<h1>Festivais e Mercados na França</h1><br /><h4>Festivais e Mercados internacionais suscetíveis de acolherem produções brasileiras.</h4>

Festivais e Mercados na França


Festivais e Mercados internacionais suscetíveis de acolherem produções brasileiras.

Últimas noticias

PRESENÇA BRASILEIRA NA SELEÇÃO DA XR COMPETITION DO FESTIVAL NEWIMAGES

O Newimages Festival anunciou as 16 experiências selecionadas no âmbito da XR Competition. Tendo se tornado rapidamente um evento internacional de referência, o Newimages Festival suscitou ainda este ano um vivo interesse entre profissionais do mundo inteiro. Assim, apesar dos acontecimentos recentes, o festival recebeu um total de mais de 250 projetos, 130 dos quais foram apresentados por criadores, produtores e difusores para participar na XR Competition, ou seja, 30% mais do que no ano de 2019. 

Duas obras brasileiras  participarão da competição XR durante o festival que acontecerá entre 23 e 27 de setembro de 2020.  

As obras são: 

Gravity VR  projeto em realidade virtual concebido por Fabito Rychter, roteirista de TV e criador da empresa Delirium XR e Amir Admoni, animador especializado tanto em stop motion quanto em técnicas 3D, e animador das vinhetas da Mostra Internacional de SP. Juntos, resgataram a ideia guardada há alguns anos e chegaram ao curta-metragem, selecionado nos festivais de Tribeca e Cannes. 

Gravity VR ocorre em um mundo surreal onde tudo o que existe está sempre caindo. Casas, roupas, carros. Tudo cai. Você conhece dois velhos irmãos vivendo uma vida surpreendentemente comum. Parece que nada neste mundo caótico perturbaria sua rotina solitária e lenta, até que um dia tudo muda. 

 A linha de Ricardo Laganarodiretor brasileiro que trabalhou por anos na produtora O2 Filmes. Coordenou os efeitos visuais em 3D de filmes como 360: A Vida É um Círculo (2011), de Fernando Meirelles, e Xingu (2011), de Cao Hamburge.  

O filme A linha, experiência narrativa em realidade virtual dirigida pelo cineasta Ricardo Laganaro e produzida pelo estúdio paulista ARVORE, estreou no 76º Festival de Veneza, onde foi premiada como "Melhor Experiência em Realidade Virtual". Participou de diversos festivais internacionais e teve seu lançamento comercial global no Oculus Quest, maior dispositivo de realidade virtual. Durante a edição online do mercado do Festival de Cannes, o filme foi apresentado virtualmente no museu imersivo online, Museum Of Other Realities, entre os dias 24 e 26 de junho. 

Na São Paulo dos anos 1940 , o filme conta a história de dois bonecos em miniatura chamados Pedro e Rosa que são perfeitos um para o outro, mas relutam em romper as fronteiras para viver sua história de amor.

Resumo

INSCRIÇÕES ABERTAS PARA AS RENCONTRES INTERNATIONALES PARIS/BERLIN

As inscrições para as próximas Rencontres Internationales Paris/Berlin em 2021 estão abertas até 31 de julho de 2020!

Les Rencontres Internationales Paris/Berlin é um grande evento dedicado às práticas contemporâneas da imagem em movimento que oferece um espaço para descobrir e refletir sobre o novo cinema e a arte contemporânea.

Qualquer indivíduo ou organização pode apresentar uma ou várias propostas. O convite à apresentação de candidaturas está aberto à apresentação de filmes, vídeos e multimídia, sem quaisquer restrições de duração ou gênero. As candidaturas são gratuitas, independentemente da origem geográfica.

