29ª edição do Curta Cinema - Festival Internacional de Curtas do Rio de Janeiro

29ª edição do Curta Cinema - Festival Internacional de Curtas do Rio de Janeiro


Rio de Janeiro, 30/10 a 06/11/2019

O Curta Cinema - Festival Internacional de Curtas do Rio de Janeiro, organizado pela FRANCO – Associação Franco Cultural em parceria com a Franco Produções, é um evento dedicado exclusivamente à exibição e à promoção de obras audiovisuais de curta-metragem, com o objetivo de promover reflexões sobre o formato curta-metragem e aprimorar o intercâmbio entre entre a produção nacional e a internacional.

Em sua programação, o Festival exibe trabalhos finalizados em suportes digitais, com duração máxima de 30 minutos, em caráter competitvo e informativo. A edição de 2019 será constituída por : Competição Internacional, Competição Nacional, Panoramos Latino-Americano e Carioca e Programas Especiais. Os ganhadores das Competições Nacional e Internacional são qualificados a pleitearem uma indicação ao Oscar, premiação da Academia de Artes e Ciências Cinematográficas dos Estados Unidos da América.

Na seleção oficial do Festival constam várias produções e coproduções francesas. O filme francês 2 ou 3 choses de Marie Jacobson (2019), de Anne Azoulay, fará parte da sessão de abertura do evento, enquanto que na Competição Internacional estarão presentes os curtas: Figurant (2019), de Jan Vejnar, coproduzido por República Tcheca e França, Insectopedia (2019), de Antoine Fontaine, coproduzido por Bélgica e França, The Van (2019), de Erenik Beqiri, coproduzido por Albânia e França, e a produção francesa Tigre (2018), de Delphine Deloget. Na seção Panorama Latino-Americano, será exibida a coprodução entre Haiti e França, Trois Machettes (2019), de Matthieu Maunier Rossi

Além disso, o evento promove workshops, laboratórios de projetos de curta metragem, palestras e debates. Em 2019, acontece a 22ª edição do Laboratório de Projetos de Curta Metragem, que terá a consultoria de Aline Mazzarella, Carla Domingues e Cavi Borges. Serão selecionados 12 projetos, e as inscrições podem ser realizadas no site até 01 de outubro. Ao fim do laboratório, serão premiados dois projetos com serviços cinematográficos a fim de viabilizar suas realizações.

No dia 06 de novembro, o Festival realizará uma Masterclass de Direção com Sandra Kogut, que realiza trabalhos audiovisuais desde 1984 nos mais diversos formatos como ficção, documentário, filme experimental e instalação. A masterclass é gratuita e aberta ao público mediante inscrição prévia no site.

O Cinemaison receberá o festival nos dias 4 e 5 de novembro. Na terça-feira (05/11 - 19h), acontecerá a II Mostra VideoEra, realizada em homenagem à cineasta brasileira Sandra Kogut. Srão exibidos os curtas-metragens Adieu Monde (1997), Lá e Cá (1995), Videocabines são Caixas Pretas (1990) e MAM/RIO Hoje (1989) na presença da diretora.

Ordenar por: título | data de exibição

Programação