Francis Girod

Biografia




Participação nos filmes

  • La Banquière
  • La Banquière
  • La Banquière
  • La Banquière
  • La Banquière

La Banquière

(França 1980). De Francis Girod. Com Claude Brasseur, Daniel Auteuil, Jean Carmet, Jean-Claude Brialy, Jean-Louis Trintignant, Marie-France Pisier, Romy Schneider, Thierry Lhermitte. Em cores/125’.

Sinopse

Sinopse


Na Paris do entre-guerras, uma mulher afirma-se no meio das altas finanças dominado pelos homens. De origem humilde, ela atrai os pequenos investidores propondo a eles juros excepcionais. Ela propaga igualmente o gosto pelo luxo e as aventuras homossexuais. E ela pagará caro por tudo isso...

O tio da Rússia

O tio da Rússia

L'Oncle de Russie (França 2006). De Francis Girod. Com Claude Brasseur. Em cores/90’.

Sinopse

Sinopse

Durante a Segunda Guerra Mundial, os alemães enviaram muitos prisioneiros para os stalags da URSS. Ao final da guerra, a maioria daqueles prisioneiros foi mandada pelas autoridades soviéticas para campos de trabalho forçado, pois faltava mão de obra para reconstruir o país. Em plena guerra fria, esses homens foram declarados desaparecidos pelo governo russo e nenhum contato com o ocidente foi tolerado ou autorizado. Para as famílias e os governos estrangeiros, eles eram mais comumente dados por mortos. Gaston Boissac é um desses prisioneiros. Detido na União Soviética desde 1945, nem a família, ou a noiva, ou o prefeito do vilarejo natal de Soulières recebeu as inúmeras cartas que ele lhes enviara. Aos olhos de todos, ele estava desaparecido e seu nome até constava do monumento aos mortos do vilarejo. Mas com a chegada ao poder de Gorbatchev e a implantação da Perestróica, em 1989, as relações leste-oeste melhoraram consideravelmente. E é assim que no ano de 1989, aos 70 anos de idade, Gaston Boissac volta finalmente a Soulières. Uma volta que emociona todo o vilarejo…

Passage à L'Acte

(França 1996). De Francis Girod. Com Daniel Auteuil, Anne Parillaud, Marianne Denicourt, Michèle Laroque, Patrick Timsit. Em cores/105’.

Sinopse

Sinopse

O mundo parece sorrir para Antoine Rivière. Médico psicanalista, proprietário de uma casa de bela fachada de beira de rua, sua clientela lhe proporciona uma renda confortável e seus escritos lhe valem uma notoriedade crescente. Tudo continuaria de vento em popa se Antoine Rivière não tivesse cometido dois erros: aceitar Edouard Berg como paciente e dar continuidade ao tratamento. Assim, quando Berg diz ter matado sua mulher, Antoine Rivière não sabe se tem nas mãos um mitômano ou um assassino. Mas como ele poderia desconfiar que já é muito tarde e que a armadilha que o cerca já está armada?

Terminale

(França 1998). De Francis Girod. Em cores/94’.

Sinopse

Sinopse

Sete amigos, quatro rapazes e três moças, freqüentam a mesma turma do último ano de um liceu parisiense. Um dia, Caroline, a mais frágil do grupo, suicida-se em plena sala de aula. Seus seis amigos descobrem que, por um jogo perverso, o professor de filosofia, Rémi Terrien, um mau-caráter sedutor e desprezível, dormiu com Caroline e depois a abandonou brutalmente. Além de tudo, ele freqüenta meios extremistas. Amparados em sua missão de vingança pelo orientador educacional do liceu, os seis convencem-se que cabe a eles impedir que Terrien prejudique outra pessoa fazendo com que ele seja expulso da rede de Educação Nacional. Até o ponto em que, julgando a sanção leve demais em relação ao ódio que o professor inspira neles, os seis começam a achar que Terrien deve morrer. Eles conseguirão passar da intenção à ação?
  • Trio infernal
  • Trio infernal

Trio infernal

Le trio infernal (Alemanha, França, Itália 1974). De Francis Girod. Com Michel Piccoli, Romy Schneider. Em cores/107’.

Sinopse

Sinopse


Na área de Marselha, Sr. Sarret, advogado e orador renomado, organiza brilhantes fraudes de seguros com a cumplicidade de duas irmãs alemãs que tornaram-se suas amantes.

Un ami parfait

Un ami parfait

(França 2005). De Francis Girod. Com Carole Bouquet. Em cores/102’.

Sinopse

Sinopse

Quando abre os olhos no hospital, depois de sofrer um traumatismo craniano, Julien Rossi, jornalista investigativo, ignora tudo sobre as circunstâncias que o levaram àquele estado e não reconhece a mulher que se apresenta como sua companheira, Marlène. A mulher de que Julien se lembra e ama, chama-se Anna. Julien sofre de uma amnésia parcial que apagou de sua memória os sessenta últimos dias que precederam o acidente. Interrogado pela polícia, ele começa logo a se perguntar se foi mesmo um acidente... A memória de Julien volta em ondas: impressões de déjà vu, efeitos sonoros recorrentes, ecos de vozes que voltam à superfície... Passo a passo, apesar das dúvidas e dificuldades, Julien está determinado a esclarecer o passado desaparecido... Filme apresentado na seleção oficial do Festival de Berlim 2006, e no encerramento do Festival do Cinema Policial de Cognac (2006).