Gérard Depardieu

Gérard Depardieu

Biografia

Com origens humildes, filho de um operário metalúrgico, fugiu de casa aos treze anos. Após uma juventude delinquente, é encaminhado por uma assistente social a trabalhar no teatro, iniciando-se no grupo <span style="font-weight: bold;">Café de la Gare</span>, onde conhece <span style="font-weight: bold;">Patrick Dewaere</span> e <span style="font-weight: bold;">Miou-Miou</span>. Estreia-se no cinema, ainda adolescente, com a curta-metragem <span style="font-style: italic;">Le Beatnik</span> <span style="font-style: italic;">et le minet </span>(1965). <br />Depois de actuar em pequenos papéis, populariza-se em <span style="font-style: italic;">Os Corações Loucos</span> (1974) de Bertrand Blier. Na década de 1980 consolida-se como um dos mais importantes actores franceses. Trabalha com F. Truffaut, M. Pialat, P. Weber, C. Berri, e muitos outros. <br />Foram-lhe atribuídas duas vezes o prémio César, pelas suas interpretações em <span style="font-style: italic;">Le Dernier métro</span> (1980) de François Truffaut e <span style="font-style: italic;">Cyrano </span>(1990) de Jean-Paul Rappeneau. O último valeu-lhe igualmente a nomeação ao Óscar de Melhor Actor Estrangeiro. O seu porte favorece igualmente a sua interpretação do herói dos quadrinhos Obélix em <span style="font-style: italic;">Astérix e Obélix Contra César</span>, adaptação para o cinema da obra de Goscinny e Uderzo. O filme foi um enorme sucesso na França e no mundo, sendo continuado em 2002 por <span style="font-style: italic;">Astérix & Obélix: Missão Cleópatra</span>. E hoje em dia o ator francês mais conhecido no mundo. <br />




Participação nos filmes

  • Tour de France
  • Tour de France
  • Tour de France

Tour de France

(França 2017). Com Gérard Depardieu. Em cores/95’.

Sinopse

Sinopse

De Rachid Djaïdani. Far’Hook é um jovem rapper de vinte anos que é forçado a deixar Paris por um tempo. Seu produtor, então, recomenda que o jovem artista passe um tempo com seu pai, Serge, um homem decidido a seguir os passos de Joseph Vernet, um famoso pintor francês. Logo, o rapper se junta a Serge e a jornada dos dois criará uma amizade improvável entre dois homens extremamente distintos.

Un Pont entre Deux Rives

(França 1998). De Gérard Depardieu. Com Gérard Depardieu, Carole Bouquet, Dominique Reymond, Mélanie Laurent. Em cores/88’.

Sinopse

Sinopse

Mina, jovem e bela jovem cheia de sonhos, desposou Georges, que a fascinava por seu espírito empreendedor. Mas quinze anos depois do nascimento do filho Tommy, os sonhos evaporados a deixam disponível para a aventura que pode lhe proporcionar o belo Mathias, engenheiro que percorre o mundo construindo pontes e portos. Inevitavelmente esta história de amor irá preencher os sonhos de Nina…
Uranus

Uranus

(França 1990). De Claude Berri. Com Gérard Depardieu, Michel Blanc. Em cores/95’.

Sinopse

Sinopse

Primavera de 1945. Uma pequena cidade do interior severamente destruída pelos bombardeios. Todos deveriam regozijar-se pelo fim da guerra, mas entre comunistas e colaboracionistas a paz custa a voltar. A tensão aumenta quando se sabe que Maxime Louin, autor de artigos pró-Hitler durante a Ocupação, está de volta e esconde-se em algum lugar da cidade.
  • Vale do amor
  • Vale do amor
  • Vale do amor

Vale do amor

The Valley of Love (França 2016). De Guillaume Nicloux. Com Gérard Depardieu, Isabelle Huppert. Em cores/93’.

Sinopse

Sinopse

Um casal de meia idade vive o luto por perder um filho quando encontram uma carta do falecido pedindo para encontrá-los no Vale da Morte, nos Estados Unidos. Intrigados, eles resolvem fazer a viagem e comparecer ao encontro.
Vatel: um Banquete para o Rei

Vatel: um Banquete para o Rei

Vatel (França 2000). Com Gérard Depardieu. Em cores/103’. Classificação etária 14.

Sinopse

Sinopse

Durante o reinado de Luís XIV, o Príncipe de Condé tenta seduzir o rei com um fim de semana com muito luxo para acabar com as dívidas da província. Porém, Vatel, o mordomo do Príncipe, se apaixona e passa disputar uma mulher com o monarca, atrapalhando todos os planos do príncipe. Oscar (indicação) Direção de Arte - 2001
  • Viagem do Coração
  • Viagem do Coração
  • Viagem do Coração
  • Viagem do Coração
  • Viagem do Coração

Viagem do Coração

Bon voyage (França 2004). De Jean-Paul Rappeneau. Com Aurore Clement, Edith Scob, Gérard Depardieu, Grégori Dérangère, Isabelle Adjani, Michel Vuillermoz, Virginie Ledoyen. Em cores/114’.

Sinopse

Sinopse

Pouco após o início da 2ª Guerra Mundial a Alemanha invade a França, ocupando Paris. Figuras importantes, como parlamentares, jornalistas, médicos e intelectuais, se refugiam no hotel Splendide, em Bordeaux - cidade livre do domínio nazista. Quando essa elite se vê obrigada a conviver com espiões e criminosos, passa a surgir toda espécie de intrigas e alianças políticas. Mas também nascem tórridos romances, como o vivido por um jovem que precisa escolher entre uma atriz famosa e uma estudante, enquanto se posiciona frente a questões políticas.

  • Vidocq
  • Vidocq
  • Vidocq
  • Vidocq

Vidocq

(França 2001). De Pitof. Com Guillaume Canet, André Dussolier, Edith Scob, Gérard Depardieu, Gilles Arbona, Isabelle Renaud, Moussa Maaskri. Em cores/100’.

Sinopse

Sinopse

Paris, 1830. Às vésperas de uma segunda revolução, a capital está em rebuliço e o barulho da revolta só cresce. Carlos X acaba de abdicar. Vidocq, o chefe da segurança nacional, persegue uma estranha criatura conhecida como O Alquimista, ­a qual, supõe-se, é responsável por uma série de crimes e raptos. Quando finalmente encontra o inimigo, Vidocq é vencido e, horrorizado ao descobrir o verdadeiro rosto do Alquimista, joga-se num poço em chamas. Etienne, um jornalista que pretendia escrever um livro sobre Vidocq, passa então a seguir os últimos passos de seu personagem e acaba tendo surpreendentes revelações em sua viagem ao submundo de Paris.

Volpone

(França 2003). De Frédéric Auburtin. Com Gérard Depardieu. Em cores/90’. Classificação etária 12.

Sinopse

Sinopse

Golpista viaja de cidade em cidade se passando por um homem rico que tem um testamento por fazer.