Eric Rohmer

(1920)

Biografia

Antes de se tornar um dos principais diretores da Nouvelle Vague, Éric Rohmer foi professor de Letras e escreveu um livro, Elisabeth, em 1946.

Depois, Rohmer colabora a váriais revistas e cria la Gazette du cinéma, onde encontra Jean-Luc Godard, Jacques Rivette, François Truffaut, e Claude Chabrol. Este grupo de futuros diretores integra rapidamente a Cahiers du cinéma, da qual Rohmer será editor 1957 à 1963. É o primeiro a se tornar diretor, en 1950. Ínicio de um longa filmografia, que marcará o cinema francês e revelará numerosos atores da nova geração (Arielle Dombasle, Pascal Greggory, Fabrice Luchini...)




Participação nos filmes

  • Nadja em Paris
  • Nadja em Paris
  • Nadja em Paris

Nadja em Paris

Nadja à Paris (França 1964). De Eric Rohmer. Em preto e branco/13’.

Sinopse

Sinopse

Para preparar uma tese sobre Marcel Proust, uma jovem estudante, Nadja (nascida em Begrado e naturalizada america), que vive na cidade universitária de Paris, caminha pela cidade e apresenta suas impressões.
Noites da Lua Cheia

Noites da Lua Cheia

Les Nuits de la Pleine Lune (França 1984). De Eric Rohmer. Com Pascale Ogier, Tcheky Karyo. Em cores/102’.

Sinopse

Sinopse

Louise mora com Rémi em Marne-la-Vallée. Ele é arquiteto, ela é decoradora. A vida transcorreria sem tropeços se Rémi fosse menos caseiro e Louise um pouco menos noctâmbula. Querendo de todo modo preservar sua independência, ela aluga um apartamentinho em Paris. Octave, seu amigo e confidente, está sempre a postos para acompanhá-la nos programas noturnos. Certa noite de lua cheia, sob o olhar ciumento e apaixonado de Octave, ela cede ao charme de um parceiro de dança lascivo. Mas ao amanhecer, ela percebe o quanto estaria melhor nos braços de Rémi.

O AGENTE TRIPLO

Triple Agent (França 2004). De Eric Rohmer. Em cores/115’.

Sinopse

Sinopse

Em 1936, a Frente Popular e a Guerra de Espanha agitam os espíritos. Fiodor, general do exército do czar refugia-se em Paris com a esposa grega Arsinoé. Ela simpatiza com os vizinhos comunistas, ele faz viagens secretas. Não esconde que é espião, mas não se sabe de quem. Dos Brancos anti-comunistas, da União Soviética, dos nazis, de todos?
  • O Amigo de Minha Amiga
  • O Amigo de Minha Amiga
  • O Amigo de Minha Amiga
  • O Amigo de Minha Amiga

O Amigo de Minha Amiga

L'Ami de mon amie (França 1987). De Eric Rohmer. Com Eric Viellard. Em cores/103’. Classificação etária 14 anos.

Sinopse

Sinopse

Blanche acaba de se instalar em Cergy-Pontoise, onde ela é nomeada responsável administrativa da Prefeitura. Certo dia, ela conhece a alegre e simpática Léa que, ainda que não muito esportiva, é convencida por Blanche a acompanhá-la à piscina. Lá, encontram Alexandre, um conhecido de Léa, acompanhado de Adrienne, sua namorada no momento. Blanche encanta-se por este jovem engenheiro da EDF. Chegam as férias. Léa parte, Blanche fica e, por acaso, reencontra Alexandre e tenta se aproxima dele cuidadosamente, assim como de Fabien, o namorado de Léa.

O Homem e as Imagens

L'Homme et les Images (França 1967). De Eric Rohmer. Com Jean Rouch, Jean-Luc Godard, René Clair. Em preto e branco/34’.

