Encontro de Cinema Negro Zózimo Bulbul

Encontro de Cinema Negro Zózimo Bulbul


Rio de Janeiro, 29/08 a 09/09/2018

O “Encontro de Cinema Negro Zózimo Bulbul – Brasil, África e Caribe” selecionou filmes nacionais e internacionais, entre longas e curtas, para celebrar o cinema negro no país, fortalecendo a identidade negra e incentivando o intercâmbio cultural Brasil-África através de exibições, debates e de um processo formativo com palestras e seminários.

A décima primeira edição do evento contará com a presença do professor e cineasta da Etiópia Haïlé Gerima, premiado inúmeras vezes com seu filme Sankofa (1993). Seu último longa-ficcional Teza (2008) ganhou o Etalón de Ouro, prêmio máximo do Festival Panafricano de Cinema e Televisão de Ouagadougou. Além disso, Manthia Diawara, considerado como o maior crítico de cinema africano da atualidade, diretor de documentários, escritor e professor da NYU e de Sorbonne, com seis livros publicados em várias línguas.

A programação ocorre no Rio de Janeiro entre os dias 29 de agosto e 9 de setembro nos espaços do Cine Odeon Net Claro - Centro Cultural Luiz Severiano Ribeiro, Centro Cultural Justiça Federal, Museu de Arte do Rio (Praça Mauá) e Cine Arte UFF (Niterói).

O “Encontro de Cinema Negro Zózimo Bulbul – Brasil, África e Caribe” é o único nesta esfera no Brasil e América Latina e atrai, a cada ano, maior público para a cidade do Rio de Janeiro. É uma alternativa para diminuir a lacuna existente em relação a produção cinematográfica negra brasileira, valorizando-a como patrimônio cultural.

Ordenar por: título | data de exibição

Programação