Bibliomaison recebe a jornalista e documentarista Marie-Monique Robin

Bibliomaison recebe a jornalista e documentarista Marie-Monique Robin


Bibliomaison, RJ, 20/03/2019 a 20/03/2018

Na próxima terça-feira (20), às 17h, a jornalista e documentarista francesa Marie-Monique Robin estará na Bibliomaison, a Biblioteca do Espaço Cultural do Consulado da França no Rio de Janeiro, para apresentar seu novo filme O Roundup frente a frente com seus juízes. A projeção será seguida por um bate-papo entre a própria diretora, o cineasta brasileiro Silvio Tendler e o assessor da Vice-Presidência de Ambiente, Atenção e Promoção da Saúde da Fiocruz, Sérgio Rabello Alves.

À luz do simbólico processo contra a multinacional Monsanto, que aconteceu em 2016, o filme expõe a amplitude do escândalo sanitário ligado ao Roundup, que é hoje o herbicida mais vendido no mundo.

A Monsanto foi dona da patente do produto durante 30 anos e sempre “garantiu” que este glifosato seria inofensivo para a natureza, os animais e os seres humanos. Durante mais de 20 anos, os rótulos do Roundup continham inclusive a indicação “biodegradável” – que só foi suspensa após a condenação da empresa por propaganda enganosa.

Com testemunhos de vítimas e opiniões de especialistas, O Roundup frente a frente com seus juízes traz à tona os efeitos devastadores de um produto vendido como “mais inofensivo que sal de mesa”, mas considerado genotóxico e cancerígeno pelo Centro Internacional de Pesquisa sobre o Câncer (Circ). 

Mais detalhes na página do evento.

| Sobre Marie-Monique Robin |

Marie-Monique Robin trabalha há mais de 30 anos com matérias investigativas e recebeu prêmios como o Albert Londres, em 1995, concedido a um documentário sobre o tráfico internacional de órgãos. Em 2004, foi aclamada na Europa ao produzir o também premiado Esquadrões da Morte: A Escola Francesa, sobre a relação do governo francês com ditaduras da América Latina, nos anos 70.  

Começou a se dedicar à questão da indústria de químicos quando lançou o livro O mundo Segundo a Monsanto, que deu origem ao documentário homônimo, ambos lançados em 2008. A partir de então, Marie tem investido anos de sua vida para desvendar o que está por trás do herbicida vendido pela maior companhia de sementes transgênicas e uma das multinacionais mais influentes do planeta. Dez anos depois, o resultado pode ser visto em O Roundup frente a frente com seus juízes.

Serviço
BiblioMaison
Av. Pres. Antônio Carlos, 58 - 11º andar
Centro, Rio de Janeiro - RJ
Entrada Franca
Sujeito a lotação

Ordenar por: título | data de exibição

Programação