MOSTRA DE SAO PAULO 2009

MOSTRA DE SAO PAULO 2009


23/10 a 05/11/2009

A 33ª Mostra Internacional de Cinema acontece entre 23 de outubro e 5 de novembro. O festival acontece em 17 cinemas da cidade, onde serão exibidas quase 1500 sessões de mais de 400 filmes de todo o mundo. Criada para comemorar os 30 anos do Museu de Arte de São Paulo (MASP), a Mostra hoje é um dos principais eventos cinematográficos do país, reconhecida em todo o mundo.

Em 2009, a Mostra Internacional de Cinema compõe as comemorações oficiais do Ano da França no Brasil. A cerimônia de abertura oficial ocorrerá às 21h, no dia 22, no Auditório do Ibirapuera. Em seguida, será exibido o filme "À Procura de Eric", de Ken Loach, e ainda haverá uma festa para os convidados na casa noturna The Week, na Lapa.

Durante o evento, os amantes do cinema poderão conferir uma grande variedade de filmes e grandes diretores, como o francês Alain Resnais (com o filme "Ervas Daninhas"), o brasileiro Beto Brant ("O Amor segundo B. Schianberg"), Patrice Chéreau, também francês ("Perseguição"), o espanhol Pedro Almodóvar ("Abraços Partidos"), entre muitos outros.

A programação completa e mais informações podem ser conferidas no site oficial da Mostra: http://www.mostra.org

Ordenar por: título | data de exibição | cidade

Programação

  • 35 Doses de Rum
  • 35 Doses de Rum
  • 35 Doses de Rum
  • 35 Doses de Rum

35 Doses de Rum

35 Rhums (Alemanha, França 2008). De Claire Denis. Com Alex Descas, Djédjé Apali, Grégoire Colin. Em cores/100’. Classificação etária 12 anos.

Sinopse,

23 Out 2009

Sinopse

O viúvo Lionel é condutor de trens e vive num complexo habitacional com sua filha Josephine, que criou sozinho. Os dois tem fortes laços e passam muito tempo na companhia um do outro. Um taxista que começa a rodar pelo bairro flerta com Josephine e eles passam a sair juntos. Lionel, por sua vez, atrai a atenção de uma mulher de meia-idade, com quem tenta marcar um encontro. Quando o namorado de Josephine aceita um trabalho no exterior e se muda, deixando a moça balançada, Lionel percebe que a filha está ficando independente e que talvez seja hora de eles confrontarem seus passados.

* Festival de Veneza 2008.
* Prêmio Especial do Júri - Festival Internacional de Gijón 2008.

  • Unibanco Arteplex São Paulo - sala 2
    23 a 24/10/2009 às 00:00
  • Unibanco Arteplex São Paulo - sala 2
    23 a 24/10/2009 às 00:00
  • O Menino Peixe
  • O Menino Peixe
  • O Menino Peixe
  • O Menino Peixe

O Menino Peixe

El Niño Pez (Argentina, Espanha, França 2009). De Lucía Puenzo. Em cores/96’.

Sinopse,

25 Out 2009

Sinopse


Lala e Guayi são as protagonistas desta história de amor desesperado, onde a diferença social das garotas a fazem cometer um crime. Mas seu objetivo é seguir seus sonhos e encontrar um lugar no mundo para poderem viver seu amor.

  • Unibanco Arteplex São Paulo - sala 2
    25/10/2009 às 22h20
  • Cúmplices
  • Cúmplices
  • Cúmplices
  • Cúmplices

Cúmplices

Complices (França, Suíça 2010). De Frédéric Mermoud. Com Cyril Descours, Emmanuelle Devos, Gilbert Melki, Nina Meurisse. Em cores/93’.

Sinopse,

26 Out 2009

Sinopse


Desde a primeira troca de olhares num cybercafé Vincent e Rebecca se amaram. São jovens, apenas 18 anos, e olham a vida com despreocupação. Porém, dois meses mais tarde, o corpo de Vincent é encontrado no rio Rhône e Rebecca desapareceu. O inspetor Hervé Cagan e sua parceira Karine Mangin ficam encarregados da investigação. Ao retraçar o fio da história de amor que ligava Vincent e Rebecca à vida e à morte, Hervé e Karine encontram-se diante das falhas de suas próprias vidas...

  • Multiplex Marabá
    26/10/2009 às 16:00

Himalaya-Terra dos ventos

Himalaya-where the wind dwells (França 2008). De Jeon Soo-il. Em cores/’.

Sinopse,

27 Out 2009

Sinopse

Choi chega a Jharkot, Nepal. Leva nos braços uma urna que contém as cinzas do operário nepalês Dorje, morto em um acidente. A família enlutada aguarda a chegada da urna. Encontrar os parentes do morto é mais doloroso do que ele pensava, e por isso ele decide ficar com a família. Cada vez que o vento sopra, rodas de oração em todo o canto da cidade entoam hinos melancólicos. Parece o fim do mundo, e não há ninguém para conversar. Fitando a esposa de Dorje ou um campo de neve nas terras altas, Choi deseja a paz de espírito, mas o vento apenas sopra pela cidade sem trazer resposta.

