Agnès Varda

Agnès Varda

(1928)

Biografia

Nascida em Bruxelas, filha de pai grego e com 4 irmãos, Agnès Varda é uma cineasta e roteirista radicada na França. Seu primeiro diploma foi em fotografia, sua grande paixão. Ela é viúva do cineasta francês Jacques Demy. Juntos eles tiveram um filho, o ator  o ator Mathieu Demy, que atuou em alguns dos filmes de seus pais, como Kung-fu Master e Documenteur, dentre outros, e uma filha chamada Rosalie Varda, que seguiu a carreira de figurinista, tendo atuado apenas em três filmes, sendo dois de seu pai e um de sua mãe.
Ela já realizou curtas, longas, ficções e documentários.

Agnès Varda foi membro do júri no Festival de Veneza em 1983 e no Festival de Cannes em 2005. Ela ganhou ainda um César d'honneur pelo conjunto de sua obra em 2001.




Participação nos filmes

  • Visages, villages
  • Visages, villages
  • Visages, villages

Visages, villages

(França 2016). De Agnès Varda, JR. Em cores/’.

Sinopse

Sinopse

O documentário mostra a jornada de duas grandes pessoas conhecidas por questionarem a cultura da exibição das imagens: Agnès Varda, cineasta, e JR, fotógrafo e criador de galerias e exposições fotográficas ao ar livre.
  • Você tem belas escadarias, sabia?
  • Você tem belas escadarias, sabia?
  • Você tem belas escadarias, sabia?

Você tem belas escadarias, sabia?

T'as de beaux escaliers tu sais (França 1986). De Agnès Varda. Em cores/3’.

Sinopse

Sinopse


Como, em 150 segundos, prestar homenagem à Cinemateca Francesa, na ocasião de seu cinqüentenário, de outra forma que não seja filmando os quase 50 degraus que, subindo, levam ao Museu do Cinema e, descendo, à sala escura onde são projetadas obras-primas com célebres escadarias?
* Festival de Cannes 1986 (fora de competição) *.

DVD 3 da coleção "Varda - Todos os Curtas" - Les Courts "Parisiens".
  • Ydessa, Ursos e Etc
  • Ydessa, Ursos e Etc
  • Ydessa, Ursos e Etc

Ydessa, Ursos e Etc

Ydessa, les Ours et Etc (França 2004). De Agnès Varda. Em cores/44’.

Sinopse

Sinopse


A exposição “Os Vivos, os Ursos e Etc.”, da artista plástica Ydessa Hendeles, impressionou de tal maneira a cineasta belga Agnès Varda, que ela viajou a Toronto especialmente para entrevistar Ydessa, filha de sobreviventes do Holocausto e dona de uma curiosa coleção de fotos.
DVD 2 da coleção "Varda - Todos os Curtas" - Cinevardaphoto.