festival du Film d'Amiens - O Festival Internacional do Filme em Amiens é dedicado às diferenças e às identidades culturais.
    Amiensnovembro
  • Festival des 3 Continents - Todo ano, na ultima semana do mês de novembro, a cidade de Nantes apresenta ficções e documentários da Africa, da América latina e da Asia.
    Nantesnovembro
  • Rencontres Henri Langlois - Os Encontros Henri Langlois de Poitiers apresentam obras audiovisuais de escolas de cinema do mundo inteiro.
    Poitiersnovembro-dezembro