8ª Mostra Internacional de Cinema de Belo Horizonte

8ª Mostra Internacional de Cinema de Belo Horizonte


Belo Horizonte, 16 a 23/10/2014

CineBH – Mostra Internacional de Cinema de Belo Horizonte chega a sua oitava edição de 16 a 23 de outubro de 2014 trazendo à capital mineira uma programação abrangente e gratuita que oferece exibições de filmes nacionais e internacionais, homenagens, oficinas, seminário, debates, sessões cine-escola, mostrinha de cinema e atrações artísticas. O evento consolidou-se como plataforma de rede de contatos e negócios para o cinema brasileiro em intercâmbio com o mundo.  É instrumento de formação, exibição, difusão do cinema brasileiro, contextualiza o mercado audiovisual em diálogo e com a presença de vários países. As coproduções internacionais surgem cada vez mais como alternativa no cenário global e a Mostra CineBH se propõe ser um espaço amplo e diverso de debate e negócios sobre as oportunidades e desafios que a coprodução internacional se impõe aos produtores e cineastas brasileiros.

Presença Francesa

Este ano, a França é o país com maior presença entre os convidados do seminário Brasil CineMundi e da programação de filmes. Além da retrospectiva do diretor Olivier Assayas, com oito filmes de um dos mais premiados cineastas contemporâneos, o país estará representado com cinco produtores. Eles vão se encontrar com os demais convidados e realizadores para discutirem o mercado de coprodução e de circulação audiovisual internacional.

Na programação de filmes, além dos títulos de Olivier Assayas, serão exibidos mais seis filmes franceses: os curtas “Aissa”, “Le Retour” e “Une Vie Radieuse”; uma mostra especial com dois filmes de Luc Moullet, “Catherine Breillat – La Première Fois” e “Le Assemblée Génerale”; e o longa “Par Exemple, Electre”, de Jeanne Balibar e Pierre Leon.

 Entre os produtores no Brasil CineMundi, estão: Charlotte Uzu, sócia na Les Films d’Ici e professora em vários programas de graduação na França e exterior; Eva Morsch Kihn, administradora da plataforma profissional do Festival Rencontres Cinémas d’Amérique Latine, em Toulouse, principal evento dedicado ao cinema latino-americano na Europa; Olivier Marboef, da Spectre Productions, autor, performer e curador independente, tendo produzido filmes para exposições e que foram posteriormente apresentados em diversos festivais na França e no exterior (Cinéma du Reel, FID Marseille, CPH: Dox, Berlinale); Séverine Roinssard, fundadora e produtora da Parati Films; e Yohann Cornu, fundador da Damned Films, especializado em marketing audiovisual, produção e distribuição cinematográfica na Paris 1 Panthéon Sorbonne, tendo se envolvido na promoção de filmes como “Os Donos da Noite” (James Gray), “Sin City” (Robert Rodriguez), “Minha Terra, África” (Claire Denis) e “Filme Socialismo” (Jean-Luc Godard).

Mostra CineBH e o Brasil CineMundi colocam a capital mineira no centro do diálogo entre a produção brasileira independente e o mercado audiovisual e propõe uma reflexão em palavras e atitudes, por meio de debates, formação, convergências e difusão.

  • Confira a programação dos filmes franceses a seguir e acesse cinebh.com.br

Ordenar por: ciclo | título | data de exibição | cidade

Programação

  • Aissa
  • Aissa

Aissa

Aïssa (França 2014). De Clément Tréhin-Lalanne . Em cores/8’. Classificação etária Livre.

Sinopse, Belo Horizonte

17 Out 2014

Sinopse

Aissa é congolesa e vive ilegalmente na França. Para determinar se ela pode continuar no país ou não, um médico deve examiná-la.

Belo Horizonte

  • CCBB - Belo Horizonte
    17/10/2014 às 19h30
    Praça da Liberdade, 1-127 — Savassi, Belo Horizonte
Por Exemplo, Electra

Por Exemplo, Electra

Par Exemple. Electre (França 2012). De Jeanne Balibar, Pierre Léon. Com Jeanne Balibar, Pierre Léon. Em cores/80’.

