Programação de Cinema no Mês da Francofonia

Programação de Cinema no Mês da Francofonia


RJ, Niteroi, SP, BH e Brasília, 21 a 31/03/2018

Celebrado anualmente em março, o Mês da Francofonia é dedicado aos países que falam a língua francesa – hoje a 5ª mais falada no planeta. Para aproximar o público do vasto universo não só da língua, mas também da cultura destes países, uma extensa programação será organizada em todo Brasil.

O cinema fará parte dela através da 7ª Mostra de Filmes Francófonos (21 a 28 de março), que acontecerá paralelamente no Cine Arte UFF, em Niteroi, no Cinemaison e na Aliança Francesa de Botafogo, no Rio de Janeiro. O público poderá assistir gratuitamente filmes da França, Suíça, Canadá, Bélgica, Líbano e Burkina Faso. Consulte a programação completa aqui.

Além disso, o Sesc Vila Mariana, em São Paulo, recebe a Mostra de filmes da Francofonia (21 a 23 de março) com uma seleção de filmes belgas, franceses, quebequenses e suíços que trazem um pouco da diversidade de narrativas, linguagem e formatos da produção audiovisual destes países.

PROGRAMAÇÃO
21 de março (quarta):

18:00 - Ruby pleine de marde + Tadoussac 
20:00 - Sarah interpreta um lobisomem  

22 de março (quinta):
15:00 Eu sou como sou + Pacientes
18:00 - Dois dias, uma noite

23 de março (sexta):
15:00 - Minha vida de Abobrinha
18:00 - No solo + Swagger
20:00 -  A Paixão de Augustine 

O Centro Cultural Banco do Brasil de Brasília (CCBB Brasília) será sede do 21º Festival de Cinema Francófono (20 a 31 de março), que contará com produções da França, Bélgica, Burkina Faso, Costa do Marfim, Eslovênia, República Democrática do Congo, Senegal e Suíça. Oportunidade única para conhecer a rica cultura desses países pelo olhar da sétima arte.

PROGRAMAÇÃO
21 de março (quarta):
17:00 – Boa sorte Argélia  
19:30 – A Paixão de Augustine 

22 de março (quinta):
17:00 – Aya de Yopougon 
19:30 – Pânico  

23 de março (sexta):
17:00 – O Quadro 
19:30 – Entre nós, o estranho  

24 de março (sábado):
17:00 – A Economia do Amor 
19:30 – Sarah interpreta um lobisomem  

25 de março (domingo):
15:00 – Minha vida de Abobrinha 
17:00 – Boa sorte Argélia 
19:30 – Tempestade  

27 de março (terça):
17:00 – O olho do furacão 
19:30 – A Economia do Amor 

28 de março (quarta):
17:00 – Entre nós, o estranho 
19:30 – Pânico 

29 de março (quinta):
17:00 – Hoje 
19:30 – Sarah interpreta um lobisomem  

31 de março (sábado):
15:00 – Minha vida de Abobrinha
17:00 – A Paixão de Augustine 
19:30 – Tempestade 

Além disso, o MIS Santa Tereza, em Belho Horizonte, recebe a Mostra Cinema Francófono na Luta que, cinquenta anos depois dos eventos de maio de 1968 na França, A Primavera de Praga, A Passeata dos Cem Mil e o movimento dos direitos cívicos nos EUA contra a guerra do Vietnã, traz 11 filmes para refletir sobre o papel do cinema na luta.

PROGRAMAÇÃO
21 de março (quarta):
19:30 – Dois Dias, Uma Noite 

22 de março (quinta):
19:30 – O Olho do Ciclone 

23 de março (sexta):
19:30 – Obrigado, Patrão! 

