FESTiFRANCE no Rio de Janeiro e em Belo Horizonte

FESTiFRANCE no Rio de Janeiro e em Belo Horizonte


Rio de Janeiro e Belo Horizonte, 02 a 16/09/2019

O FESTiFRANCE é uma mostra francesa de cinema que, desde 2015, ocorre anualmente; tem como funcionalidade a competição de curtas, médias e longa-metragens, com filmes produzidos por produtoras audiovisuais francesas. Com isso, a ideia é atribuir, a estas produções, visibilidade internacional e a notoriedade artística do cinema independente europeu. Como mostra competitiva, promove o contato entre público, júri, profissionais e jovens cineastas. Além das exibições, o FESTiFRANCE traz workshops, conferências e oficinas sobre cinema.

Na edição de 2019, o FESTiFRANCE chega ao Rio de Janeiro e, especialmente, à ESPM. Entre os dias 02 e 06 de Setembro, a faculdade abrigará o evento para celebração do cinema francês. A programação será composta pela promoção de dois workshops, pela exibição da mostra competitiva de curtas-metragens e de mostras especiais, como "Carta Branca do Festival de Cannes" e "50 Anos do GREC"!

Por fim, em 16 de Setembro, o FESTiFRANCE contará com uma sessão na Maison de France do Rio de Janeiro. E, depois da etapa carioca, o festival chegará em Belo Horizonte, entre 04 e 15 de Setembro. Bem como, em Brumadinho, nas escolas públicas. No dia 09 do mesmo mês, o presídio feminino Estevão Pinto também receberá um workshop a fim de cumprir seu programa de integração e de ações sociais/humanitárias.

O Bertrand Lamblé será o convidado francês desta edição. Foi atrás de um BTS (Diploma de Técnico Superior) em Montagem na EICAR, onde adquiriu muita experiência em filmagem. Com efeito, graças a essa escola, conseguiu participar de projetos estudantis de ficção, nos quais aprendeu sobre encenação. A vontade de aprofundar seus conhecimentos o levou a entrar na ESIS, onde continuou seus estudos em Efeitos Especiais durante dois anos. Atualmente, Bertrand possui sua própria empresa de serviços de produção audiovisual, Cinedistrict, a qual lhe permite financiar seus projetos de ficção.

Ele vai animar um workshop sobre “Direção de atores” com Cannelle Huteau no dia 03 de setembro das 14:00 às 18:00 no auditório da rua do rosário 90.  O conteúdo do workshop é baseado na formação dos realizadores e trata de como fazer escolhas relativas às imagens, ao material da filmagem, à posição com atores e atrizes, além de como pensar os espaços durante a direção de um filme.

Ordenar por: título | data de exibição

Programação