Festival do Rio 2009

Festival do Rio 2009


Rio de Janeiro, 25/09 a 08/10/2009

A França sempre foi um país muito presente no Festival do Rio, 20 a 25% dos filmes exibidos são habitualmente produções ou co-produções francesas. Na ocasião do Ano de França no Brasil, a presença francesa será ainda mais forte! 96 filmes franceses estão programados: 36 de produção francesa e 59 co-produzidos pela França (ou seja, 50% a mais de filmes franceses do que no ano passado). Entre os filmes mais esperados, podemos citar: Séraphine de Martin Provost, dois filmes sobre Coco Chanel Coco avant Chanel de Anne Fontaine e Coco Chanel et Igor Stravinsky de Jan Kounen, Les herbes folles d’Alain Resnais, La journée de la jupe de Jean-Paul Lilienfeld et 35 rhums de Claire Denis.

Jeanne MOREAU, uma das atrizes mais importantes do nosso cinema é a convidada de honra do festival. Na abertura do festival, Jeanne Moreau receberá um Prêmio homenageando toda a sua carreira. Uma homenagem será tambem organizado pelo Consulado da França no Rio, dia 28 de setembro, com a projeção do filme de Caca Diegues no qual atuou "Joana Francesa" (1975). 

Agnès VARDA também estará presente no Festival, de 24 a 27 de setembro, para a apresentação do seu último e aclamado filme Les plages d’Agnès (Prêmio de melhor documentário - César 2009), na seção Panorama, no dia 25 de setembro.

A renomada rede franco-alemã de televisão ARTE, símbolo de qualidade televisiva, apresenta um programa especial com 14 filmes (fora os outros 30 filmes com participação da rede no resto da programação) com a presença de representantes importantes do canal: Michel Reilhac, Diretor de cinema na Arte France, Ana Maria Lodato, Assessora de comunicação e François Sauvagnargues, Diretor dos programas de ficção, que fará também parte do Júri do Festival. Dia 1 de outubro, uma noite de gala Arte apresentará o filme London River de Rachid Bouchareb, apresentado no Panorama (Urso de Prata no Festival de Berlim em 2009).

O Forum des Images oferece uma nova seleção de Pocket Filmes, com 19 filmes. No programa também uma homenagem à atriz Isabelle Huppert com a apresentação de 7 filmes, assim como uma retrospectiva dos filmes de Asterix e Obelix organizada para o público jovem. O Festival vai contar também com a presença de Karim Dridi (para a apresentação do seu filme Khamsa, na seção Panorama).  O Rio Market acontecerá de 25 de setembro a 6 de outubro e contará com a participação de profissionais internacionais da indústria, como Eléonore de Prunele, responsável por aquisições da EuropaCorp, Julie Walter, diretora de mercado e aquisições da Films Distribution, Sebastien Chesneau do Rezo Films et Ilann Girard de Arsam.

Ordenar por: ciclo | título | data de exibição | cidade

Programação

Rio de Janeiro

Pocket Films 1: Avignon / C.T.

Avignon / C.T. (França 2009). Em cores/4’.

Rio de Janeiro

20 Set 2009

Rio de Janeiro

  • OI Futuro Flamengo
    20/09/2009
    Rua Dois de Dezembro, 63 — Flamengo, Rio de Janeiro

Pocket Films 1: Les Ongles

Les Ongles (França 2009). Em cores/7’.

Rio de Janeiro

20 Set 2009

Rio de Janeiro

  • OI Futuro Flamengo
    20/09/2009 às 16:00
    Rua Dois de Dezembro, 63 — Flamengo, Rio de Janeiro
  • 35 Doses de Rum
  • 35 Doses de Rum
  • 35 Doses de Rum
  • 35 Doses de Rum

35 Doses de Rum

35 Rhums (Alemanha, França 2008). De Claire Denis. Com Alex Descas, Djédjé Apali, Grégoire Colin. Em cores/100’. Classificação etária 12 anos.

