37º Mostra Internacional de Cinema de São Paulo

37º Mostra Internacional de Cinema de São Paulo


São Paulo, 18 a 31/10/2013

Acontece do dia 18 a 31 de outubro o festival mais antigo do Brasil, a Mostra Internacional de Cinema, que recebe em sua programação mais de 350 filmes exibidos em mais de 20 espaços espalhados pela cidade de São Paulo, dentre os quais 10 deles com entrada gratuita. A programação será divida, como de praxe, em mostras competitivas, perspectiva, apresentações especiais de clássicos e retrospectivas de célebres realizadores, ampliando o horizonte cinematográfico da metrópole para as produções de grande destaque nos festivais internacionais, ou apostas de sua afiada curadoria.

A presença francesa nas telas de São Paulo se dá com mais de 60 filmes, cujos destaques compõem uma programação imperdível de documentários e ficções para agradar qualquer público. São eles: o indiscutível sucesso de público na Europa, A Gaiola Dourada (La Cage Dorée), de Ruben Alves; a coprodução franco canadense Tom na fazenda (Tom à la ferme) do prodígio Xavier Dolan; o ambicioso filme realizado em um único plano sequência Ana Arabia de Amos Gïtai; o vencedor do prêmio especial do júri da mostra Un Certain Regard do Festival de Cannes 2012, A Grande Noite (Le Grand Soir) de Benoît Delépine e Gustave Kervern; o documentário político Rio Ano Zero (Rio Ano Zero), de Aude Chevalier.

Além disso, graças ao apoio da Embaixada da França e do Institut Français, a Mostra recebe os cineastas Pierre Emmanuel Urcun, diretor do documentário Amanhã é tarde (Demain C Loin), David Perrault, realizador do celebrado Nossos heróis morreram esta noite (Nos héros sont morts ce soir), além de Antonin Peretjak, com sua promissora comédia A Garota do 14 de Julho (La Fille du 14 Juillet).

Encontro "filmes da minha vida"

Há seis anos parte integrante da Mostra, o projeto reúne depoimentos de artistas e personalidades sobre os filmes que de alguma forma influenciaram suas vidas, deixando brevemente o lado técnico, para uma viagem estritamente emocional. Dentre os convidados desse ano, há o renomado crítico francês Michel Ciment, diretor de publicação e membro do comitê da redação da revista Positif.

  • Segue abaixo a programação francesa na Mostra.
    Para mais informações acesse 37.mostra.org

Ordenar por: ciclo | título | data de exibição | cidade

Programação

2. Competição Novos Diretores

  • A Bela Vida
  • A Bela Vida

A Bela Vida

La belle vie (França 2013). De Jean Denizot. Com Solène Rigot, Zacharie Chasseriaud. Em cores/93’. Classificação etária Livre.

Sinopse, São Paulo

Sinopse

Dez anos Sylvain e Pierre se escondem com seu pai nas estradas da França, após o divórcio de seus pais. Mas as crianças cresceram, e não é mais possível esconder-se. Quando, Peter, o mais velho, desaparece eles deverão repensar esse estilo de vida.

São Paulo

  • A Estrela da Manhã
  • A Estrela da Manhã

A Estrela da Manhã

L'étoile du jour (França 201). De Sophie Blondy. Com Béatrice Dalle, Denis Lavant, Natacha Regnier. Em cores/98’.

Sinopse, São Paulo

Sinopse

Um circo é montado perto do mar, onde o vento é frio e o público é pequeno. Por mais diversão que esteja presente nas apresentações, tensões entre os artistas crescem dia a dia. O triste palhaço Elloit tem um caso com a bailarina Angèle, para a fúria do diretor do circo, Heroy, que não vai parar até conquistar o objeto de sua paixão. Além desta situação, Elliot também é atormentado pela sua consciência silenciosa, porem eloquente.

São Paulo

  • Double Play: James Benning and Richard Linklater
  • Double Play: James Benning and Richard Linklater

Double Play: James Benning and Richard Linklater

(Estados Unidos, França, Portugal 2013). De Gabe Klinger. Em cores/70’.

Sinopse, São Paulo

Sinopse

Um retrato da amizade entre dois renomados cineastas norte-americanos: James Benning e Richard Linklater. A partir de conversas gravadas e imagens de arquivo, o documentário explora conexões e divergências em suas visões sobre a vida e sobre o cinema.