Sinopse

Sinopse

Uma série de entrevistas com René Clair, Jean Rouch e Jean-Luc Godard sobre temas diversos: a técnica cinematográfica e sua história, do mudo ao falado, a arte do espetáculo, o teatro, o cinema, o romance, a escritura e a imagem, o público, a televisão...
  • O Joelho de Claire
  • O Joelho de Claire
  • O Joelho de Claire
  • O Joelho de Claire
  • O Joelho de Claire

O Joelho de Claire

Le Genou de Claire (França 1970). De Eric Rohmer. Com Aurora Cornu, Béatrice Romand, Fabrice Luchini, Jean-Claude Brialy. Em cores/105’. Classificação etária 14 anos.

Sinopse

Sinopse

Jerome é um maduro, diplomata prestes a se casar e que passa suas últimas férias de solteiro às margens do lago Annecy. Lá ele reencontra Aurora, uma escritora italiana que é sua amiga e que alugou um quarto na casa de uma senhora e suas duas filhas, Laura e Claire. Logo Aurora o avisa que Laura está interessada nele, incentivando-o a ter um último namoro antes do casamento. Entretanto Jerome está interessado em Claire, tendo um desejo obsessivo em acariciar seu joelho. Ela é uma garota adorável e muito mais jovem. Um forte sentimento logo envolve o sério diplomata e a frágil, porém lúcida, garota. Como ele poderia resistir à sua personalidade, à sua inteligência e, sobretudo, como não ficar excitado com aqueles joelhos?

O Raio Verde

O Raio Verde

Le Rayon Vert (França 1986). De Eric Rohmer. Em cores/95’.

Sinopse

Sinopse

Delphine não sabe o que fazer depois que sua companheira de férias desiste da viagem duas semanas antes da partida. Ela não quer viajar sozinha, não tem namorado e tampouco tem facilidade para fazer amizades. Ela deve atravessar ao raio verde, que ilumina os sentimentos.
  • O Signo do Leão
  • O Signo do Leão
  • O Signo do Leão
  • O Signo do Leão
  • O Signo do Leão

O Signo do Leão

Le Signe du lion (França 1959). De Eric Rohmer. Com Gerard Philippe, Gilbert Edard, Jess Hahn, Michéle Girardon, Paul Bisciglia, Van Doude. Em preto e branco/103’. Classificação etária 12 anos.

Sinopse

Sinopse

Marca a estréia do francês Eric Rohmer, um dos criadores da revista Cahiers do Cinema, na direção. História trágico-cômica.

Pierre Wesselrin é um músico parisiense bon-vivant e falido, que um dia recebe um telegrama informando-o de que sua tia rica morreu. Como ela tem apenas dois parentes vivos, Pierre pressupõe que herdará sua fortuna, e convida seus amigos para uma festa celebrando a boa notícia. No dia seguinte, Pierre descobre que foi deserdado e que seu primo, que considerara um idiota, ficou com toda a herança. Sem um tostão, ele é expulso de seu apartamento, e como seus amigos estão todos em férias ou viajando a trabalho, ele é obrigado a dormir na rua.

  • Os amores de Astrée e Céladon
  • Os amores de Astrée e Céladon

Os amores de Astrée e Céladon

Les Amours d'Astrée et de Céladon (França, Itália 2007). De Eric Rohmer. Com Jocelin Quivrin. Em cores/109’. Classificação etária 14 anos.

Sinopse

Sinopse

Com Andy Gillet, Stéphanie Crayencour, Cécile Cassel, Mathilde Mosnier. - Em uma bela floresta, no tempo dos druidas, Astrée e Céladon encontram o amor verdadeiro. No entanto, Astrée é enganada por um pretendente, que diz ter seu amado a traido. Horrorizada, ela declara nunca mais querer vê-lo. Céladon, desesperado, se joga no rio. Dado como morto, o jovem é secretamente salvo por ninfas. Mas, preso às promessas de nunca mais ver Astrée, ele precisará enfrentar diversos desafios para quebrar a maldição e, enfim, viver ao lado da sua amada. Inspirado no clássico L’Astrée, de Honoré d’Urfé (Século XVII). * Exibido em competição no Festival de Veneza 2007.

Os personagens de la Bruyère

Les caractères de La Bruyère (França 1965). De Eric Rohmer. Em cores/22’.

Sinopse

Sinopse


Atores encarnam retratos diferentes de personagens de La Bruyère de um texto com narração em um cenário de castelo.