  • Multiplex Marabá
    27/10/2009 às 14:00

O PASSO SUSPENSO DA CEGONHA

TO METEORO VIMA TOU PELARGOU (França, Grécia, Itália, Suíça 1991). De Theos Angelopoulos. Em cores/140’.

Sinopse,

29 Out 2009

Sinopse

Enviado à zona de fronteira da Grécia para fazer uma reportagem, jovem jornalista descobre uma cidade dividida ao meio por um rio. Ele observa um casamento surreal em que a noiva e sua família estão em de um lado e o noivo e seus parentes do outro, perdidos sob o céu frio. Essa remota cidade fantasma é chamada de “sala de espera” pelos moradores, a maioria refugiados de diferentes países, que esperam sua vez de sair e começar uma nova vida “em algum lugar qualquer”. No curso da investigação, ele também descobre um idoso, refugiado recluso, que cultiva batatas. Mas o jornalista acredita que ele é um famoso político grego, desaparecido anos antes, que deixou um rastro de perguntas sem respostas.

  • Matilha Csfsagultural
    29/10/2009 às 17h20

Paisagem na Neblina

Topio Stin Omichli (França, Grécia, Itália 1988). De Theos Angelopoulos. Em cores/127’.

Sinopse,

29 Out 2009

Sinopse

Duas crianças, uma menina de 11 anos e um menino de cinco, decidem fugir de casa. Deixando a mãe para trás, sem dinheiro ou referência, saem de Atenas em busca do pai, que emigrou para a Alemanha. Os dois não sabem que esse pai na realidade não existe, e que nem mesmo são filhos do mesmo homem. Assim, sua jornada torna-se uma entrada perigosa e dramática no mundo adulto. Prêmio da Crítica na 15ª Mostra.

  • Matilha Csfsagultural
    29/10/2009 às 14:00

Garimpeiro

Orpailleur (França 2009). De Marc Barrat. Em cores/’.

Sinopse,

30 Out 2009

Sinopse

Rod decide voltar à Guiana, país em que nasceu, acompanhado por Gonz, um amigo de infância. Em Caiena, eles começam a investigar o passado de Rod. Uma busca que vai levá-los ao coração da floresta virgem e aos campos ilegais de garimpo.

  • Matilha Csfsagultural
    30/10/2009 às 14:00

Louise Michel, a rebelde

Louise Michel (França 2009). De Sólveig Anspach. Em cores/90’.

Sinopse,

31 Out 2009

Sinopse

Louise Michel é uma francesa revoltosa da Comuna de Paris. Embora todos saibam seu nome, ninguém sabe quem ela é. Condenada por ter combatido as tropas de Bismark, depois de um tempo na prisão Rochefort, ela é enviada como milhares de revolucionários para a distante Nouméa, na Nova Caledônia, enquanto em Paris o jovem George Clémenceau tenta obter anistia para todos os comunas. Professora, amiga do famoso Victor Hugo, torna-se em Nouméa uma resistente admirada por todos os homens. Ela não só anima suas companheiras de prisão como também faz amigos entre os nativos da ilha, conhecidos como Kanaks. Ensina-lhes francês, aprende os seus costumes e fica ao lado deles quando se levantam contra a autoridade colonial. Sua anarquia não é uma ideologia, mas uma atitude moral. Ela conclui a detenção lecionando numa escola que reúne na mesma sala crianças Kanaks e outras etnias.

  • Multiplex Marabá
    31/10/2009 às 17h50
  • 14-18 O som e a furia
  • 14-18 O som e a furia

14-18 O som e a furia

14_18 Le bruit et la fureur (França 2009). Em cores/’.

Sinopse,

03 Nov 2009

Sinopse

Como dezenas de milhões de homens que lutaram na Primeira Guerra Mundial podem ter sofrido durante quatro anos, dia após dia, noite após noite? Como puderam aceitar a ideia da certeza da morte ou de um ferimento sem saber exatamente a razão pela qual estavam lutando? Parece haver uma única resposta: a guerra foi mantida por um consenso geral.

  • Multiplex Marabá
    03/11/2009 às 16:20
  • A Mulher sem Piano
  • A Mulher sem Piano
  • A Mulher sem Piano
  • A Mulher sem Piano
  • A Mulher sem Piano

A Mulher sem Piano

La Mujer sin Piano (Espanha, França 2009). De Javier Rebollo. Em cores/95’.

Sinopse,

03 Nov 2009

Sinopse

Com Carmen Machi, Jan Budar, Pep Ricart.


Vinte e quatro horas na vida de uma mulher casada, para quem nada se compara à satisfação de servir pontualmente o almoço. Numa segunda-feira à noite, ela decide fugir. Depois de uma noite vagando a esmo, ela poderá voltar a ser a mulher que foi um dia, antes de anos de rotina. Nunca tendo conhecido outro homem além de seu marido, ela encontra um jovem estrangeiro com quem vai viver uma história trágica.


  • Matilha Csfsagultural
    03/11/2009 às 17:20