Jean-Pierre Léaud

Jean-Pierre Léaud

(1944)

Biografia

Jean-Pierre Léaud estreou-se como actor de cinema aos 15 anos, no papel de <span style="font-weight: bold;">Antoine Doinel</span>, um alter-ego do realizador francês François Truffaut, em <span style="font-style: italic; font-weight: bold;">Os Incompreendidos</span>. Léaud protagonizou mais quatro filmes de Truffaut que mostravam a vida de Doinel, ao longo de um período de 20 anos - ao lado da atriz Claude Jade como a sua namorada e depois esposa. Estes filmes são: <span style="font-weight: bold; font-style: italic;">O Amor aos Vinte Anos</span> (1962), <span style="font-weight: bold; font-style: italic;">Beijos Roubados</span> (1968), <span style="font-weight: bold; font-style: italic;">Domicílio Conjugal</span> (1970) e <span style="font-weight: bold; font-style: italic;">Amor em Fuga</span> (1979). <br />Léaud também participou em filmes de outros realizadores influentes, como Jean-Luc Godard, Bernardo Bertolucci e, mais recentemente, Olivier Assayas e Hou Hsiao Hsien.




Participação nos filmes

  • A Chinesa
  • A Chinesa
  • A Chinesa
  • A Chinesa

A Chinesa

La Chinoise (França 1967). De Jean-Luc Godard. Com Jean-Pierre Léaud. Em cores/96’. Classificação etária Livre.

Sinopse

Sinopse


Paris, Verão de 1967. Alguns tentavam aplicar os princípios que romperam com a burguesia da URSS e dos partidos comunistas ocidentais em nome de Mao Tsé-Tung. Imersos no pensamento de Mao e em literatu- ra comunista, um grupo de estudantes franceses começa a questionar a sua posição no mundo e as possibilidades de o mudar, mesmo que isso signifique considerar o ter- rorismo como uma via possível.

A Guerra em Paris

A Guerra em Paris

La Guerre à Paris (França 2002). Com Elodie Bouchez, Jean-Pierre Léaud. Em cores/85’.

Sinopse

Sinopse

Um filme de Yolande Zauberman.

O cenário é a França em plena Segunda Guerra Mundial. Jules tem 19 anos e vive conforme sua rotina. Seu irmão Thomas sonha em participar da Resistência Francesa. Os dois amam a mesma mulher – Ana Maria, uma jovem espanhola integrante do movimento. Durante esse período de medo, conflito, coragem, traição e sacrificio, o trio amadurece mais rapidamente que o esperado.

  • A Mãe e a Puta
  • A Mãe e a Puta
  • A Mãe e a Puta
  • A Mãe e a Puta
  • A Mãe e a Puta

A Mãe e a Puta

La Maman et la putain (França 1973). De Jean Eustache. Com Bernadette Lafont, Francoise Lebrun, Jean-Pierre Léaud. Em preto e branco/217’.

Sinopse

Sinopse

Paris ainda sofre com as seqüelas de Maio de 68 quando um jovem, que aparentemente mantém relacionamento aberto com a mulher com quem vive, se apaixona por uma enfermeira de sexo fácil. Estabelece-se um triangulo amoroso com a ideia de manter um relacionamento a três.

  • A morte de Luís XIV
  • A morte de Luís XIV
  • A morte de Luís XIV

A morte de Luís XIV

Last days of Louis XIV (Espanha, França, Portugal 2016). De Albert Serra. Com Jean-Pierre Léaud. Em cores/105’.

Sinopse

Sinopse

Agosto 1715. Depois de uma caminhada, Luís XIV sente uma dor na perna. Nos próximos dias, o Rei continua a cumprir seus deveres e obrigações, mas seu sono é intranquilo, ele tem febre, mal se alimenta e está cada dia mais fraco. Albert Serra reconstrói os dias da lenta agonia do maior Rei da França, interpretado magistralmente por Jean-Pierre Léaud, rodeado em seu quarto por seus fiéis seguidores e pelos médicos, e que marcará o fim de um reinado de 72 anos do Rei Sol.
Amor aos 20 Anos

Amor aos 20 Anos

L'Amour à 20 ans (Alemanha, França, Itália, Japão, Polônia 1962). De François Truffaut. Com Jean-Pierre Léaud, Marie-France Pisier. Em preto e branco/120’.

Sinopse

Sinopse


Cinco filmes sobre o amor entre os jovens de cinco países diferentes. Entre eles, Antoine e Colette, filme de Truffaut sobre a frustrada relação de um casal. Os demais diretores são Shintaro Ishihara, Renzo Rossellini, Marcel Ophuls e Andrzej Wajda.

