Eric Rohmer

(1920)

Biografia

Antes de se tornar um dos principais diretores da Nouvelle Vague, Éric Rohmer foi professor de Letras e escreveu um livro, Elisabeth, em 1946.

Depois, Rohmer colabora a váriais revistas e cria la Gazette du cinéma, onde encontra Jean-Luc Godard, Jacques Rivette, François Truffaut, e Claude Chabrol. Este grupo de futuros diretores integra rapidamente a Cahiers du cinéma, da qual Rohmer será editor 1957 à 1963. É o primeiro a se tornar diretor, en 1950. Ínicio de um longa filmografia, que marcará o cinema francês e revelará numerosos atores da nova geração (Arielle Dombasle, Pascal Greggory, Fabrice Luchini...)




Participação nos filmes

  • A Carreira de Suzanne
  • A Carreira de Suzanne
  • A Carreira de Suzanne

A Carreira de Suzanne

La Carrière de Suzanne (França 1963). De Eric Rohmer. Em cores/54’.

Sinopse

Sinopse

Bertrand e Guillaume são universitários em Paris. Suzanne é uma moça aparentemente ingênua que também vive em Paris. Enquanto Bertrand se aproveita dela, Gillaume desaprova as ações dos amigos; ele por se aproveitar, ela por se deixar enganar.. Mas quando Gillaume percebe que Suzanne pode estar apaixonada por ele, foge, pois está interessado em Sophie, que não lhe dá a menor atenção.

A Carreira de Suzanne é o segundo filme da série de "Contos Morais" do diretor francês Eric Rohmer, dos quais fazem parte O Joelho de Claire e A Colecionadora<:em>.
  • A Colecionadora
  • A Colecionadora
  • A Colecionadora
  • A Colecionadora
  • A Colecionadora

A Colecionadora

La Collectionneuse (França 1967). De Eric Rohmer. Com Anne Dubot. Em cores/83’.

Sinopse

Sinopse

Adrien viaja para uma cidade à beira do Mediterrâneo, onde alugo uma casa. Está de férias e não quer fazer absolutamente nada. Ela divide a casa com seu amigo Daniel e Haydée, uma garota desconhecida que tem muitos amantes. Inicialmente, tanto Adrien quanto Daniel não dão atenção a Haydee, mas aos poucos Adrien sente-se atraído por ela.

  • A Inglesa e o Duque
  • A Inglesa e o Duque
  • A Inglesa e o Duque
  • A Inglesa e o Duque
  • A Inglesa e o Duque

A Inglesa e o Duque

L'Anglaise et le Duc (França 2001). De Eric Rohmer. Com Alain Libolt, Caroline Morin, Christian Ameri, Eric Viellard, François Marthouret, François-Marie Banier, Helena Dubiel, Jean-Claude Dreyfus, Leonard Cobiant, Lucy Russel, Marie Riviere, Michel Demierre, Serge Renko. Em cores/125’.

Sinopse

Sinopse


Grace Elliot é uma jovem aristocrata escocesa que vive em Paris durante a Revolução Francesa e tem um romance com o Duque de Orléans, primo do rei da França. O relacionamento dos dois é bastante complicado e, quanto mais os acontecimentos políticos se agravam, mais o romance se torna complexo. Grande defensora da monarquia, Grace não é capaz de conciliar seus sentimentos com as escolhas políticas do duque, partidário da morte do monarca. Esse dilema complica a situação da moça, que corre o risco de ser condenada à guilhotina, acusada de ser espiã da Inglaterra, grande inimiga da Revolução.
* Seleção oficial Festival de Veneza 2001.

  • A Marquesa d'O
  • A Marquesa d'O

A Marquesa d'O

La Marquise d'O (França 1976). De Eric Rohmer. Em cores/100’.

Sinopse

Sinopse

Final do século 18. Num reduto de guerra na Lombardia, uma viúva, cujo pai É a liderança local, É salva da vergonha por um rapaz da nobreza russa. Neste filme, a linguagem, as maneiras e o comportamento do passado são totalmente preservados. O filme poderia ser uma seqüência de "The Moral Tales" e uma introdução à "comédias e provérbios".