Sinopse, Rio de Janeiro

25 Set 2009

Sinopse

O viúvo Lionel é condutor de trens e vive num complexo habitacional com sua filha Josephine, que criou sozinho. Os dois tem fortes laços e passam muito tempo na companhia um do outro. Um taxista que começa a rodar pelo bairro flerta com Josephine e eles passam a sair juntos. Lionel, por sua vez, atrai a atenção de uma mulher de meia-idade, com quem tenta marcar um encontro. Quando o namorado de Josephine aceita um trabalho no exterior e se muda, deixando a moça balançada, Lionel percebe que a filha está ficando independente e que talvez seja hora de eles confrontarem seus passados.

* Festival de Veneza 2008.
* Prêmio Especial do Júri - Festival Internacional de Gijón 2008.

Rio de Janeiro

  • Estação Vivo Gávea - Sala 2
    25/09/2009 às 15:50, 20:10
    Shopping da Gávea: Rua Marquês de São Vicente, 52 - 4º andar — Gávea, Rio de Janeiro
A China continua distante

A China continua distante

China is still far (Argélia, França 2008). De Maleck Bensmail. Em cores/120’.

Sinopse, Rio de Janeiro

25 Set 2009

Sinopse

Ghassira, uma vila isolada nas montanhas algerianas, foi onde, em 1954, dois professores franceses e um governante local foram mortos. Primeiras vítimas civis da guerra de sete anos que levou à independência do país, eles se converteram em marco histórico, concedendo à cidade a alcunha de “berço da revolução”. Cinquenta anos depois, numa escola local, as crianças aprendem sobre o passado de seu povo e sobre a história da cidade. As lições de identidade, cultura e linguagem conduzem a uma reflexão sobre as mudanças desde a conquista da independência e o futuro do país.

Rio de Janeiro

  • Estação Botafogo - Sala 3
    25/09/2009 às 23:30
    Rua Voluntários da Pátria, 88 — Botafogo, Rio de Janeiro
  • As Praias de Agnès
  • As Praias de Agnès
  • As Praias de Agnès
  • As Praias de Agnès

As Praias de Agnès

Les Plages d'Agnès (França 2008). De Agnès Varda. Com Mathieu Demy, Agnès Varda. Em cores/110’.

Sinopse, Rio de Janeiro

25 Set 2009

Sinopse


“Se você abrir uma pessoa, irá achar paisagens. Se me abrir, irá achar praias”. É assim que a cineasta Agnès Varda apresenta sua auto-biografia documental. Através das praias que tanto marcaram sua vida, ela revisita seu passado, da infância aos dias atuais, passando por seu período como fotógrafa, o casamento com Jacques Demy, o feminismo, as viagens, a família e os filmes. Com entrevistas, fotografias, reportagens e trechos de suas obras, Varda nos leva a um afetivo passeio pela história de uma cineasta que, aos oitenta anos, mantém sua curiosidade de jovem em relação ao mundo.

Rio de Janeiro

  • Estação Rio - Sala 1
    25/09/2009 às 12:30, 19:00
    Rua Voluntários da Pátria, 35 — Botafogo, Rio de Janeiro
  • Che 2 - A guerrilha
  • Che 2 - A guerrilha
  • Che 2 - A guerrilha
  • Che 2 - A guerrilha
  • Che 2 - A guerrilha

Che 2 - A guerrilha

Che: Part two (Espanha, Estados Unidos, França 2009). De Steven Soderbergh. Com Benicio Del Toro, Lou Diamond Phillips, Marc-André Grondin. Em cores/131’. Classificação etária 14 anos.

Sinopse, Rio de Janeiro

25 Set 2009

Sinopse


Após a Revolução Cubana, Che Guevara está no auge de sua fama e poder. Ainda assim, decide sumir, reaparecendo incógnito nas florestas bolivianas. Lá, reúne um pequeno grupo de rebeldes para ajudá-lo a expandir a mensagem revolucionária por toda a América Latina. No entanto, ele perde suas linhas de comunicação e sofre com a falta de suporte local. Quando a CIA se aproxima, percebe que esta pode ser sua mais perigosa campanha e que, para realizar a Grande Revolução, deve estar preparado para sacrificar a própria vida.
* Melhor Ator para Benicio del Toro no Festival de Cannes 2008. *

Rio de Janeiro

  • Leblon 1
    25/09/2009 às 16:30, 21:30
    Av. Ataulfo de Paiva, 391 A, Rio de Janeiro

Deuses

Dioses (Alemanha, Argentina, França, Peru 2008). De Josue Mendez. Em cores/91’.