São Paulo

  • Encontro em Kiruna
  • Encontro em Kiruna
  • Encontro em Kiruna

Encontro em Kiruna

Rendez-vous à Kiruna (França 2012). De Anna Novion. Com Jean-Pierre Darroussin. Em cores/94’.

Sinopse, São Paulo

Sinopse

Ernest, um bem sucedido arquiteto francês, recebe um telefonema da polícia sueca que o convence a fazer a uma longa viagem para o norte da Suécia. Ele deve identificar o corpo de seu próprio filho, que ele nunca conheceu. As convicções de Ernest ficarão estremecidas após seu encontro com Magnus, um jovem perdido e sensível. Este filho substituto faz Ernest se confrontar com uma parte desconhecida de si, e ajuda-o a entender melhor esse encontro em Kiruna.

São Paulo

  • Exército da salvação
  • Exército da salvação
  • Exército da salvação

Exército da salvação

L'armée du salut (França, Marrocos 2013). De Abdellah Taïa. Em cores/84’.

Sinopse, São Paulo

Sinopse

Abdellah Taïa, o primeiro escritor árabe e marroquino a se assumir como homossexual, conta a história de sua vida em duas partes. Primeiro, como um adolescente em um Marrocos escuro e sexual, depois como um jovem adulto aterrissando na Genebra.

São Paulo

  • Grand Central
  • Grand Central
  • Grand Central

Grand Central

(França 2013). De Rebecca Zlotowski. Com Léa Seydoux, Tahar Rahim. Em cores/94’.

Sinopse, São Paulo

Sinopse

De pequenos em pequenos trabalhos, Gary consegue emprego em uma usina nucelar, onde vai encontrar o amor de sua vida, além dos perigos da constante contaminação radioatvia

São Paulo

  • Henri
  • Henri
  • Henri

Henri

(França 2013). De Yolande Moreau. Em cores/109’.

Sinopse, São Paulo

Sinopse

Henri, um descendente de italianos com mais de 50 anos, é dono de um restaurante perto da cidade belga de Charleroi com sua esposa, Rita. Quando Rita morre de repente, Henri se sente perdido. A filha deles sugere que ele peça a um dos residentes de um centro de pessoas mentalmente incapacitadas para ajudá-lo no restaurante. Um deles é Rosette, uma mulher “para cima” que não vê maldade nas pessoas. Com sua chegada, uma nova vida vai começar.

São Paulo

  • Les Garçons et Guillaume, à table!
  • Les Garçons et Guillaume, à table!
  • Les Garçons et Guillaume, à table!

Les Garçons et Guillaume, à table!

(Bélgica, França 2013). De Guillaume Gallienne. Com Guillaume Gallienne. Em cores/85’.

Sinopse, São Paulo

Sinopse

Como se tornar um homem quando sua mãe e as pessoas ao seu redor decidiram que as coisas devem ser de outra maneira? Esse é o desafio de Guillaume. Além de um heterossexual que sai do armário, Guillaume é um ator que nunca deixou de amar as mulheres, talvez até demais.

São Paulo

  • Lições de Harmonia
  • Lições de Harmonia

Lições de Harmonia

Ukori Garmonii (Alemanha, Cazaquistão, França 2013). De Emir Baigazin. Em cores/110’.

Sinopse, São Paulo

Sinopse

Aslan tem 13 anos, vive com a avó e estuda em uma escola com altas taxas de criminalidade em uma aldeia no Cazaquistão. A corrupção e violência vivida ali confrontam drasticamente com sua obsessão pelo perfeccionismo. O garoto vê todo mal refletido no líder da gangue escolar, que o humilha na frente dos colegas e costuma extorquir e espancar os alunos. Motivado a livrar sua escola do crime, Aslan decide agir contra Bolat.

São Paulo

  • Melaza
  • Melaza
  • Melaza

Melaza

Molasses (Cuba, França, Panamá 2012). De Carlos Lechuga. Em cores/80’.

Sinopse, São Paulo

Sinopse

Na vila cubana de Melaza, Aldo e Monica moram numa pequena casa junto com a família de Monica: Mara, a filha de oito anos, e a avó, que vive numa cadeira de rodas. Aldo dá aulas de natação numa piscina vazia. Monica é a única que ainda trabalha na usina de açúcar local, que foi desativada. Como o dinheiro que eles ganham não cobre os gastos, eles começam como a alugar a casa durante o dia para casais. Um dia, a polícia os pune com uma multa por alugarem a casa sem autorização. Agora eles terão que arrumar dinheiro de alguma forma para pagar a multa.

São Paulo