Estreia do documentário “A Passarela da Vida”

Estreia do documentário “A Passarela da Vida”


Espaço Cultural A Maison, 13/07/2017

Do alto do morro às passarelas: curso de modelo na Rocinha vira filme

Rafaella Lemes, Rainha do Rio por 50 anos e José Luiz Summer, fundador do curso de modelo DREAM MODELS na Rocinha participam da estreia do filme A passarela da vida no espaço cultural A MAISON do Consulado da França no Rio, no próximo dia 13/07, às 19h30.

“Não quero formar modelos multimilionários, não é esse o objetivo do curso. Quero que eles saiam do curso sendo pessoas melhores e sem medo” explica José Luiz Summer que fundou, há 25 anos, o curso de modelo DREAM MODELS na Rocinha. “A sociedade entende que ser nascido e criado na favela é um obstáculo para conseguir o que eles querem, eu os ensino a fazer das suas raízes uma força.”


Ex-modelo de prova, José Luiz tenta agir a onde pode para tornar o mundo um lugar mais prazeroso de se viver: “Se quiser mudar o mundo, mude sua casa, sua rua, seu bairro e depois seu pais e o mundo”.

Rafaella Lemes, modelo de 24 anos coroada Rainha do Rio por 50 anos na sucessão de Solange Medina que ocupava o titulo desde 1965, é uma das ex-alunas do curso. “Na época, eu era uma criança. Para mim, tudo era uma diversão e José Luiz, com a experiência nata que ele tem e seu olhar clínico, viu em mim um potencial e foi lapidando o que eu sou hoje” explica a Rainha do Rio. “Eu lembro exatamente do dia que ela chegou no curso, era uma criança introvertida, encolhidinha, mas eu vi muita determinação no olhar dela” lembra José Luiz. 

    

Rafaella Lemes, Rainha do Rio e ex-aluna do curso

O filme documentário A passarela da vida, dirigido pelo diretor francês Emmanuel Rufi, acompanha o trabalho desenvolvido pelo José Luiz. A ação acontece em 2012, quando o estilista mineiro Victor Dzenk vem selecionar uma modelo para seu desfile na Rio Fashion Week, desfile organizado na quadra do complexo esportivo da Rocinha, com vista deslumbrante na comunidade. « A escola é gratuita e José Luiz não seleciona os alunos, todos podem participar qualquer que seja a chance de se tornar modelo profissional. A moda acaba sendo secundário, na minha visão o principal trabalho do José Luiz é um trabalho de resgate e de autoconfiança. Já é difícil ser adolescente, imagine na Rocinha. Ele sensibiliza as meninas sobre o que é ser mulher na comunidade e sobre o impacto das decisões que elas vão tomar. Por exemplo, questões pessoais, como ter filho na juventude são discutidas nas aulas. É por isso que eu escolhi o título “a passarela da vida”, porque ele ajuda esses adolescentes a lidar com a passagem de criança a adulto, um momento particularmente sensível na comunidade" explica o diretor do filme, Emmanuel Rufi.

Os alunos do curso DREAM MODELS se reúnem cada sábado na sala de box do complexo esportivo da Rocinha

Na próxima quinta-feira 13/07, o espaço cultural A MAISON do Consulado Geral da França no Rio terá o prazer de receber a estreia do filme dentro da sua programação Olhares Cruzados que destaca uma vez por mês um olhar brasileiro sobre a França ou um olhar francês osbre o Brasil. A exibição do filme será seguida de um debate mediado pelo diretor e com a presença de José Luiz Summer, fundador do curso e Rafaella Lemes, Rainha do Rio desde 2015 e ex-aluna do curso.

José Luiz Summer, fundador do curso de modelo DREAM MODELS na Rocinha e o diretor francês Emmanuel Rufi durante a filmagem do filme documentário.

 Mais detalhes na página do evento.

Ordenar por: título | data de exibição

Programação