Festival Ópera na Tela em São Paulo e no Rio de Janeiro

Festival Ópera na Tela em São Paulo e no Rio de Janeiro


São Paulo e Rio de Janeiro, 18/10 a 12/11/2019

Entre os dias 18 e 27 de outubro, o Festival Ópera na Tela acontecerá pela primeira vez em São Paulo, no Museu da Casa Brasileira. Já entre os dias 31 de outubro e 12 de novembro, a 5ª edição do Festival em terras cariocas acontece no Parque Lage.

O Festival, produzido pela Bonfilm, tem como objetivo proporcionar a experiência de assistir às montagens mais grandiosas da ópera em tela gigante, com alta qualidade de som e imagem, cadeiras confortáveis e preços acessíveis.  Em cada cidade será montada uma tenda a céu aberto para a exibição de uma récita por dia, os títulos, em cópias digitais e legendadas, integraram a temporada europeia recente compondo uma programação diversa entre óperas clássicas e releituras mais contemporâneas.

Guiseppe Verdi é um dos homenageados deste ano, com a exibição de cinco de suas mais famosas composições de ópera: A Traviata, dirigida por Simon Stone, Falstaff, regida pelo maestro Daniel Barenboim, Atilla, que abriu a temporada lírica do Scala de Milão 2018/2019, O Trovador, com a soprano Anna Netrebko, e Rigoletto, encenada num palco flutuante do Festival de Bregenz. Além disso, a programação inclui obras de Mozart, Glück, Offenbach, Lehár, Monteverdi, Wagner e Puccini. A mostra também promove uma masterclass gratuita de canto lírico com Raphaël Sikorski, com participação mediante inscrição no site.

No intuito de democratizar a arte lírica e formar novas plateias, o Festival também propõe ações educativas. Entre elas, será realizada uma ópera com 400 crianças, O Principe de Palavrastortas, cuja apresentação acontecerá nos dias 05 e 06 de novembro no Teatro Riachuelo, no Rio de Janeiro. Para ser viabilizada essa iniciativa social, o Festival está realizando um financiamento coletivo no site https://benfeitoria.com/operaparacriancas, e aqueles que contribuirem poderão ganhar ingressos para as apresentações no Teatro Riachuelo e para o Festival Ópera na Tela.