<h1>Festivais e Mercados na França</h1><br /><h4>Festivais e Mercados internacionais suscetíveis de acolherem produções brasileiras.</h4>

Festivais e Mercados na França


Festivais e Mercados internacionais suscetíveis de acolherem produções brasileiras.

Últimas noticias

NOVAS MEDIDAS ANUNCIADAS POR MACRON DIA 6/05/20

 O dia 6 de maio, novas medidas para a cultura foram anunciadas pelo presidente da república francesa, Emmanuel MacronO estado de emergência sanitaria será prolongado na França até o dia 10 de julho.

- O presidente francês declarou que os direitos para as pessoas que tem o estatus de “intermitentes do espetáculo” (artistas, produtores e técnicos das artes na França) serão prolongados por um ano", num período em que sua atividade será "impossível ou muito degradada, ou seja, até final de agosto de 2021". O sistema da intermitência, uma especificidade francesa, garante a sobrevivência de artistas e técnicos do espetáculo durante o período em que não estão em atividade na França. Para os artistas o trabalhadores das artes receber essa indenização, tem que cumplir 507 horas de trabalho por ano. Com a crise, essas horas não puderam ser feitas pelo cual, Macron estendeu a indenização até 2021.

- Um fundo de indenizações temporarias será estabelecido para ás series e filmagens de cinema que foram adiadas o canceladas.

O lançamento de um “grande programa de contratações públicas” para vários trabalhos do setor cultural, visando especialmente o “jovens criadores de menos de 30”  com o objetivo de “inventar uma temporada extraordinária” e buscar novos públicos.

- Criação de fundos de apoio para a industria musical e os festivais.
Os grandes eventos de mais de 5000 pessoas não poderam acontecer antes do final de agosto. Um fundo será criado com as coletividades teritoriais e o Centro Nacional da Música, criado em 2020 beneficiará de uma ajuda de 50 millões de euros.

- Os artistas-autores serão exonerados ou seja, durante 4 meses, existirá a posibilidade para eles de receber o reembolso dos aluguéis dos ateliês de artistas por exemplo. Um fundo de solidariedade também será criado em meados de maio.

 - O governo francês quer reforçar a educação artística e cultural. O ministro da cultura, Franck Riester falou do estabelecimento de uma plataforma para conectar a educação nacional com os artistas.

 - Contribuição das plataformas em linha para ajudar a criação audiovisual francesa.O Presidente quer modificar a diretiva europeia AVMS (serviços de mídia audiovisual) para antes do final de 2020 para reequilibrar as regras entre canais de televisão, sujeitos a inúmeras obrigações, e plataformas on-line.  

Resumo

O FESTIVAL DE ANNECY E O MIFA ONLINE

O Festival internacional do filme de animação de Annecy anunciou a sua programação completa e acontecerá os dias 15 até 30 de junho.O Brasil está presente na seleção oficial com a curta Carne de Camila Kater, uma coprodução brasileira e espanhola. Carne conta histórias íntimas sobre 5 mulheres que contam a sua experiência com o corpo, a infância e a velhice.
O International Animation Film Market (Mifa) acontece de 11 a 14 de junho e é voltado para a indústria de animação, com foco na geração de negócios.  O evento acontece integrado à programação do Festival Internacional de Animação de Annecy. E uma oportunidade para os productores de encontrar importantes players do mercado de animação, manter contatos e acompanhar tendências de programação.

Para mais informações: https://www.annecy.org/accreditations

Resumo

Alguns Festivais

Animação

  • Festival International du film d'animation - O festival internacional de Animação de Annecy apresenta filmes de animação do mundo inteiro. Além da competição internacional, projeta pré-estréias, mostras, exposições, exibições ao ar vivo, etc
    Annecyjunho

Audiovisual

  • FIPA - O festival oferece o melhor da produção mundial de programas de qualidade de televisão.
    Biarritzjaneiro

Curta Metragem

  • Curta-Metragem - O maior festival de curta metragem do mundo, acontecendo em Clermont-Ferrand.
    Clermont-Ferrandjaneiro

Documentários

  • Cinema du Réel - Um dos festivais internacionais de documentários mais importantes, acontecendo no Centro Georges Pompidou, em Paris.
    Parismarço
  • FID - O festival apresenta uma seleção de documentários do mundo inteiro. Um dos eventos mais importantes para este setor do cinema
    Marseillejulho
  • Les Écrans Documentaires - O Festival se propõe a oferecer mais visibilidade para os documentários que muitas vezes permanecem pouco tempo em cartaz.
    Arcueildezembro

Internacional

  • Festival Internacional do Filme de Aubagne - O Festival apóia a nova criação cinematográfica e a criação de trilha sonora
    Aubagnemarço
  • Cinélatino, Rencontres de Toulouse - Durante o festival, Toulouse vive na hora da America latina. A Cinemateca de Toulouse, e várias salas da cidade apresentam um amplo panorama da produção cinematográfica latino-americana
    Toulousemarço
  • Festival du film de femmes - Creado em 1979, o festival do filme de mulher acolhe diretriz do mundo inteiro e apresenta cada anos mais de 150 filmes que defendem o olhar das mulhers sobre a sociedade.
    Créteilmarço
  • Cinémondes - o Festival Internacional do Filme Independante de Lille apresentá todo ano uma programação dedicada a obras, novas ou passadas, pouco divulgadas na França. A seleção internacional seleciona sempre dois filmes da América latina
    Lilleabril
  • Festival du Cinéma Brésilien de Paris - A associação Jangada apresenta todo ano o festival de cinema brasileiro em Paris. Apresenta o melhor da produção cinematográfica brasileira
    Parismaio
  • Festival de Cannes - O Festival de Cannes é sempre um dos maiores acontecimentos cinematográficos do ano. Paralelamente, tem outras competições : "Un certain regard", "La Semaine de la critique", "Cinefondation"
    Cannesmaio
  • Quizaine des réalisateurs - Este festival é uma prestigiosa seção paralela ao Festival de Cannes. Nele são apresentados cada ano desde 1969 vinte longas-mentragens (fição, documentário,
    Cannesmaio
  • Semaine de la Critique - Este festival é outra seção paralela ao Festival de Cannes. Nele são apresentados cada ano desde 1968 10 longas-mentragens (fição, documentário,
    Cannesmaio
  • Festival Paris Cinéma - O Festival Paris Cinéma apresenta todos os cinemas na capital francesa. Competição de longas metragens, pré-estréias, homenagens, etc
    Parisjunho-julho
  • Festival Biarritz Amérique Latine - Competição de obras de ficção e documentários e encontros profissionais, dedicados ao cinema da América latina.
    Biarritzsetembro
  • Brésil en Mouvements - A ONG francesa Autres Brésils organiza a mostra Brasil em Movimentos,uma semana de projeção de filmes e debates sobre direitos humanos e questões sociais no Brasil, desde 2005. Cineastas, produtores e representantes de ONGs e de movimentos sociais, além e personalidades do mundo sócio-cultural brasileiro e francês são convidados a debater com o público
    Parisoutubro
  • Festival du Film d'Amiens - O Festival Internacional do Filme em Amiens é dedicado às diferenças e às identidades culturais.
    Amiensnovembro
  • Festival des 3 Continents - Todo ano, na ultima semana do mês de novembro, a cidade de Nantes apresenta ficções e documentários da Africa, da América latina e da Asia.
    Nantesnovembro
  • Rencontres Henri Langlois - Os Encontros Henri Langlois de Poitiers apresentam obras audiovisuais de escolas de cinema do mundo inteiro.
    Poitiersnovembro-dezembro