Festival do Rio 2013

Festival do Rio 2013


Rio de Janeiro, 26/09 a 10/10/2013

Do dia 26 de setembro a 10 de outubro de 2013, acontece no Rio de Janeiro o tradicional Festival do Rio, que incorpora em seu catálogo filmes de mais de 60 países, assim como destaques dos maiores festivais do mundo, como Cannes, Veneza, Berlin, Sundance, Toronto, Locarno e San Sebastián, por exemplo, dividos entre mostras competitivas, temáticas (Panorama, Expectativa, Midnight, Gay, etc.) e uma seleção anual particular.

O festival esse ano dará sua largada com a coprodução França/Brasil, Amazônia - Planeta Verde, o ambicioso documentário de Thierry Ragobert que encerrou com sucesso o Festival de Veneza de 2013.

PRESENÇA FRANCESA

Tradicionalmente a França sempre foi um país muito presente no festival, em diversas sessões, devido a sua vasta e numerosa produção.
A programação deste ano conta com vários filmes franceses, com destaque para: Os Bastardos (Les Salauds) de Claire Denis, o novo filme do cultuado diretor François Ozon, Jeune & Jolie (Jeune & Jolie); a comédia dramática com Louis Garrel Um Castelo na Itália (Un Château en Italie) de Valeria Bruni-Tedeschi; o comentado documentário A Imagem que Falta (L'Image Manquante) de Rithy Panh; a volta do 'enfant terrible' Jean-Claude Brisseau com A garota de lugar nenhum (La fille de nule parte), vencedor do Leopardo de Ouro no Festival de Locarno.

Além disso, a presença francesa se dará fora das telas, com a participação da produtora Marie-Pierre Macia como parte integrante do Júri da Première Brasil, responsável pelos principais prêmios do festival. Portadora de uma vasta experiência em festivais, a produtora já rodou o mundo com os mesmo, trabalhando, por exemplo, no Festival de São Francisco, de Thessaloniki e de Cannes, além de ter sido fundadora do Festival Paris Cinéma.

Retrospectivas

O festival trará duas mostras que homenagearão dois realizadores franceses, Alain Guiraudie e Claire Simon, que, graças ao apoio do Institut Français e da Unifrance, estarão presentes para apresentar seus últimos filmes, ainda ineditos no Rio.
A primeira mostra será impulsionada pelo último filme de Guiraudie, Um estranho no lago (L'inconnu du lac), o qual lhe rendeu o prêmio de melhor diretor na mostra Un Certain Regard do Festival de Cannes de 2013, além da exibição de filmes poucos conhecidos da sua carreira como Pas de repos pour les braves (Pas de repos pour les braves). Já Claire Simon, também terá sua obra revista e mostrará seu último filme, Gare du Nord (Gare du Nord), apresentado no Festival de Locarno de 2013. Essas retrospectivas tem o apoio do Institut Français e da Embaixada da França no Brasil

Rio market

O festival também traz profissionais para a realização de workshops e palestras dentro do Rio Market (de 27 de setembro a 9 de outubro), oferecendo seminários e cursos.
Annamaria Lodato do canal ARTE (relações internacionais) apresentará o canal franco-alemã dia 1° de outubro. riomarket.com.br

Arte

ArteA renomada rede franco-alemã de televisão ARTE, símbolo de qualidade televisiva, também participa do Festival com uma seleção especial de filmes e sessões de gala com a presença de realizadores. Dentre elas, destacam-se a exibição, dia 29 de setembro de Bastardos, com a presença da realizadora Claire Denis, e Michael Kohlhaas, também com a participação do diretor Arnaud des Palières.

Cinemaison

Como de costume, o Cinemaison Rio realizará durante o festival sessões especiais com participação de convidados seguindo ideologicamente a programação do festival.
No dia 30 de setembro, haverá noite Jean-Claude Brisseau, com a exibição de dois filmes do 'enfant terrible', Os excluídos do bom Deus, às 18h, e logo em seguida, às 20h, Coisas secretas, ambos em 35mm. Já na semana seguitne, no dia 7 de outubro, haverá sessão especial Claire Simon, exibindo Mimi às 18h e As oficinas de Deus às 20h, ambos na presença da realizadora.

