FESTiFRANCE 2018

FESTiFRANCE 2018


Belo Horizonte, 04 a 16/09/2018

De setembro a novembro de 2018, o FESTiFRANCE - Mostra Francesa de Cinema apresenta sua quarta edição de forma itinerante, rodando por diversas cidade do país. A mostra será realizada primeiramente entre os dias 4 e 16 de setembro no MIS Cine Santa Tereza em Belo Horizonte e, dentre os meses de setembro, outubro e novembro, entra em turnê por outras cidades do país.

Este ano, o evento gira em torno de ações sociais e culturais em comunidades carentes. Assim, além da apresentação gratuita de filmes e do oferecimento de atividades formativas de cinema e teatro para o público, este ano o evento conta com a programação “FESTiFRANCE Dans les Favelas’’, realizado com a ajuda de moradores das favelas, colaboradores e voluntários, além do “FESTiFRANCE La voix du cinéma français’’, que proporciona aulas de francês com professores nativos.

O FESTiFRANCE 2018 conta com a presença da diretora, escritora e atriz francesa Sonadie San, que vem apoiada pelo Instituto Francês do Brasil. A francesa já atuou em filmes como Recreation, de Ayoub Luhabi, e Soudain le Silence, de Michel Préfontaine, além de ter dirigido o curta Ouvre les yeux. Sonadie San ministrará uma oficina de Criação de Roteiro de Cinema e um Workshop de Realização de Filmes durante o festival, além de apresentar sua obra Ouvre les Yeux e de se disponibilizar para uma conversa com o público após a exibição de seu curta metragem. Ela também participará, entre os dias 4 e 6 de setembro, de debates e oficinas de atuação em presídios femininos na cidade de Belo Horizonte. De acordo com a organização do evento, essas atividades de iniciação teatral nos presídios de BH têm como objetivo a reinserção social das mulheres de maneira lúdica.

Após o festival, Sonadie San conduzirá vários workshops de direção, roteiro e produção de curtas, em diversos locais: em escolas da capital mineira, no Circuito de favelas BH, noCentro Cultural UFMG,  em escolas de Betim, em Igarapé, Contagem, Eldorado, Ouro Preto, Mariana, na Aldeia Pataxó, em Porto Seguro, na Aldeia Indígena Krenak, em Resplendor, Manhuaçu e Carmésia.Todas as atividades são gratuitas.

Mais de 60 filmes, divididos em 4 categorias (Competição, Fora de Competição, Animação e Clássicos FESTiFRANCE), estão programados para serem exibidos durante a mostra. Para conferir a programação completa, clique aqui.

Ordenar por: título | data de exibição

Programação