Sinopse, Belo Horizonte

17 Out 2014

Sinopse

m Paris, Jeanne e Pierre se vêem envolvidos em curiosos contratempos. Estão tentando dar vida a um projeto profissional. Por isto eles percorrem rapidamente alguns centros políticos de uma grande capital europeia (Paris) e muitas vezes se encontram com curiosos personagens de um universo surreal. Todavia, a vida real continua, seus devaneios se manifestam e seu projeto toma forma. Trata-se de sentir o mesmo romance sob duas perspectivas diferentes: ler a obra agradavelmente na beira da praia, de um lado da história, e lê-la desconfortavelmente dentro do metrô, do outro lado da narrativa. Ler o quê? Uma tragédia, uma tragédia grega, ou seja, um romance escrito na época da origem da democracia. Qual tragédia? Electra, a história de uma personagem não totalmente vitoriosa, porém tenaz e corajosa, que se recusa a abandonar a luta contra a injustiça!

Belo Horizonte

  • Cine José Tavares de Barros
    17/10/2014 às 19h
    Av Augusto de Lima nº 420 — Centro , Belo Horizonte
Viagem à Itália

Viagem à Itália

Viaggio In Italia (França, Itália 1953). De Roberto Rossellini. Com George Sanders, Ingrid Bergman. Em cores/97’.

Sinopse, Belo Horizonte

17 Out 2014

Sinopse

Um casal em crise viaja para a Itália a fim de vender a propriedade que herdou. Em suas andanças pelas belas paisagens do país, os dois descobrem um novo sentido para suas vidas e, sobretudo, para seu amor. Katherine pressentirá, no contato com o passado italiano - tão remoto, e ao mesmo tempo tão próximo - a existência de um outro tempo, muito diferente do que rege a sociedade moderna. Nesse abismo entre o imediato e o eterno, ela começa notar a falta de sentido de sua vida sem amor. Enquanto isso, Alexander, num encontro casual com uma prostituta, se depara também com seu próprio vazio existencial. Ao final, a viagem à Itália se revela um mergulho no grande mistério da existência. Marco do cinema moderno, o filme influenciou grandes cineastas, como Michelangelo Antonioni, François Truffaut e Jean-Luc Godard.

Belo Horizonte

  • Cine Humberto Mauro - Palácio das Artes
    17/10/2014 às 14h30
    Av Afonso Pena, 1537 — Centro, Belo Horizonte
  • El Ardor
  • El Ardor
  • El Ardor
  • El Ardor

El Ardor

(Argentina, Brasil, Estados Unidos, França, México 2014). De Pablo Fendrik. Com Alice Braga, Gael Garcia Bernal. Em cores/101’.

Sinopse, Belo Horizonte

18 Out 2014

Sinopse

O xamã Kaí testemunha o brutal ataque de forasteiros a uma fazenda de fumo e passa a seguir de perto os criminosos em fuga e boicotá-los, determinado a salvar herdeira das terras, levada como refém.

Belo Horizonte

  • CCBB - Belo Horizonte
    18/10/2014 às 20h
    Praça da Liberdade, 1-127 — Savassi, Belo Horizonte
Irma Vep

Irma Vep

(França 1996). De Olivier Assayas. Com Jean-Pierre Léaud, Maggie Cheung. Em cores/99’.

Sinopse, Belo Horizonte

18 Out 2014

Sinopse

Maggie Cheung é uma estrela de cinema e artes marciais de Hong Kong. Ela acaba de chegar a Paris para interpretar a personagem principal em uma refilmagem da série muda de 1915 “Vampires”, de Louis Feuillade, com direção de René Vidal. Maggie vai reinterpretar a parte originalmente interpretada por Musidora, como uma Irma Vap moderna, no estilo mulher-gato, de Batman 2. Sozinha em Paris e sem falar o idioma, lutando para se comunicar em um inglês constrangedor com pessoas que falam tanto quanto ela, Maggie se confunde entre os efeitos do jetlag e os altos e baixos da rotina de filmagem, tentando entender o que as pessoas realmente querem dela.

Belo Horizonte

  • Cine Humberto Mauro - Palácio das Artes
    18/10/2014 às 18h
    Av Afonso Pena, 1537 — Centro, Belo Horizonte
  • National Gallery
  • National Gallery
  • National Gallery

National Gallery

National Gallery (Estados Unidos, França 2014). De Frederick Wiseman. Em cores/173’.

Sinopse, Belo Horizonte

18 Out 2014

Sinopse

A National Gallery de Londres é um dos mais importantes museus do mundo, lar de mais de 2.400 pinturas que abrangem desde a Idade Média até o fim do século XIX. Em suas obras está representada a história do mundo ocidental. O mestre do documentário Frederick Wiseman nos leva a uma viagem ao coração dessa instituição, retratando o lugar, seus visitantes, funcionários, pesquisadores e restauradores, e explorando a relação entre a pintura dos séculos passados e a narrativa cinematográfica de hoje em dia.

