Eric Rohmer

(1920)

Biografia

Antes de se tornar um dos principais diretores da Nouvelle Vague, Éric Rohmer foi professor de Letras e escreveu um livro, Elisabeth, em 1946.

Depois, Rohmer colabora a váriais revistas e cria la Gazette du cinéma, onde encontra Jean-Luc Godard, Jacques Rivette, François Truffaut, e Claude Chabrol. Este grupo de futuros diretores integra rapidamente a Cahiers du cinéma, da qual Rohmer será editor 1957 à 1963. É o primeiro a se tornar diretor, en 1950. Ínicio de um longa filmografia, que marcará o cinema francês e revelará numerosos atores da nova geração (Arielle Dombasle, Pascal Greggory, Fabrice Luchini...)




Participação nos filmes

Paris visto por

Paris visto por

Paris vu par (França 1965). De Claude Chabrol, Eric Rohmer, Jean Rouch, Jean-Luc Godard. Com Claude Melki, Stéphane Audran. Em cores/90’.

Sinopse

Sinopse

Um jovem produtor, Barbet Schroeder, teve a idéia de confiar uma câmera 16 mm, filme e um bairro de Paris a seis de seus amigos cineastas, encomendando a eles um curta-metragem. Simplicidade original, desenvoltura da filmagem rápida, improvisação de momento, autenticidade do som direto, abono para quaisquer restrições técnicas e econômicas, tal foi a experiência caucionada por Godard, Rohmer, Chabrol, Rouch, Douchet e Pollet.
  • Pauline na Praia
  • Pauline na Praia
  • Pauline na Praia

Pauline na Praia

Pauline à la plage (França 1983). De Eric Rohmer. Em cores/94’. Classificação etária 14 anos.

Sinopse

Sinopse

Rohmer usa como pretexto ingênuos encontros entre jovens casais e solteiros para retratar alguns comportamentos em relação ao amor: idealismo, paixão, comportamento libertino, medo de laços de ligação e a forma como sobrevivem quando contrapostos à vida real.

Perceval ou o Conto do Graal

Perceval ou le conte du Graal (França 1965). De Eric Rohmer. Em cores/23’.

Sinopse

Sinopse


Descoberta e leitura de grandes passagens do romance de Perceval por Chrétien de Troyes ilustrado pelas miniaturas conservadas pela Biblioteca Nacional da França.

Perceval, o galês

Perceval, Le Galloi (Alemanha, França, Itália 1978). De Eric Rohmer. Em cores/140’.

Sinopse

Sinopse

Adaptação do romance de Chrétien de Troyes, o filme conta a história e as aventuras de Perceval, um cavaleiro da Idade Média.
  • Um Casamento Perfeito
  • Um Casamento Perfeito

Um Casamento Perfeito

Le Beau mariage (França 1982). De Eric Rohmer. Com André Dussolier, Arielle Dombasle. Em cores/97’.

Sinopse

Sinopse

Uma jovem moça resolve abandonar seu namorado comprometido e encontrar um homem para se casar. Ela escolhe um advogado, que acredita ser sua alma gêmea. Basta agora convencer o rapaz que ela é a melhor mulher para ele.