Cinema nas Férias

Cinema nas Férias


Ciné Le Cobusier, Brasília, 26/02 a 02/03/2018

Cine Le Corbusier da Embaixada da França no Brasil retoma sua programação de cinema francês em 2018 com uma atração especial e gratuita para crianças e adolescentes (3 a 18 anos): o Cinema nas Férias. Serão exibidos curtas e longas-metragens de animação, ficção e drama em três dias de programação. A primeira sessão será no dia 26 de fevereiro às 17h30 com Gus, A viagem grande do pequeno pássaro, de Christian De Vita. No dia 1 de março, às 18h, será apresentado um panorama de premiados curtas-franceses cujo ponto comum é o olhar para a juventude. A terceira e última sessão acontece no dia 2 de março, às 14h30, quando serão exibidos nove curtas-metragens franceses de animação desenvolvidos a partir de diferentes técnicas (desenho, aquarela, colagem de objetos, 3D, etc.), de maneira a ilustrar a diversidade do gênero.

PROGRAMA 1 | 26 de fevereiro, 17h30 
Classificação: 7 anos
Gus, A viagem grande do pequeno pássaro, de Christian De Vita 
Na hora da partida para a grande migração, Darius, o responsável do voo, está ferido, vai ter que confiar todos os seus segredos e o novo itinerário da viagem ao pássaro que chegou primeiro. E este pássaro torna-se o nosso herói, em êxtase com a ideia de descobrir o mundo, mas o perfil dele não é o de um viajante!

PROGRAMA 2 | 1 de março, 18h
Classificação: 12 anos
Giro em Paris, de Carine May (23min, 2013)
Mourad, de vinte anos, consegue conciliar bem aulas de teatro, saídas com os amigos e a namorada. Hoje, ele decide deixar seu bairro para assistir a uma oficina de escrita em Paris. Mas essa iniciativa se tornará mais complicada do que o previsto. Prêmio Grand Action das "Nuits Med du court métrage".

Monstros se tornam amantes, de Yann Delattre (22min, 2015)
Entre seu trabalho, seu namorado e o companheiro japonês com quem divide a casa, Julie avança com decisão na vida sem ver Sébastien, que tenta seduzi-la de forma tímida e desastrada. 
Festival Premiers Plans d’Angers: 4 prêmios. Prêmio do Melhor Curta Francês pelo sindicato francês dos críticos de cinema.

Mãe(s), de Maïmouna Doucouré (20min 2015)
Aida, de 8 anos, vive em um apartamento no subúrbio parisiense. A vida de Aida e de toda a família muda quando o pai volta do Senegal, seu país de origem, trazendo Rama consigo. 
César 2017 de melhor curta-metragem. Foi apresentado em mais de 150 festivais e venceu mais de 40 prêmios internacionais, entre eles o prêmio do melhor curta internacional no Festival de Sundance e o Grande Prêmio no Festival de Toronto.

O Ultimo dos franceses, de Pierre-Emmanuel Urcun (30min, 2016)
Rémi tem dificuldades para viver e quer mudar. Está decidido, vai se alistar no exército. O problema é que ele tem medo de contar isso aos seus quatro melhores amigos: Boom, Nasser, Redouane e Moussa. Além disso, parece que agora ele é o último céfran (francês de origem) da cidade. 
Nominado no César 2016.


PROGRAMA 3 | 2 de março, 14h30
Classificação: 3 anos
Filmes sem diálogos, ideal para não-francófonos.

5 metros 80: coreografia e saltos de girafas numa piscina
No final do mundo: As aventuras de uma casa frágil e dos seus moradores
O Balé: Um ballet no Opera Garnier em Paris
Gato de apartamento: Gato de apartamento, Cleo sonha de conhecer o prédio de frente, que tem um jardim com pássaros no seu telhado…
EX E-T: Num outro planeta bem organizado, um menino vem bagunçar a ordem, brincando, o que não é do agrado de tudo mundo.
Forward March!: Em Londres, uma tropa desfila no ritmo da música até que um pequeno monstro vem bagunçar tudo.
O Luthier: Um músico mora sozinho na floresta. Um dia, descobre que o seu violão faz crescer uma árvore.
O Reino: Um rei pede ajuda a um castor para construir seu castelo. Um dia de tempestade, os dois vão brigar.
O Sentido do tato: Duas pessoas se gostam, mas têm medo de dizê-lo e de se tocar. Um dia, a menina é convidada para jantar na casa do menino, ela vem com dois gatos abandonados. Mas o menino tem alergia e não ousa falar para ela...


A programação em detalhes está disponível aqui.

Ordenar por: título | data de exibição

Programação