  • Confira a lista dos filmes e coproduções francesas abaixo.

festivaldorio.com.br

Ordenar por: ciclo | título | data de exibição | cidade

Programação

1. Noite de Abertura

  • Amazônia - Planeta Verde
  • Amazônia - Planeta Verde
  • Amazônia - Planeta Verde
  • Amazônia - Planeta Verde
  • Amazônia - Planeta Verde

Amazônia - Planeta Verde

(Brasil, França 2013). De Thierry Ragobert. Em cores/90’.

Sinopse, Rio de Janeiro

Sinopse

Um filme que guiará o espectador pela floresta através do ponto de vista de um macaco prego, único sobrevivente de um acidente aéreo na Amazônia. Junto com ele, o filme desvendará os mistérios da fauna e da flora em toda a sua complexidade. Um dos maiores registros documentais sobre a Floresta Amazônica – um patrimônio brasileiro e latino americano, mas de relevância mundial – que apresentará ao Brasil e ao mundo os encantos e mistérios a serem desvendados e preservados na luta contra a deterioração ambiental de nosso planeta.
* 70º Festival de Veneza 2013: Sessão de Encerramento
* Festival do Rio 2013: Sessão de Abertura

Rio de Janeiro

2. Mostra Alain Guiraudie

  • Agora é o momento
  • Agora é o momento
  • Agora é o momento

Agora é o momento

Voici venu le temps (França 2005). De Alain Guiraudie. Com Eric Bougnon, Guillaume Viry, Pierre Louis-Calixte. Em cores/83’. Classificação etária 12 anos.

Sinopse, Rio de Janeiro

Sinopse


Agora é o momento ... onde os guerreiros de Obitanie estão novamente em alerta, a busca de Manjas-Kebir, o bandido que raptou a filha de Rixo Lomadis Bron, o rico proprietário de terras que governa os pastores da Montanha Púrpura. Enquanto Radovan Rémila Stoi, o grande guerreiro, se rebela contra este acto sem sentido, o nosso herói, Fogo Lompla, começa a fazer perguntas...

Rio de Janeiro

  • Ce vieux rêve qui bouge
  • Ce vieux rêve qui bouge

Ce vieux rêve qui bouge

(França 2000). De Alain Guiraudie. Com Pierre Louis-Calixte. Em cores/50’.

Sinopse, Rio de Janeiro

Sinopse

Em uma fábrica prestes a encerrar suas atividades, os funcionários passam o tempo até o final da semana. Entre outros funcionários, Jacques, um jovem técnico, está ocupado desmontando uma máquina, quando algo inesperado acontece.

Rio de Janeiro

  • O rei da fuga
  • O rei da fuga

O rei da fuga

Le Roi de l'évasion (França 2009). De Alain Guiraudie. Com Hafsia Herzi. Em cores/97’.

Sinopse, Rio de Janeiro

Sinopse

Armand, sujeito corpulento mas delicado, trabalha na venda de produtos agrícolas. A chegada da meia-idade agrava sua crise com a vida solitária de homossexual solteiro. Quando conhece Curly, uma adolescente cativante, decide dar uma chance à heterossexualidade. O casal, fora do comum, atrai os olhares reprovadores da sociedade convencional à sua volta. Perseguidos por todos os lados, iniciam a uma fuga incessante pelo interior do país. Mas, mesmo após todo este esforço, Armand não consegue saber o que quer de fato para sua vida. Quinzena dos Realizadores de Cannes 2009.

Rio de Janeiro

  • Pas de repos pour les braves
  • Pas de repos pour les braves

Pas de repos pour les braves

(Áustria, França 2003). De Alain Guiraudie. Com Thomas Suire. Em cores/107’.