24 de março (sábado):
17:00 – Kirikou e a Feiticeira (*Dublado em português)
19:00 – Garotos do Leste (Eastern Boys) 

25 de março (domingo):
17:00 – A Menina Sem Mãos 
19:00 – Adama 

28 de março (quarta):
19:30 – Jovem Tigre 

29 de março (quinta):
19:30 – O Exercício do Poder 

30 de março (sexta-feira):
17:00 – O Fundo do Ar é Vermelho – Primeira Parte 
19:00 – O Fundo do Ar é Vermelho – Segunda Parte 

31 de março (sábado):
19:00 – O Planeta Fantástico 

SINOPSES

Aya de Yopougon (Aya de Yopougon) • Costa do Marfim
2011/ Animação / 84 min / 10 anos / De Marguerite Abouet e Clément Oubrerie
Final dos anos setenta, Aya e suas duas amigas, Adjoua e Bintou, têm 19 anos e vivem em Abidjan, na Costa do Marfim. Enquanto Adjoua e Bintou preferem aproveitar essa virtude saindo à noite e procurando um marido, Aya tem outra ambição, ser médica.

Hoje / Aujourd’hui • França/ Senegal
2012 / Drama / 86 min / 14 anos / De Alain Gomis
Exuberante e poético, um cativante retrato do Senegal é apresentado através um homem que aguarda sua sentença de morte por um julgamento. Ele então decide fazer do seu último dia de vida, o melhor de todos. 

Tempestade / Tempête • França
2016 / Comédia – Drama / 79 min / 14 anos / De Samuel Collardey
Aos 36 anos, Dom é um marinheiro a bordo do Petit Gael II, um barco de pesca do porto de Sables d’Olonne. Desde seu divórcio, um ano atrás, sua filha Mailys, e seu filho Matteo, escolheram viver com ele, apesar de sua ausência. Quando Mailys fica grávida, Dom percebe que ele deve fazer escolhas.

Boa sorte Argélia / Goodluck Algeria • França
2015 / Comédia – Ficção / 90 min / Livre / De Fami Bentoumi
Sam e Stéphane, dois amigos de infância, são sócios em um negócio de equipamentos de esqui. Quando surge uma ameaça às finanças, eles optam por apostar na incerteza: os Jogos Olímpicos na Argélia. Além da prática esportiva, esse desafio fará com que Sam se reconecte com algumas de suas raízes.

O Pânico / Panika • Eslovênia
2013 / Comédia – Drama / 100 min / 14 anos / De Bárbara Zemljic
Buscando dar mais emoção à vida, uma mulher na faixa dos 30 anos inicia um caso extraconjugal. Mesmo perdendo o marido, o emprego e, também o amante, ela acha que ela deve recomeçar e prezar pela diversão. 

A economia do amor / L’économie du couple • Bélgica / França
2016 / Drama / 98 min / 10 anos / De Joachim Lafosse
Marie e Boris decidem se divorciar depois de 15 anos de casados. Marie comprou a casa que eles vivem juntos com suas duas filhas, mas foi Boris quem pagou pela reforma e transformou completamente o lugar. Em descordo na divisão no imóvel, o casal tem que continuar dividindo o mesmo espaço até que entrem em um consenso.

Entre nós, o estranho • Ucrânia / Brasil
2015 / Documentário / 83 min / Livre / Guto Pasko
O documentário apresenta o cotidiano dos moradores de Prudentópolis, cidade do sul do país onde 75% da população é de origem ucraniana. Por mais de um século, os brasileiros do local tiveram que compartilhar seus costumes com os daquele povo, cuja história já faz parte do local.

Minha vida de Abobrinha / Ma vie de courgette • Suíça/França
2016 / Animação / 66 min / 10 anos / De Claude Barras
Abobrinha é um apelido intrigante para um menino de 9 anos de idade, cuja história é surpreendentemente universal. Após a morte repentina de sua mãe, Abobrinha luta para encontrar seu lugar em um novo lar que lhe é estranho e, por vezes, hostil. No entanto, ele contará com a ajuda de Raimundo, seu novo amigo, nessa nova e desconhecida jornada.