Para mais informações: https://www.art-action.org/

Resumo

Alguns Festivais

Animação

  • Festival International du film d'animation - O festival internacional de Animação de Annecy apresenta filmes de animação do mundo inteiro. Além da competição internacional, projeta pré-estréias, mostras, exposições, exibições ao ar vivo, etc
    Annecyjunho

Audiovisual

  • FIPA - O festival oferece o melhor da produção mundial de programas de qualidade de televisão.
    Biarritzjaneiro

Curta Metragem

  • Curta-Metragem - O maior festival de curta metragem do mundo, acontecendo em Clermont-Ferrand.
    Clermont-Ferrandjaneiro

Documentários

  • Cinema du Réel - Um dos festivais internacionais de documentários mais importantes, acontecendo no Centro Georges Pompidou, em Paris.
    Parismarço
  • FID - O festival apresenta uma seleção de documentários do mundo inteiro. Um dos eventos mais importantes para este setor do cinema
    Marseillejulho
  • Les Écrans Documentaires - O Festival se propõe a oferecer mais visibilidade para os documentários que muitas vezes permanecem pouco tempo em cartaz.
    Arcueildezembro

Internacional

  • Festival Internacional do Filme de Aubagne - O Festival apóia a nova criação cinematográfica e a criação de trilha sonora
    Aubagnemarço
  • Cinélatino, Rencontres de Toulouse - Durante o festival, Toulouse vive na hora da America latina. A Cinemateca de Toulouse, e várias salas da cidade apresentam um amplo panorama da produção cinematográfica latino-americana
    Toulousemarço
  • Festival du film de femmes - Creado em 1979, o festival do filme de mulher acolhe diretriz do mundo inteiro e apresenta cada anos mais de 150 filmes que defendem o olhar das mulhers sobre a sociedade.
    Créteilmarço
  • Cinémondes - o Festival Internacional do Filme Independante de Lille apresentá todo ano uma programação dedicada a obras, novas ou passadas, pouco divulgadas na França. A seleção internacional seleciona sempre dois filmes da América latina
    Lilleabril
  • Festival du Cinéma Brésilien de Paris - A associação Jangada apresenta todo ano o festival de cinema brasileiro em Paris. Apresenta o melhor da produção cinematográfica brasileira
    Parismaio
  • Festival de Cannes - O Festival de Cannes é sempre um dos maiores acontecimentos cinematográficos do ano. Paralelamente, tem outras competições : "Un certain regard", "La Semaine de la critique", "Cinefondation"
    Cannesmaio
  • Quizaine des réalisateurs - Este festival é uma prestigiosa seção paralela ao Festival de Cannes. Nele são apresentados cada ano desde 1969 vinte longas-mentragens (fição, documentário,
    Cannesmaio
  • Semaine de la Critique - Este festival é outra seção paralela ao Festival de Cannes. Nele são apresentados cada ano desde 1968 10 longas-mentragens (fição, documentário,
    Cannesmaio
  • Festival Paris Cinéma - O Festival Paris Cinéma apresenta todos os cinemas na capital francesa. Competição de longas metragens, pré-estréias, homenagens, etc
    Parisjunho-julho
  • Festival Biarritz Amérique Latine - Competição de obras de ficção e documentários e encontros profissionais, dedicados ao cinema da América latina.
    Biarritzsetembro
  • Brésil en Mouvements - A ONG francesa Autres Brésils organiza a mostra Brasil em Movimentos,uma semana de projeção de filmes e debates sobre direitos humanos e questões sociais no Brasil, desde 2005. Cineastas, produtores e representantes de ONGs e de movimentos sociais, além e personalidades do mundo sócio-cultural brasileiro e francês são convidados a debater com o público
    Parisoutubro
  • Festival du Film d'Amiens - O Festival Internacional do Filme em Amiens é dedicado às diferenças e às identidades culturais.
    Amiensnovembro
  • Festival des 3 Continents - Todo ano, na ultima semana do mês de novembro, a cidade de Nantes apresenta ficções e documentários da Africa, da América latina e da Asia.
    Nantesnovembro
  • Rencontres Henri Langlois - Os Encontros Henri Langlois de Poitiers apresentam obras audiovisuais de escolas de cinema do mundo inteiro.
    Poitiersnovembro-dezembro