  • Amor em Fuga
  • Amor em Fuga
  • Amor em Fuga
  • Amor em Fuga

Amor em Fuga

L'Amour en Fuite (França 1978). De François Truffaut. Com Jean-Pierre Léaud, Marie-France Pisier. Em cores/94’.

Sinopse

Sinopse

Aos trinta e cinco anos, Antoine Doinel continua o mesmo adolescente de sempre. Divorcia-se de sua mulher Christine e começa a rever diversos personagens que marcaram sua vida : Colette, seu primeiro amor; e Lucien, ex-amante de sua mãe.... Prisioneiro de seu passado, redescobre o futuro em Sabine, por quem se apaixona ao ver sua foto.

Ver o trailer aqui.

Antoine e Colette

Antoine e Colette

Antoine et Colette (França 1962). De François Truffaut. Com Jean-Pierre Léaud, Marie-France Pisier. Em preto e branco/32’.

Sinopse

Sinopse

Antoine Doinel é um garoto de 17 anos solitário que trabalha para a Phillips fabricando LPs. Um dia, ele se apaixona pela primeira vez ao conhecer a jovem estudante Colette. Os dois começam a sair como amigos, e os pais dela começam a tratá-lo como se ele fosse parte da família, mas ele não tem certeza se o amor é correspondido. Sequência de Os Incompreendidos (1959), este curta foi originalmente parte do filme coletivo O Amor aos 20 Anos.
  • As Duas Inglesas e o Continente
  • As Duas Inglesas e o Continente
  • As Duas Inglesas e o Continente
  • As Duas Inglesas e o Continente
  • As Duas Inglesas e o Continente

As Duas Inglesas e o Continente

Les Deux Anglaises et le continent (França 1971). De François Truffaut. Com Jean-Pierre Léaud, Philippe Leotard. Em cores/124’.

Sinopse

Sinopse

Claude, um jovem parisiense de confortável situação social, mimado e superprotegido pela mãe, conhece Anne Brown, uma jovem inglesa que está de visita a Paris; Claude e Anne tornam-se amigos e esta convida-o a ir ao País de Gales conhecer a sua irmã Muriel. Claude pede Muriel em casamento mas Muriel tem muitas dúvidas. Uma espécie de conselho familiar decide que os dois jovens devem passar um ano sem se verem e se, após aquele período, persistirem na decisão, então poderão se casar. De regresso a Paris, Claude torna-se crítico de arte, conhece outras mulheres e torna-se amante de Anne mas esta relação está longe de ser pacífica. Claude escreverá seu primeiro romance, Jerôme et Julien, inspirado na sua própria história de um homem que ama duas mulheres ao mesmo tempo.

  • Ascensão e Queda de um Pequeno Negócio de Cinema
  • Ascensão e Queda de um Pequeno Negócio de Cinema
  • Ascensão e Queda de um Pequeno Negócio de Cinema

Ascensão e Queda de um Pequeno Negócio de Cinema

Grandeur et décadence d’um petit commerce de cinéma (França 1986). De Jean-Luc Godard. Com Jean-Pierre Léaud, Jean-Pierre Mocky, Marie Valera. Em cores/90’. Classificação etária Livre.

Sinopse

Sinopse

Episódio 21 da primeira temporada da série de televisão francesa “Série noire”, dirigido por Jean-Luc Godard. Nesse episódio, Gaspard Bazin, diretor, prepara seu filme e faz tentativas para recrutar figurantes para os papeis menores. Jean Almereyda, o produtor, já viveu seus dias de glória mas agora luta para acumular capital para manter seu negócio. Entre eles há Eurydice, a mulher de Almereyda que quer ser uma artista.

  • Beijos Proibidos
  • Beijos Proibidos
  • Beijos Proibidos
  • Beijos Proibidos
  • Beijos Proibidos

Beijos Proibidos

Baisers volés (França 1968). De François Truffaut. Com Daniel Ceccaldi, Delphine Seyrig, Jean-Pierre Léaud, Michael Lonsdale. Em cores/90’. Classificação etária Livre.

Sinopse

Sinopse

Antoine Doinel acaba de sair do exército. O filme mostra suas aventuras amorosas e sua passagem por empregos como vigia noturno, detetive particular e técnico de conserto de televisão. Ele arranja uma namorada e vai trabalhar numa sapataria, onde se apaixona pela mulher do dono.