Sinopse, Rio de Janeiro

25 Set 2009

Sinopse

Os irmãos Diego e Andrea, membros da classe alta peruana, estão prestes a entrar na faculdade. Eles passam as férias em sua bela casa de praia, em companhia do pai, um rico executivo, e da namorada dele, vinte anos mais nova. Os dois jovens vivem uma rotina incessante de festas, repletas de álcool e drogas. Mas para Diego nem tudo é perfeito: além da relação difícil que tem com o rígido pai, alimenta uma paixão não-correspondida pela irmã. Imerso numa elite fechada em si, onde todos comportam-se como deuses, sem regras, crenças ou morais, o rapaz luta para encontrar seu espaço.

Rio de Janeiro

  • Estação Barra Point - Sala 1
    25/09/2009 às 16:00
    Avenida Armando Lombardi, 350 — Barra, Rio de Janeiro

Navidad

(França 2009). De Sebastian Lelio. Em cores/103’.

Sinopse, Rio de Janeiro

25 Set 2009

Sinopse

Alejandro tem 17 anos e namora Aurora, de 18. Eles decidem passar o natal juntos na casa abandonada da família de Aurora no sopé dos Andes. Mas o relacionamento dos dois tem sido perturbado por constantes desentendimentos. Alejandro se sente frustrado em relação à própria vida, e Aurora está em crise com sua sexualidade. Quando o rompimento parece a única solução, o casal é surpreendido por Alicia, adolescente de 16 anos que fugiu de casa. Simultaneamente, Alejandro e Aurora se vêem atraídos pela intrusa. Quinzena dos Realizadores de Cannes 2009.

Rio de Janeiro

  • Estação Rio - Sala 1
    25/09/2009 às 21:15
    Rua Voluntários da Pátria, 35 — Botafogo, Rio de Janeiro
Nossos filhos nos acusarão

Nossos filhos nos acusarão

Nos enfants nous accuseront (França 2008). De Jean-Paul Jaud. Em cores/107’.

Sinopse, Rio de Janeiro

25 Set 2009

Sinopse

Hoje, as crianças são as principais vitimas da ação destrutiva do homem sobre a natureza. Pesquisas mostram que 70% dos casos de câncer estão relacionados ao ambiente, dos quais 40% derivam da poluição e 30% da alimentação. A cada ano, a incidência de câncer na infância aumenta 1,1% na França. Para mudar este quadro e salvar as crianças do futuro incerto que as espera, as iniciativas infelizmente ainda são poucas. Mas numa pequena cidade no sul da França, o prefeito decide resistir à indústria agro-química e instituir na cantina da escola a alimentação a base de alimentos orgânicos.

Rio de Janeiro

  • Centro Cultural da Justiça Federal
    25/09/2009 às 16:15
    Avenida Rio Branco, 241 — Cinelândia, Rio de Janeiro
  • Rachel
  • Rachel
  • Rachel
  • Rachel

Rachel

(Bélgica, França 2009). De Simone Bitton. Em cores/100’.

Sinopse, Rio de Janeiro

25 Set 2009

Sinopse

Em 2003, a pacifista americana Rachel Corrie, de 23 anos, foi morta na Faixa de Gaza, ao tentar impedir a destruição de casas palestinas por uma escavadeira do exército israelense. A investigação da polícia militar de Israel concluiu que a morte foi acidental, mesmo havendo testemunhas que afirmassem o contrário, e o caso foi encerrado. Entrevistando diversos envolvidos, o documentário investiga o acontecido e busca revelar as motivações de Rachel, através da leitura de seu diário virtual, resultando numa meditação sobre o idealismo e as utopias políticas da juventude hoje.

Rio de Janeiro

  • Estação Rio - Sala 1
    25/09/2009 às 12:00, 20:00
    Rua Voluntários da Pátria, 35 — Botafogo, Rio de Janeiro