Festival Varilux de Cinema Francês 2016

Festival Varilux de Cinema Francês 2016


50 Cidades no Brasil, 08 a 22/06/2016

Este ano, O Festival Varilux de Cinema Francês acontece de 8 a 22 de junho, ganhando uma semana a mais de exibição em 50 cidades brasileiras. Ao todo, a programação contará com 15 filmes inéditos e um grande clássico do cinema francês, incluindo filme premiado em Cannes, longa protagonizado por vencedor de Oscar e produção com os atores mais admirados da França. Esses são alguns dos pontos altos da edição 2016 do Festival.

CONVIDADOS

O diretor Roschdy Zem virá ao país apresentar o longa Chocolate, protagonizado pelo ator Omar Sy, que ficou conhecido e admirado mundialmente por sua atuação em Intocáveis. Ao diretor Roschdy Zem, se juntam o diretor Philippe Le Guay (Pedalando com Molière), que traz a comédia Flórida, com Sandrine Kiberlain e Jean Rochefort, dois ícones de gerações diferentes do cinema francês, inspiração para o cartaz dessa edição do festival. O também diretor Bruno Podalydes, que, além de escrever e dirigir, ainda atua no papel principal da comédia Um Doce Refúgio, e a atriz Lou de Laâge (Respire), que interpreta uma médica francesa da Cruz Vermelha atendendo sobreviventes da Segunda Guerra até chegar a um convento Beneditino onde freiras estão prestes a dar à luz, no drama histórico Agnus Dei, de Anne Fontaine. O jovem e muito badalado ator Vincent Lacoste (Hipocrátes, Diário de uma Camareira), protagonista ao lado da atriz Julie Delpy, da comédia, Lolo, o Filho da Minha Namorada, dirigida pela própria atriz, completa a delegação francesa que participará de apresentações e debates nas cidades de São Paulo e Rio de Janeiro. 

ATIVIDADES PARALELAS

O evento conta também com as atividades paralelas, como Oficina Franco-Brasileira de Roteiros, que este ano também será ministrada em Recife, além do Rio de Janeiro, realizada em parceria com o Conservatório Europeu de Escrita Audiovisual (CEEA) Paris/França. 

Em sua 5ª Edição, na cidade do Rio de Janeiro, consolidada no calendário anual de eventos do mercado audiovisual, terá como diferencial o oferecimento de três diferentes módulos de aplicação: cinema, formatos para TV e gênero da comédia. Em Recife, sob a coordenação de François Sauvagnargues, especialista em ficção e diretor geral do FIPA (Biarritz/França), a oficina será ministrada pelos especialistas franceses, professores do CEEA, Alain Layrac, Claire Barré, Corinne Klomp e Romain Compingt.

O Festival Varilux de Cinema Francês promove pela primeira vez uma oficina cinematográfica – voltado para profissionais e iniciantes, no Rio de Janeiro. A Oficina de Crítica Cinematográfica será ministrada pelo renomado crítico francês Jean-Michel Frodon, ex-diretor da redação da prestigiada revista Cahiers du Cinéma.

Para os amantes de animação, o festival apresenta o filme vencedor do prêmio Cristal do Festival de Animação de Annecy em 2015,  Abril e o mundo extraordinário de Frank Ekinci e Christian Desmares.

 Tudo sobre o festival, aqui

Ordenar por: título | data de exibição

Programação