Jean-Pierre Dardenne

Jean-Pierre Dardenne

(1951)

Biografia

<span style="font-weight: bold;">Jean-Pierre Dardenne</span> nasceu em Engis, Bélgica, em 1951. <span style="font-weight: bold;">Luc Dardenne</span> nasceu em Awirs, Bélgica, em 1954. Dirigiram diversos documentários, até estrearem em longas-metragens de ficção em 1987. Com a <span style="font-style: italic; font-weight: bold;">A Promessa</span> (1996), exibido na Quinzena dos Realizadores de Cannes, ganharam renome internacional. <span style="font-style: italic; font-weight: bold;">Rosetta </span>(1999), recebeu a Palma de Ouro em Cannes. Com a vitória do mesmo prêmio por este <span style="font-style: italic; font-weight: bold;">A Criança</span>, conquistaram pela segunda vez a Palma de Ouro, fato ocorrido apenas com quatro outros cineastas.<br />




Participação nos filmes

  • A Criança
  • A Criança
  • A Criança

A Criança

L'enfant (Bélgica, França 2005). De Jean-Pierre Dardenne, Luc Dardenne. Com Déborah François, Fabrizio Rongione, Jérémie Renier, Jérémie Segard, Olivier Gourmet. Em cores/95’.

Sinopse

Sinopse

Sonia, 18 anos, acabou de dar à luz um menino. Bruno, o pai, com 20 anos de idade vive de pequenos roubos cometidos por ele e seus comparsas adolescentes. Os dois vêem de maneira bem diferente o significado da chegada desta criança, e os atos de Bruno em relação ao filho colocarão o casal diante de sérios dilemas sobre suas existências. Ganhador da Palma de Ouro do Festival de Cannes em 2005.

Veja o trailer!

  • A garota desconhecida
  • A garota desconhecida

A garota desconhecida

La fille inconnue (Bélgica, França 2016). De Jean-Pierre Dardenne, Luc Dardenne. Com Adèle Haenel, Jérémie Renier. Em cores/153’.

Sinopse

Sinopse

Certa noite, após encerrar o atendimento no consultório, Jenny, uma jovem médica, escuta a campainha, mas não atende. No dia seguinte, a polícia informa que uma jovem desconhecida foi encontrada morta perto dali.
A Promessa

A Promessa

La Promesse (França 1996). De Jean-Pierre Dardenne, Luc Dardenne. Com Jérémie Renier. Em cores/88’.

Sinopse

Sinopse

Pai e filho ganham dinheiro explorando imigrantes ilegais. Quando um deles morre no trabalho, o filho promete ao moribundo cuidar de sua esposa enquanto o pai tenta esconder o corpo da polícia.
  • Dois dias, Uma noite
  • Dois dias, Uma noite
  • Dois dias, Uma noite

Dois dias, Uma noite

Deux Jours, Une Nuit (Bélgica, França, Itália 2014). De Jean-Pierre Dardenne, Luc Dardenne. Com Fabrizio Rongione, Marion Cotillard. Em cores/95’.

Sinopse

Sinopse

Sandra descobre que seus colegas de trabalho optaram por um significativo bônus salarial em troca de sua demissão. Ela tem apenas um fim de semana para convencê-los a desistir do bônus para que ela mantenha seu emprego.

O Filho

Le Fils (Bélgica, França 2002). De Jean-Pierre Dardenne. Com Olivier Gourmet. Em cores/98’. Classificação etária 12.

Sinopse

Sinopse

Com a chegada de novo rapaz, professor em centro de reabilitação para jovens problemáticos tem sua vida mudada.
  • O Garoto da Bicicleta
  • O Garoto da Bicicleta
  • O Garoto da Bicicleta
  • O Garoto da Bicicleta
  • O Garoto da Bicicleta

O Garoto da Bicicleta

Le Gamin au vélo (Bélgica, França 2011). De Jean-Pierre Dardenne, Luc Dardenne. Com Cécile de France, Fabrizio Rongione, Jérémie Renier, Olivier Gourmet. Em cores/87’.

Sinopse

Sinopse


Cyril tem quase 12 anos e apenas um plano: encontrar seu pai, que o deixou temporariamente em um orfanato. Por acaso, ele conhece Samantha, que administra um salão de cabeleireiro e concorda em deixá-lo ficar com ela nos fins de semana. Mas Cyril não reconhece o amor que Samantha sente por ele, um amor que ele precisa desesperadamente para acalmar sua raiva.

  • O Silêncio De Lorna
  • O Silêncio De Lorna
  • O Silêncio De Lorna

O Silêncio De Lorna

Le Silence de Lorna (Bélgica, França 2008). De Jean-Pierre Dardenne, Luc Dardenne. Em cores/105’.

Sinopse

Sinopse

Com Arta Dobroshi, Jérémie Rénier, Fabrizio Rongione, Alban Ukaj, Morgan Marinne. - Lorna, jovem imigrante albanesa, vive na Bélgica, onde sonha em abrir uma lanchonete com seu namorado Sokol. Para tal, ela entra nos esquemas escusos do criminoso Fabio, que lhe arranja um casamento branco com Claudy, jovem viciado em drogas. Segundo o planejado, Lorna deveria se casar em seguida com um mafioso russo, disposto a pagar muito dinheiro por isso. Para que esse segundo casamento se dê rapidamente, Fabio tenciona matar Claudy. No entanto, Lorna acaba se apegando ao rapaz e tem dúvidas se conseguirá compactuar com o crime. Melhor Roteiro no Festival de Cannes 2008.