Sarah interpreta um lobisomem / Sarah joue un loup-garou • Suíça / Alemanha
2017 / Ficção / 86 min / 14 anos / De Katharina Wyss
No palco, Sarah, uma garota de 17 anos, dá o máximo de si. Quando atua, ela se transforma completamente no personagem. Mas quais mentiras se escondem em sua presença radical em cena? Um segredo a ponto de ser revelado. Sarah anseia por alguém em que possa confiar. Entretanto, quanto mais ela manifesta esse desejo, mais acaba afastando as pessoas dispostas a se aproximar dela.

A Paixão da Augustine / La Passion D’Augustine • Canadá
2014 / Drama / 103 min / Livre / De Léa Pool
Nos anos 60, Madre Augustine dirige uma escola convento para meninas, que transforma em um tesouro musical: suas alunas vencem todas as competições de prestígio na região. Quando o governo ameaça fechar a escola, seu mundo vira de pernas para o ar. Ela e as demais freiras são forçadas a buscar uma nova vocação em sua alma.

O olho do furacão /L’œil du cyclone • Burkina Faso
2015 / Drama / 97 min / Livre / De Sékou Traoré
Emma, uma jovem advogada, ainda vive com a sombra de suas memórias de infância: ela se refugiou com sua família, quando um grupo de rebeldes invadiu uma área de mineração, onde seu pai trabalhava. Vinte anos depois, o grupo continua a resistir às forças do governo. Um dia, um juiz pede a Emma para defender um desses rebeldes capturados pelo exército.

O Quadro / Le Tableau • Bélgica / França / Suíça
2011 / Animação / 76 min / Livre / De Jean-François Laguionie
Em um quadro inacabado, vivem três tipos de personagens: os que estão totalmente pintados, detentores do poder e que se julgam superiores; aqueles com pequenos detalhes sem tinta; e os que são apenas esboços, sofrendo o desprezo e a violência dos primeiros. Uma história de amor entre duas dessas “classes” extrapola os limites do quadro à procura do pintor para que ele termine seu trabalho.

O Insulto/ L'insulte • Líbano/ Bélgica / Chipre / França / EUA
2018 / Drama / 112 min / 14 anos / De Ziad Doueiri
Beirute. Toni (Adel Karam) é um cristão libanês que sempre rega as plantas de sua varanda e um dia, acidentalmente, acaba molhando Yasser (Kamel El Basha), um refugiado palestino. Assim começa um intenso desacordo que evolui para julgamento com ampla cobertura midiática e toma dimensão nacional.

Wallay • França / Burkina Faso / Qatar
2017 / Drama / 84 min / De Berni Goldblat
Com 13 anos de idade, Ady foi criado sozinho por seu pai, mas a relação entre os dois parece estar cada vez mais difícil. Decidido a fazer com que ele amadureça, o pai do garoto decide enviá-lo para Burkina Faso, localizado no outro lado do Mediterrâneo, onde ele ficará sob a supervisão do tio Amadou. Ady embarca nesta viagem pretendendo se divertir muito, mas ele logo encara sua realidade.

A Garota Ocidental - Entre o coração e a tradição / Noces  • Bélgica / Luxemburgo / Paquistão / França
2017 / Drama / 98 min / 14 anos / De Stephan Streker
Grávida aos 18 anos, Zahira (Lina El Arabi) precisa lidar com a possibilidade de fazer um aborto, escondendo o caso dos pais, ou ter a criança. Tal situação é agravada ainda mais pela devoção religiosa de sua família, que apenas aceita que ela se case com um homem paquistanês. Decidida a escolher ela mesma o rumo de sua vida, Zahira acaba enfrentando sérios problemas.

