Mati Diop



Participação nos filmes

  • Atlânticos
  • Atlânticos

Atlânticos

Atlantiques (França 2009). De Mati Diop. Em cores/15’.

Sinopse

Sinopse

À noite, em volta da fogueira num acampamento, Serigne, um jovem de Dakar (Senegal), conta aos seus amigos sua odisséia de clandestino embarcado. Eles ficam desconcertados e se surpreendem com sua coragem, que o levou a enfrentar o oceano Atlântico e a morte. Todos escutam aquele que escapou do perigo sem entender perfeitamente o que o levou a embarcar para a Europa, onde a sobrevivência é mais fácil, mas parece ser inalcançável. * Tiger award, Rotterdam International Film Festival, 2010 *;
* Competição oficial de curta metragem, Festival do Cinéma du réel, Paris 2010.

  • Mil Sóis
  • Mil Sóis
  • Mil Sóis

Mil Sóis

Mille Soleils (França 2013). De Mati Diop. Em cores/45’.

Sinopse

Sinopse

Dois amantes sonham com um paraíso, que segundo suas projeções fica em Paris, e buscam maneiras de chegar até lá. Um segue o sonho e vai para o exílio, enquanto o outro escolhe ficar até o último minuto. Um jornada sobre escolhas.
  • Snow Canon
  • Snow Canon
  • Snow Canon

Snow Canon

(França 2011). De Mati Diop. Em cores/33’.

Sinopse

Sinopse

Vanina adora ouvir o rangido do assoalho debaixo de seus pés descalços; Vanina adora se besuntar de protetor solar em frente à lareira de pedra; Vanina adora o pelo do seu coelho Souci; Vanina adora sentir o cheiro do couro do sofá branco; Vanina adora conversar com Eloise online. Mas, acima de tudo, Vanina adora sua baby sitter americana, Mary Jane…
Sucesso no Vietnã

Sucesso no Vietnã

Big in Vietnam (França 2012). De Mati Diop. Em cores/29’.

Sinopse

Sinopse


Na floresta perto de Marselha, o diretor Franco vietnamita Henriette Nhung está filmando Dangerous Liaisons, com a ajuda de seu filho Mike. Mas quando o ator principal desaparece, tudo chega a um impasse. O filme perde a sua Valmont, e o diretor logo depois. Atrás dela, ela deixa todo o elenco e a equipe, agora os passageiros a bordo de um navio fantasma, com apenas o jovem Mike como capitão. Como ela anda na cidade portuária, Henriette descobre um mundo que lembra a de sua antiga casa, no Vietnã. Aqui, ela conhece um homem assombrado por uma longa viagem sem retorno.