O Novíssimo Cinema Francês

O Novíssimo Cinema Francês


Rio Grande do Sul, 17/07 a 21/11/2015

O SESI-RS em parceria com a Embaixada da França no Brasil e com o apoio do Institut Français, promove pela primeira vez no Brasil a mostra "O Novíssimo Cinema Francês". Guiada pela premissa de fugir do cânones que já possuem seu lugar de prestígio na história do cinema, a mostra visa apresentar ao público uma nova produção fresca e inventiva. Por isso a seleção elege apenas o primeiro ou segundo longas-metragens de realizadores que se destacaram, seja no circuito comercial ou de festivais europeus, como um sopro inovador na cinematografia francesa. 

Entre os filmes selecionados, o tema da juventude, suas angústias, dúvidas e anseios, permuta pela maioria dos filmes. Cada realizador buscar exprimir uma relação próxima e diferente das descobertas adolescente, revelando a diversidade de visões que se pode ter sobre a mesma idade.

Dessa forma, a Mostra propõe um panorama da novíssima safra de filmes franceses, obras pouco celebradas e difundidas no Brasil, mas que representam a riqueza e diversidade de uma cinematografia em constante inovação.

A Mostra SESI de Cinema Francês traz ao público gaúcho cinco produçoes francesas para todas as idades, em 7 municípios do Estado do Rio Grande do Sul. 

Ordenar por: título | data de exibição | cidade

Programação

  • Como um leão
  • Como um leão

Como um leão

Comme un lion (França 2011). De Samuel Collardey. Com Marc Barbe. Em cores/102’.

Sinopse, Canoa, Portão, Montenegro

Sinopse

Mitri é um garoto de 15 anos que mora no Senegal. Como a maioria de seus amigos, ele joga futebol e sonha em algum dia poder jogar para o Barça ou o Chelsea. Quando um agente de recrutamento mostra interesse nele, Mitri acredita que seu dia chegou. Sua família entra em dívida para pagar sua viagem a Europa. Ao chegar a Paris, seu sonho desaba e ele é deixado sozinho. Sem um centavo, em uma cidade desconhecida e sem querer enfrentar a vergonha em voltar para sua vila, ele começa sua jornada.

Canoa

  • Centro Esportivo SESI - Canoa
    17/07/2015 às 10h 13h30
    Rua Aurora 1220 — Vila Rosa, Canoa

Portão

  • Centro Esportivo SESI - Portão
    19/07/2015 às 16h
    Rua Uruguaiana 448 — centro, Portão

Montenegro

  • Centro de Atividades SESI - Montenegro
    21/11/2015
    Rua Campos Netto 455 — Senai, Montenegro
  • Os Garotões
  • Os Garotões
  • Os Garotões
  • Os Garotões

Os Garotões

Les Beaux gosses (França 2009). De Riad Sattouf. Com Anthony Sonigo, Vincent Lacoste. Em cores/90’.

Sinopse, Lajeado

Sinopse

Hervé, 14 anos, é um adolescente bem médio. Com pulsões transbordando, físico infeliz e esperteza média, mora só com a mãe. Na escola, está se saindo quase bem, sempre com bons amigos. Sua mente está obcecada pela idéia de namorar uma garota. Infelizmente, neste campo, só leva foras, porém sem se abalar. Um dia, sem entender bem como, ele descobre que Aurore, uma das garotas mais bonitas da sala, está gostando dele. Apesar das paqueradas mais óbvias, Hervé, um pouco simplório, não percebe nada. Por fim, quando se dá conta, Aurore se recusa a sair com ele. Depois, sem aviso prévio, ela se joga nos braços dele. Finalmente, ele está namorando! Camel, seu melhor amigo, grande admirador de filmes X e masturbador inveterado, convence Hervé de tentar dormir com a namorada. Perante seu amigo, Hervé se vangloria da própria virilidade, mas quando está com a Aurore, é outra coisa...

Lajeado

  • Centro de Atividades SESI - Lajeado
    12/08/2015 às 14h
    Av. Amazonas 1815 — Universitário, Lajeado
  • Vândalo
  • Vândalo
  • Vândalo

Vândalo

Vandal (França 2013). De Hélier Cisterne. Com Jean-Marc Barr, Zinedine Benchenine. Em cores/84’.

Sinopse, Pelotas

Sinopse

Chérif, de 15 anos, é um adolescente rebelde e solitário. Incapaz de lidar com ele, sua mãe decide mandá-lo viver com seus tios em Estrasburgo, onde ele deve retomar sua formação profissional para se tornar pedreiro. É sua última chance. Mas, rapidamente, Chérif se sente sufocar nessa nova vida enquanto, todas as noites, grafiteiros trabalham nas paredes da cidade. Um novo mundo se abre para ele...

Pelotas

  • Centro de Atividades SESI - Pelotas
    31/07/2015 às 18h30
    Av. Bento Gonçalves 4823 — centro, Pelotas