Cessar Fogo / Cessez le feu • França
2016 / 103 min / Drama / De Emmanuel Courcol.
No início dos anos 20, Georges Laffont, traumatizado pelos horrores da Primeira Guerra Mundial, decide mudar de vida e ir para África Ocidental, em companhia do artista Diofo, que também sobreviveu à grande guerra. Georges retorna a Paris com uma carga de máscaras tribais para encontrar seu irmão Marcel, veterano de guerra que vive com a sua mãe. Tentando desesperadamente se livrar do trauma, Georges encontrará conforto em Hélène, uma professora de linguagem de sinais.

Pacientes / Patients • França
2016 / Drama / 110 min / De Grand Corps Malade e Mehdi Idir. 
Ben chega a um centro de reabilitação depois de um grave acidente, incapaz de realizar atividades básicas. Seus novos amigos também carregam suas desvantagens. Juntos eles vão aprender a ter paciência. Eles vão resistir, se vangloriar, engajar, seduzir, mas especialmente encontrar a energia para reaprender a viver. Patients é a história de um renascimento, de uma viagem caótica feita de vitórias e derrotas, de lágrimas e risos, mas principalmente de encontros: nós não nos curamos sozinhos.

Tadoussac  Québec / Canada
2017 / 89 min / Drama  Livre / De Martin Laroche |

Durante o inverno, Chloé, de 18 anos, foge de Montreal e pega carona até Tadoussac, um pequeno povoado turístico de Quebec. Em troca de um quarto para ficar, ela trabalha em um albergue local, assim como vários outros jovens viajantes. Mas, em segredo, Chloé também está à procura de alguém.

Eu sou como eu sou / Je suis comme je suis • França 
2014 / 3min / Animação / Livre / De Marion Auvin
Neste poema de Jacques Prévert, uma mulher fala sobre ela mesma, de sedução, do fato de se aceitar do jeito que somos. Ela personifica a beleza de todas mulheres. “Eu sou como eu sou, Eu sou feita assim, Quando quero rir, Sim eu rio muito”.

No solo Au sol  França
2014 / 19min / Comédia Dramática / Livre / De Alexis Michalik
Evelyne deve ir a Londres para o funeral da sua mãe. Ao chegar no aeroporto, não consegue encontrar os documentos de seu bebê: impossível prosseguir. Com a ajuda de Stephanie, uma jovem aeromoça, Evelyne vai combater a engrenagem da administração e talvez, decolar a tempo.

Swagger • França 
2016 / 94min / Documentário / Livre / De Olivier Babinet 
Um documentário "teen-filme" que nos transporta para dentro das mentes surpreendentes de onze adolescentes que crescem em um dos bairros mais desfavorecidos da França. Apesar das suas dificuldades na vida, as crianças de Sevran e Aulnay têm sonhos e ambições. De Olivier Babinet. Com Aïssatou Dia, Mariyama Diallo e Abou Fofana.

Dois dias, uma noite / Deux jours, une nuit • França, Bélgica, Itália 
2015 / 95min / 12 anos /  De Jean-Pierre Dardenne e  Luc Dardenne 
Sandra (Marion Cotillard) perde seu emprego pois outros trabalhadores da fábrica preferiram receber um bônus ao invés de mantê-la na equipe. Ela descobre que alguns de seus colegas foram persuadidos a votar contra ela. Mas Sandra tem uma chance de reconquistá-lo. Ela e o marido (Fabrizio Rongione) têm uma tarefa complicada para o final de semana: eles devem visitar os colegas de trabalho e convencê-los a abrir mão de seus bônus, para que o casal possa manter o seu emprego.

Obrigado, Patrão! (Merci Patron!) • França
2016 / 1h33min) / Livre / De François Ruffin
Cesar 2017 do melhor documentário.
Para Jocelyne e Serge Klur, nada vai além: sua fábrica produziu ternos Kenzo, mas foi transferida para a Polônia. Agora desempregado e endividado, o casal corre o risco de perder sua casa. Mas quando o fundador do jornal Fakir bate em sua porta, a esperança da salvação surge. 

