8ª Mostra Internacional de Cinema de Belo Horizonte

8ª Mostra Internacional de Cinema de Belo Horizonte


Belo Horizonte, 16 a 23/10/2014

CineBH – Mostra Internacional de Cinema de Belo Horizonte chega a sua oitava edição de 16 a 23 de outubro de 2014 trazendo à capital mineira uma programação abrangente e gratuita que oferece exibições de filmes nacionais e internacionais, homenagens, oficinas, seminário, debates, sessões cine-escola, mostrinha de cinema e atrações artísticas. O evento consolidou-se como plataforma de rede de contatos e negócios para o cinema brasileiro em intercâmbio com o mundo.  É instrumento de formação, exibição, difusão do cinema brasileiro, contextualiza o mercado audiovisual em diálogo e com a presença de vários países. As coproduções internacionais surgem cada vez mais como alternativa no cenário global e a Mostra CineBH se propõe ser um espaço amplo e diverso de debate e negócios sobre as oportunidades e desafios que a coprodução internacional se impõe aos produtores e cineastas brasileiros.

Presença Francesa

Este ano, a França é o país com maior presença entre os convidados do seminário Brasil CineMundi e da programação de filmes. Além da retrospectiva do diretor Olivier Assayas, com oito filmes de um dos mais premiados cineastas contemporâneos, o país estará representado com cinco produtores. Eles vão se encontrar com os demais convidados e realizadores para discutirem o mercado de coprodução e de circulação audiovisual internacional.

Na programação de filmes, além dos títulos de Olivier Assayas, serão exibidos mais seis filmes franceses: os curtas “Aissa”, “Le Retour” e “Une Vie Radieuse”; uma mostra especial com dois filmes de Luc Moullet, “Catherine Breillat – La Première Fois” e “Le Assemblée Génerale”; e o longa “Par Exemple, Electre”, de Jeanne Balibar e Pierre Leon.

 Entre os produtores no Brasil CineMundi, estão: Charlotte Uzu, sócia na Les Films d’Ici e professora em vários programas de graduação na França e exterior; Eva Morsch Kihn, administradora da plataforma profissional do Festival Rencontres Cinémas d’Amérique Latine, em Toulouse, principal evento dedicado ao cinema latino-americano na Europa; Olivier Marboef, da Spectre Productions, autor, performer e curador independente, tendo produzido filmes para exposições e que foram posteriormente apresentados em diversos festivais na França e no exterior (Cinéma du Reel, FID Marseille, CPH: Dox, Berlinale); Séverine Roinssard, fundadora e produtora da Parati Films; e Yohann Cornu, fundador da Damned Films, especializado em marketing audiovisual, produção e distribuição cinematográfica na Paris 1 Panthéon Sorbonne, tendo se envolvido na promoção de filmes como “Os Donos da Noite” (James Gray), “Sin City” (Robert Rodriguez), “Minha Terra, África” (Claire Denis) e “Filme Socialismo” (Jean-Luc Godard).

Mostra CineBH e o Brasil CineMundi colocam a capital mineira no centro do diálogo entre a produção brasileira independente e o mercado audiovisual e propõe uma reflexão em palavras e atitudes, por meio de debates, formação, convergências e difusão.

  • Confira a programação dos filmes franceses a seguir e acesse cinebh.com.br

Ordenar por: ciclo | título | data de exibição | cidade

Programação

Retrospectiva Olivier Assayas

Irma Vep

Irma Vep

(França 1996). De Olivier Assayas. Com Jean-Pierre Léaud, Maggie Cheung. Em cores/99’.

Sinopse, Belo Horizonte

Sinopse

Maggie Cheung é uma estrela de cinema e artes marciais de Hong Kong. Ela acaba de chegar a Paris para interpretar a personagem principal em uma refilmagem da série muda de 1915 “Vampires”, de Louis Feuillade, com direção de René Vidal. Maggie vai reinterpretar a parte originalmente interpretada por Musidora, como uma Irma Vap moderna, no estilo mulher-gato, de Batman 2. Sozinha em Paris e sem falar o idioma, lutando para se comunicar em um inglês constrangedor com pessoas que falam tanto quanto ela, Maggie se confunde entre os efeitos do jetlag e os altos e baixos da rotina de filmagem, tentando entender o que as pessoas realmente querem dela.

Belo Horizonte

  • Cine Humberto Mauro - Palácio das Artes
    18/10/2014 às 18h
    Av Afonso Pena, 1537 — Centro, Belo Horizonte
  • Traição em Hong Kong
  • Traição em Hong Kong
  • Traição em Hong Kong
  • Traição em Hong Kong

Traição em Hong Kong

Boarding Gate (França, Luxemburgo 2007). De Olivier Assayas. Com Asia Argento. Em cores/106’. Classificação etária 16 anos.

Sinopse, Belo Horizonte

Sinopse


Sandra, uma sensual ex-prostituta, envolve-se novamente com Miles, um empresário endividado. Diferentes sinais levam o ex-casal a tentar mais uma vez, mas reviver um velho romance parece não se encaixar com os planos de Sandra. Ela é forçada a fugir para Hong Kong em busca de uma nova vida. Lester e Sue, um atraente casal, prometem documentos e dinheiro a Sandra. Nada acontece como esperado para Sandra, cujos sentimentos e intenções permanecem um mistério até o fim da história.

Belo Horizonte

  • Cine Humberto Mauro - Palácio das Artes
    22/10/2014 às 17h
    Av Afonso Pena, 1537 — Centro, Belo Horizonte