Luc Jacquet



Participação nos filmes

  • A Marcha dos Pingüins
  • A Marcha dos Pingüins
  • A Marcha dos Pingüins
  • A Marcha dos Pingüins

A Marcha dos Pingüins

La Marche de l'Empereur (Estados Unidos, França 2005). De Luc Jacquet. Em cores/85’. Classificação etária Livre.

Sinopse

Sinopse

Em um cenário de gelo desértico, surge uma bela história da natureza que se repete há milênios e da qual depende a manutenção da espécie: a marcha de milhares de pingüins imperadores em busca do par perfeito. Por instinto, enfileirados aos montes, machos e fêmeas deixam seu habitat natural em direção ao deserto gelado da Antártica em uma maratona de bravura e sobrevivência até realizar seu ritual de acasalamento. O documentário mostra a inversão de papéis entre pingüins machos e fêmeas, onde o casal se separa após um breve tempo suficiente para a fecundação. A fêmea deixa o ovo para ser chocado pelo macho, enquanto retorna para o mar em busca de alimento. Meses se passam e os pingüins machos têm a árdua tarefa de aquecer e proteger o rebento, à espera do retorno de suas fêmeas. A nova família de pingüins terá que se reunir no prazo máximo de 48 horas para que o novo membro receba comida, caso contrário, não sobreviverá. O reencontro com as fêmeas dá largada à corrida dos machos em direção às águas do Oceano Antártico, a marcha dos famintos. Caberá agora, às fêmeas, a tarefa de preparar os filhos para a vida adulta, até que possam se arriscar sozinhos no mar. Assim, o ciclo se fecha até chegada do próximo Outono.

CONFIRA O DOSSIÊ PEDAGÔGICO DO FILME DISPONIBILIZADO EM PORTUGUÊS PELO FICI

  • A Raposa e a Menina
  • A Raposa e a Menina
  • A Raposa e a Menina
  • A Raposa e a Menina
  • A Raposa e a Menina

A Raposa e a Menina

Le Renard et l'enfant (França 2007). De Luc Jacquet. Com Isabelle Carré. Em cores/96’.

Sinopse

Sinopse


Na curva de uma estrada, perto de uma campina, uma menina encontra uma perigosa raposa, que vem em sua direção. Sem medo, elas começam uma bela amizade, e viverão aventuras das quais elas nunca vão se esquecer.

  • Era Uma Vez Uma Floresta
  • Era Uma Vez Uma Floresta
  • Era Uma Vez Uma Floresta

Era Uma Vez Uma Floresta

Il était une forêt (França 2013). De Luc Jacquet. Em cores/78’.

Sinopse

Sinopse

Era uma vez uma floresta, convida-nos a uma descoberta sem precedentes de florestas tropicais primárias. Pela primeira vez, uma floresta tropical vai nascer diante dos nossos olhos. Este filme sintetiza uma enorme quantidade de conhecimento adquirido ao longo dos séculos. Desde o primeiro plantio na floresta até o desenvolvimento das relações entre plantas e animais, não são menos do que sete séculos que decorreram diante de nossos olhos. Era uma vez uma floresta oferece uma viagem única pela floresta, uma viagem através da própria vida. Há anos, o vencedor de um Oscar, Luc Jacquet, vem filmando a natureza e o mundo animal para comover e surpreender os espectadores através de histórias únicas e emocionantes. Seu encontro com o botânico Francis Hallé deu à luz a este patrimônio cinematográfico sobre as florestas tropicais primárias.