Kirikou e a Feiticeira (Kirikou et la sorcière) • França
1998 / 1h11min / Livre / De Michel Ocelot
Exemplar sofisticado da animação europeia contemporânea, este desenho animado traz o fascínio da tradição africana numa história que celebra a coragem, a curiosidade e a astúcia. Baseado num conto da África Ocidental sobre uma comunidade subjugada por uma terrível feiticeira contra a qual o pequeno Kirikou luta para preservar sua aldeia das forças do mal. Um gênero inovador, oposto aos estúdios Disney, com imagem e música originais.

Garotos do Leste (Eastern Boys) • França
2013 / 2h09min / 16 anos / De Robin Campillo
Daniel Muller é um homem de meia-idade que se sente atraído por Marek, um jovem garoto de programa que passa seus dias com um grupo de imigrantes do leste-europeu na Gare du nord, em Paris. Daniel cria coragem e convida Marek para um programa em sua casa, mas ele não aparece sozinho. Um jogo de sedução e intimidação se segue, mas os encontros se tornam constantes e cada vez mais íntimos. Uma relação é cultivada entre Daniel e Marek, mas o caráter destrutivo do mundo de Marek não ficará dormente por muito tempo.

A Menina Sem Mãos (La jeune fille sans mains)
c
2016 / 1h16min / Livre / De Sébastien Laudenbach
Uma família, passando por dificuldades financeiras, vende sua filha para o demônio. Sua pureza a protege, mas não impede que ele lhe impute um grande castigo: tenha as suas mãos amputadas.

Adama • França
2015 / 1h22min / Livre / De Simon Rouby
Adama é um menino de 12 anos que mora em uma remota vila na África. Além da vila, existe um reino de espíritos, um local com fome de guerras, espaço para onde Adama se direciona quando seu irmão mais velho desaparece do vilarejo. Seguida por um lúcido contador de histórias e um menino de rua,o amor de Adama pelo irmão abre caminho em uma jornada para libertá-lo.

Jovem Tigre (Bébé Tigre)
• França
2014 / 1h27min / 12 anos / De Cyprien Vial
Many, 17 anos, mora na França há dois anos. Como todo adolescente, ele divide seu tempo entre as aulas, os amigos e a namorada. Mas as condições que os pais de Many, que ficaram na Índia, impuseram ao filho vão obrigá-lo a correr riscos.

O Exercício do Poder (L’Exercice de l’état) • França, Bélgica
2011 / 1h52min / 16 anos / De Pierre Schoeller
O ministro dos Transportes Bertrand Saint-Jean é acordado no meio da noite por seu diretor de gabinete. Um carro caiu numa ravina. Ele vai, não tem outra alternativa. Assim começa a odisseia de um homem de Estado num mundo cada vez mais complexo e hostil. Velocidade, luta de poderes, caos, crise econômica… Tudo se encadeia e embate. Uma urgência surge após a outra. A que sacrifícios estão os homens dispostos? Até onde aguentarão num Estado que devora os que o servem?

O Fundo do Ar é Vermelho (Le Fond de l’air est rouge) • França
1977 / 180 min /14 anos / De Chris Marker
As esperanças e as decepções suscitadas pelos movimentos revolucionários de 68 no mundo inteiro. Desde o regime chinês ao cubano, passando pela Primavera de Praga ou os movimentos estudantis e operários franceses, Marker nos relembra constantemente que não se pode simplificar o que nada tem de simples: as manifestações populares, os movimentos da política, os rumos incertos da História e da sociedade.

O Planeta Fantástico (La Planète sauvage) • França
1972 / 1h12min / Livre / René Laloux
No planeta Ygam vive uma raça gigante de seres alienígenas chamados Traaqs. Estes seres mantém os humanos Oms como animais domésticos, tratando-os muitas vezes com sadismo e maternalismo perversos, que os humanos com freqüência aplicam aos seus bichos de estimação. Certo dia, os oprimidos Oms criam uma arma secreta para provocar uma selvagem revolução.

 

Ordenar por: título | data de exibição

Programação