Sinopse, Rio de Janeiro

Sinopse

Após um sonho perturbador, um jovem acorda com a certeza de que morrerá assim que voltar a dormir e decide ficar acordado indefinidamente

Rio de Janeiro

  • Por um lugar ao sol
  • Por um lugar ao sol

Por um lugar ao sol

Du soleil pour les gueux (França 2000). De Alain Guiraudie. Com Isabelle Girardet, Alain Guiraudie. Em cores/55’.

Sinopse, Rio de Janeiro

Sinopse

A cabeleleira desempregada Nathalie Sanchez caminha sobre um vasto planalto na busca de pastores. Ao encontrar um deles, Djema Gaouda Lon, que acaba de perder seus animais, a jovem moça oferece sua ajuda. Os dois iniciam a procura e encontram o bandido Carol Izba e seu perseguidor Pool Oxanosas Daï.
DU SOLEIL POUR LES GUEUX - Bande-annonce VF por CoteCine

Rio de Janeiro

  • Um estranho no lago
  • Um estranho no lago
  • Um estranho no lago
  • Um estranho no lago

Um estranho no lago

L'inconnu du lac (França 2013). De Alain Guiraudie. Com Christophe Paou. Em cores/97’. Classificação etária 16 anos.

Sinopse, Rio de Janeiro

Sinopse

É verão, estação em que os homens se encontram à beira do lago. Dentre eles, Franck, que se apaixona por Michel, um homem belo, poderoso e mortalmente perigoso. Franck sabe do perigo, mas vai viver essa paixão.

Rio de Janeiro

3. Mostra Claire Simon

  • As Oficinas de Deus
  • As Oficinas de Deus
  • As Oficinas de Deus

As Oficinas de Deus

Les Bureaux de Dieu (França 2007). De Claire Simon. Com Béatrice Dalle, Isabelle Carré, Michel Boujenah, Nathalie Baye, Nicole Garcia, Rachida Brakni. Em cores/122’.

Sinopse, Rio de Janeiro

Sinopse

Anne, Denise, Marta, Yasmine e Milena são conselheiras do Centro de Planejamento Familiar. Elas ouvem moças e mulheres que anseiam por liberdade sexual e procuram informações sobre métodos contraceptivos e aborto. Djamila quer tomar pílula anticoncepcional porque seu relacionamento com o namorado está ficando sério. A mãe de Zoé deu-lhe camisinhas, mas chamou a filha de prostituta. Nejma escondeu suas pílulas longe de casa porque a mãe vasculha sua bolsa. Hélène lamenta-se por ser tão fértil; Adeline desejava ter tido o bebê, assim como Margot. Maria Angela gostaria de estar grávida, enquanto Ana Maria havia optado por amor e liberdade. Neste escritório de Deus, elas convivem, riem e choram com todas essas mulheres que vêm, anonimamente, contar suas histórias de vida.

Rio de Janeiro

  • Custe o que custar
  • Custe o que custar

Custe o que custar

Coûte que coûte (França 1996). De Claire Simon. Em cores/90’.

Sinopse, Rio de Janeiro

Sinopse


A diretora filmou durante seis meses a luta constante que uma pequena empresa leva para sobreviver e pagar as despesas e os salários dos seus empregados, para ela a comédia trágica do trabalho, tudo o que somos levados a fazer para viver em nosso mundo.

Rio de Janeiro

  • Gare du Nord
  • Gare du Nord
  • Gare du Nord
  • Gare du Nord

Gare du Nord

(França 2013). De Claire Simon. Com Monia Chokri, Nicole Garcia, Reda Kateb. Em cores/119’.

Sinopse, Rio de Janeiro

Sinopse

O filme explora os encontros e desencontros na estação Gare du Nord, em Paris, focando em quatro personagens que, ao meio do fluxo de pessoas que chegam e vão, se apaixonam e descobrem novas formas de ver a vida

Rio de Janeiro