Novembre Numérique: Digital & Democracia

Novembre Numérique: Digital & Democracia


Rio de Janeiro, Recife, São Paulo, 01 a 30/11/2018

O tema escolhido pelo Instituto Francês do Brasil para a edição deste ano do Novembre Numérique (Novembro Digital), "Digital e Democracia", questiona: como o meio digital pode ser um instrumento de democratização das nossas sociedades? O evento, que é gratuito e dura todo o mês de novembro, visa a promoção de debates e experiências através de diversas atividades ligadas à cultura digital no Rio de Janeiro, em Recife, no Rec N’ Play, e em São Paulo.

Como parte da programação do Novembre Numérique, estarão instaladas experiências de realidade virtual na Midiateca do Instituto Francês do Brasil, como parte da programação do Festival do Rio, e no festival Rec N’ Play, em Recife. A programação de realidade virtual foi feita em parceria com o festival NewImages (Forum des Images), que aconteceu em abril de 2018 em Paris.

Durante todo o mês de novembro, tablets com aplicativos franceses da exibição Machines à Lire estarão dispostos nos horários de aberturas da BiblioMaison. Haverá horários específicos de mediação da atividade. Também na BiblioMaison, durante todas as sextas de novembro os Superconect@dos auxiliarão gratuitamente usuários necessitados de ajuda para o manuseio de leitores de livros digitais, tablets, computadores e celulares. A biblioteca também recebe alunos de francês de escolas e universidades do estado do Rio nas Manhãs Geeks da Maison. Também haverá o lançamento do PS4 com 2 videogames da programação S’il vous Play do Instituto Francês: Last Fight (Piranaking) e (Absolver) de Soclap e um torneio dos clássicos jogos FIFA18, Just Dance e Wipeout no dia 24/11. Ocorre ainda a Mesa-Redonda Horizontes da Inteligência Artificial: diálogos entre teoria e política no dia 8/11 para discutir os rumos da Inteligência Artificial. 

Acontece também no âmbito do Novembre Numérique o evento Lectures Electriques, que apresentará performances radiofônicas ao vivo em programas de rádio no Rio e em Recife. Esse projeto vem sendo desenvolvido há dois anos em vários territórios, como Paris, Atenas e Bruxelas, pelo coletivo francês kom.post. As performances radiofônicas acontecem no dia 7 de novembro em Recife (Rec’n’Play) e no dia 12 no Rio de Janeiro (BiblioMaison). Já no dia 27/11, o CineMaison, no Rio, apresenta a sessão#StandUp4HumanRights do Mobile Film Festival com 50 filmes da seleção oficial da 14ª edição do Mobile Film Festival. A chamada de filmes teve como base temática as festividades do 70º aniversário da Declaração Universal dos Direitos Humanos.

Ordenar por: título | data de exibição

Programação