Sotigui Kouyate

Sotigui Kouyate

(1936 — 2010)

Biografia

<b style="font-family: sans-serif; font-size: 13px; line-height: 19px; text-align: -webkit-auto; ">Sotigui Kouyaté</b><span style="font-family: sans-serif; font-size: 13px; line-height: 19px; text-align: -webkit-auto; "> foi um dos maiores atores africanos, é pai do diretor Dani Kouyaté e era membro da etnia Mandinka.</span>




Participação nos filmes

A coragem dos outros

A coragem dos outros

Le courage des autres (Burkina Fasso 1982). De Christian Richard. Com Sotigui Kouyate. Em cores/92’.

Sinopse

Sinopse

Num passado longínquo, no auge do comércio triangular, em algum ligar da África, um mercado da savana é atacado por cavalheiros africanos que se dedicam ao comércio de escravos.

  • A Gênesis
  • A Gênesis
  • A Gênesis

A Gênesis

La Genèse (Mali 1999). De Cheick Oumar Sissoko. Com Balla Moussa Keita, Sotigui Kouyate. Em cores/99’.

Sinopse

Sinopse

Inspirado no livro sagrado do Gênesis, este filme conta a luta de poder entre duas famílias: um clã de pastores liderado por Jacob e outro clã de caçadores liderado por seu irmão Esaú. Pego no fogo cruzado está seu primo Hamor, e sua tribo de agricultores.

  • Keïta! a Herança do Griot
  • Keïta! a Herança do Griot
  • Keïta! a Herança do Griot

Keïta! a Herança do Griot

Keïta! l'Héritage du Griot (Burkina Fasso 1995). De Dani Kouyaté. Com Abdoulaye Komboudri, Seydou Boro, Sotigui Kouyate. Em cores/97’.

Sinopse

Sinopse

Enquanto dorme em sua rede, o contador de histórias Djeliba se vê em uma missão em um sonho. Ele deixou a cidade e se estabeleceu no jardim de uma família de classe média moderna. Mabo, a criança da família, é rapidamente intrigado com o velho griot , que prometeu contar a história do seu nome. Um nome que evoca uma história épica, a do fundador do Império de Mandinga, Sundiata Keita, o filho da mulher búfalo.

  • Little Senegal
  • Little Senegal
  • Little Senegal

Little Senegal

(Alemanha, Argélia, França 2000). De Rachid Bouchareb. Com Karim Koussein Traore, Roschdy Zem, Sharon Hope, Sotigui Kouyate. Em cores/98’.

Sinopse

Sinopse

Apaixonado pela história de seu povo, Alloune que vive na África decide visitar as Américas à procura dos descendentes de seus ancestrais, deportados como escravos, dois séculos atrás. Das plantações do Sul à Little Senegal, um bairro africano do Harlem, Alloune acaba encontrando uma prima distante, Ida, que ignora tudo de seu passado. Guiado pelo desejo de reunir sua família além dos séculos e fronteiras, e levado por seu envolvimento com Ida, ele encontra seu sobrinho Hassan, motorista de taxi clandestino, e sua noiva Eileen, grávida e esquiva; encontra também Karim, disposto a tudo com Amalris para obter sua green card... No filme, aparecem enfim todas as contradições entre a América dos Negros e a África de seus antepassados.

  • London River
  • London River
  • London River
  • London River

London River

(Argélia, França, Grã-Bretanha (Reino Unido, UK) 2009). De Rachid Bouchareb. Com Bernard Blancan, Roschdy Zem, Sotigui Kouyate. Em cores/88’.

Sinopse

Sinopse


Elisabeth Sommers vive em uma ilha do Canal da Mancha. Ousmane é africano e mora no interior da França, onde trabalha como guarda florestal. Ele, mulçumano, ela, cristã. Em comum, apenas o fato de seus filhos estudarem em Londres. Em julho de 2005, as notícias de atentados terroristas na capital britânica correm o mundo, e Ousmane e Elisabeth perdem contato com os filhos. Na falta de notícias, decidem ir atrás deles. Sua busca irá aproximá-los e, apesar das diferenças religiosas, os dois se unirão pela fé de encontrar seus filhos vivos.

* Urso de Prata de Melhor Ator no Festival de Berlim 2009. *

  • Sotigui Kouyate, um griot moderno
  • Sotigui Kouyate, um griot moderno
  • Sotigui Kouyate, um griot moderno

Sotigui Kouyate, um griot moderno

Sotigui Kouyate, un griot moderne (Chade 1997). De Mahamat Saleh Haroun. Com Sotigui Kouyate. Em cores/58’.

Sinopse

Sinopse

Bamako, Julho de 1996. Sotigui Kouyate retorna à sua cidade natal para o seu sexagésimo aniversário, depois de trinta anos de ausência.