Belo Horizonte

  • Cine Humberto Mauro - Palácio das Artes
    18/10/2014 às 22h
    Av Afonso Pena, 1537 — Centro, Belo Horizonte
  • A dança da realidade
  • A dança da realidade
  • A dança da realidade

A dança da realidade

La danza de la realidad (Chile, França 2013). De Alejandro Jodorowsky. Com Adan Jodorowsky. Em cores/130’.

Sinopse, Belo Horizonte

19 Out 2014

Sinopse

“Uma autobiografia imaginada” - assim Alejandro Jodorowsky, um dos mais excêntricos e ousados realizadores vivos, define o seu novo filme. Tomando sua história de vida como ponto de partida, o diretor inicia sua trajetória em Tocopilla, pequena cidade do deserto chileno onde cresceu tendo a imaginação como sua principal aliada. Expandindo a ficção até alcançar seu limite, Jodorowsky justifica a união entre poesia, filosofia, cinema e tarô, e suas evidentes idiossincrasias, numa tentativa de compreender e expor quem de fato é.

Belo Horizonte

  • Cine Humberto Mauro - Palácio das Artes
    19/10/2014 às 22h
    Av Afonso Pena, 1537 — Centro, Belo Horizonte
Água Fria

Água Fria

L'Eau Froid (França 1994). De Olivier Assayas. Com Jean-Pierre Darroussin, Virginie Ledoyen. Em cores/92’.

Sinopse, Belo Horizonte

19 Out 2014

Sinopse

1972, em algum lugar próximo a Paris, Gilles e Christine estão na mesma sala de aula de uma escola secundária. Ambos são filhos de pais divorciados. Se Gilles é protegido pelo afeto e autoridade de seu pai, Christine está dividida entre pai e mãe. Sua mãe vive com um jogador de futebol argelino. Ambos são cientologistas. Christine tirada da custódia da mãe, que não tem dinheiro suficiente para sustentá-la. Seu pai, que se preocupa com a saúde mental da filha, quer colocá-la em uma casa de repouso, contra sua vontade, se necessário. A única saída na vida de Christine é seu amor por Gilles, mas ele ainda é imaturo demais para corresponder às expectativas da menina. Naquela noite, ele vai, no entanto, ter que tomar uma decisão.

Belo Horizonte

  • Cine Humberto Mauro - Palácio das Artes
    19/10/2014 às 16h
    Av Afonso Pena, 1537 — Centro, Belo Horizonte
  • Amazônia - Planeta Verde
  • Amazônia - Planeta Verde
  • Amazônia - Planeta Verde
  • Amazônia - Planeta Verde
  • Amazônia - Planeta Verde

Amazônia - Planeta Verde

(Brasil, França 2013). De Thierry Ragobert. Em cores/90’.

Sinopse, Belo Horizonte

19 Out 2014

Sinopse

Um filme que guiará o espectador pela floresta através do ponto de vista de um macaco prego, único sobrevivente de um acidente aéreo na Amazônia. Junto com ele, o filme desvendará os mistérios da fauna e da flora em toda a sua complexidade. Um dos maiores registros documentais sobre a Floresta Amazônica – um patrimônio brasileiro e latino americano, mas de relevância mundial – que apresentará ao Brasil e ao mundo os encantos e mistérios a serem desvendados e preservados na luta contra a deterioração ambiental de nosso planeta.
* 70º Festival de Veneza 2013: Sessão de Encerramento
* Festival do Rio 2013: Sessão de Abertura

Belo Horizonte

  • Cine José Tavares de Barros
    19/10/2014 às 11h
    Av Augusto de Lima nº 420 — Centro , Belo Horizonte
  • Noites Brancas no Píer
  • Noites Brancas no Píer
  • Noites Brancas no Píer

Noites Brancas no Píer

Nuits Blanches sur la Jetée (França 2014). De Paul Vecchiali. Com Astrid Adverbe. Em cores/94’.

Sinopse, Belo Horizonte

19 Out 2014

Sinopse

Um homem passa um ano sabático numa cidade portuária, onde todas as noites sai para uma caminhada ao longo do cais. Lá ele encontra uma moça que espera o homem da sua vida. Durante quatro noites eles discutem sobre a vida, e ele vai aos poucos se apaixonado por ela. Mas eis que surge o homem que ela ansiosamente esperava.

Belo Horizonte

  • Cine Humberto Mauro - Palácio das Artes
    19/10/2014 às 20h
    Av Afonso Pena, 1537 — Centro, Belo Horizonte