Raymond Depardon participa de encontros com o público carioca

Raymond Depardon participa de encontros com o público carioca


Rio de Janeiro, 17 a 19/01/2018

Aos 75 anos, o consagrado artista francês Raymond Depardon é um homem de muitas facetas. E duas delas – a de fotógrafo e a de cineasta – poderão ser melhor conhecidas pelo público em encontros com ele próprio na capital carioca. Depardon participará de dois bate-papos no Centro Cultural do Banco do Brasil (CBBB), nos dias 17 e 19 de janeiro, e de um outro no Espaço Maison, a midiateca do Consulado da França no Rio de Janeiro, no dia 18 de janeiro, às 18h30, com mediação da curadora de fotografia Marcia Mello

Depardon estará presente para falar de sua carreira como fotógrafo, inciada no final dos anos 50 na agência Dalmas – para a qual chegou a cobrir as guerras da Argélia e do Vietnã. Em 1978, ingressou no time da famosa agência Magnum, onde trabalha até hoje. Falará também do trabalho que desenvolve há mais de 30 anos como documentarista, explorando o mundo, os homens e as problemáticas do nosso tempo com uma consciência do papel do cineasta e de sua responsabilidade social.

Os encontros acontecem no âmbito da retrospectiva de suas obras com a exposição de fotografias Un moment si doux, em cartaz até 5 de fevereiro de 2018 no CCBB RJ, e com a mostra Depardon Cinemaproduzida pela Bonfilm, que conta com 25 filmes, principalmente documentários, exibidos até 28 de janeiro no CCBB do Rio de Janeiro e de São Paulo. Entre eles, 12 dias, seu último filme que esteve na seleção oficial no Festival de Cannes 2017, Os Habitantes, e os três longas da série Perfis Camponeses, realizada entre 2000 e 2008. Ao fim da programação no Rio de Janeiro, a exposição de fotografias segue para a capital paulista.

Apoio: Embaixada da França no Brasil.

Ordenar por: título | data de exibição

Programação