Baseado no romance de Heinrich von Kleist. Prêmio Do Júri Festival De Cannes 1975

  • A Mulher do Aviador
  • A Mulher do Aviador
  • A Mulher do Aviador
  • A Mulher do Aviador
  • A Mulher do Aviador

A Mulher do Aviador

La Femme de l'aviateur (França 1980). De Eric Rohmer. Com Fabrice Luchini, Marie Riviere, Mathieu Carriere, Philippe Marlaud. Em cores/101’.

Sinopse

Sinopse


François ama Anne. Como ele trabalha à noite nos Correios, os encontros são difíceis. Certa manhã, chegando apressado para encontrá-la, ele a vê saindo de casa braços dados com seu ex, Christian, que chegara de madrugada para romper definitivamente. Anne, que percebe tudo, deixa que François fique dominado por sua imaginação ciumenta. Obcecado pelo medo de ter sido traído, ele resolve não dormir e fica vagando pelas ruas de Paris, quando, numa mesinha de um café, ele vê seu rival na companhia de uma loura. Intrigado, ele os segue. Uma jovem percebe o quadro e numa ruela do bairro de Buttes-Chaumont, ela o aborda…

  • A Padeira do Bairro
  • A Padeira do Bairro

A Padeira do Bairro

La Boulangère Monceau (França 1962). De Eric Rohmer. Em preto e branco/26’.

Sinopse

Sinopse

Um jovem se aproxima de uma garota na rua, e depois de várias semanas sem a ver, ele se envolve com a garota da padaria local. Mais tarde ele precisa escolher entre as duas, quando ele marca encontro com ambas no mesmo dia.
Amor à Tarde

Amor à Tarde

L'Amour l'après-midi (França 1972). De Eric Rohmer. Em cores/97’.

Sinopse

Sinopse

Último filme da série "Seis Contos Morais" de Eric Rohmer, Amor à Tarde (L'Amour L'Après-Midi) mostra a instabilidade da vida e dos relacionamentos humanos a partir da história de Frederic (Bernard Verley). Ele leva uma tranqüila vida burguesa: sócio de um pequeno escritório parisiense, se considera feliz no casamento com Hélène, uma professora com quem ele acaba de ter o segundo filho. Todas as tardes, no entanto, sonha com outras mulheres, ainda que sem qualquer intenção de passar do pensamento à ação. Certo dia, Chloé, ex-amante de um grande amigo, aparece no seu escritório. Ela passa a fazer visitas regulares, sempre como amiga. Até o dia em que parte para a sedução, provocando um dilema moral em Frederic, que acredita em amor eterno, mas se apaixona pela moça.

As 4 aventuras de Reinette e Mirabelle

4 aventures de Reinette et Mirabelle (França 1987). De Eric Rohmer. Em cores/99’. Classificação etária 14 anos.

Sinopse

Sinopse

Reinette mora no campo, Mirabelle em Paris. Elas se conhecem quando Mirabelle vai passar o feriado no campo e Reinette a ajuda a consertar sua bicicleta. Elas ficam amigas e decidem dividir um apartamento em Paris. Mas não é tão fácil viver junto quando se tem personalidades tão diferentes: Reinette é simples e entusiasmada e Mirabelle é obscura e preguiçosa.

As Contemplações de Victor Hugo

Les Contemplation de Victor Hugo (França 1966). De Eric Rohmer. Em cores/’.

Sinopse

Sinopse

Confrontação poemas de Hugo nos dois últimos livros  de Contemplações com as paisagens de Jersey, onde ele escreveu. Textos de Victor Hugo lidos por Antoine Vitez.

As Metamorfoses da Paisagem

Les Métamorphoses du Paysages (França 1964). De Eric Rohmer. Em cores/22’.

Sinopse

Sinopse


Não é ser contra ou a favor do 'ontem' ou de 'hoje', ou mesmo que o mundo nos últimos cento e cinqüenta anos mudou de rosto como um resultado da revolução industrial, mas encontrar nesta metamorfose, durante uma meditação e um devaneio poético.