Blandine Yameogo



Participação nos filmes

  • Levanta e anda
  • Levanta e anda
  • Levanta e anda

Levanta e anda

Delwende - lève-toi et marche (França 2005). De S. Pierre Yameogo. Com Blandine Yameogo, Célestin Zongo, Claire Ilboudo, Daniel Kabore, Thomas Ngourma. Em cores/90’.

Sinopse

Sinopse

Em Burkina Faso os costumes ancestrais têm, em alguns casos, a força de uma lei. Pougbila é uma exuberante adolescente que fascina os homens de sua vila. Um dia, ela revela a sua mãe, Napoko, que foi estuprada. Sem que as duas saibam, Diarrha, seu pai, prepara um casamento arranjado. Paralelamente, crianças começam a morrer misteriosamente na região. No campo, a morte de crianças costuma ser atribuída a bruxas. Quando Pougbila deixa a cidade com a família do futuro marido, os chefes da vila fazem um ritual para descobrir a fonte do mal. Napoko é indicada como bruxa, e por isso precisa sair dali. Ganhou o Prix de l’Espoir na mostra Um Certo Olhar do Festival de Cannes de 2005
  • Nossa Estrangeira
  • Nossa Estrangeira

Nossa Estrangeira

Notre Etrangère (Burkina Fasso, França 2010). De Sarah Bouyain. Com Assita Ouedraogo, Blandine Yameogo, Dorylia Calmel. Em cores/82’.

Sinopse

Sinopse

Morando em Paris, a jovem Amy retorna a sua terra natal, Burkina Faso, após a morte do pai. Procurando sua mãe, da qual foi separada aos 8 anos, ela tem de adentrar em uma cidade da qual não possui referências e conviver com uma família que incomoda mais do que reconforta. Paralelamente, a burquinense Mariam procura desesperadamente por sua filha em Paris. Realizando serviços de limpeza, ela conhece Esther. Dessa maneira, as duas solitárias mulheres trocam experiências e aprendem a se apreciarem.

* Festival de Veneza 2010 - Venice Days.
* Festival de Ouagadougou 2011 - Prêmio do Júri.