Vincent Lindon



Participação nos filmes

É a vida

É a vida

La Baule-les-Pins (França 1990). De Diane Kurys. Com Jean-Pierre Bacri, Vincent Lindon. Em cores/94’.

Sinopse

Sinopse


Julho de 1958. Como todos os anos, Frédérique, 13 anos, e Sophie, 8 anos, viajam para Baule com sua governanta para passar as férias. Algum tempo depois, Léna, sua mãe, se junta a eles. Ela encontra também Jean-Claude, seu amante. A chegada repentina de Michel, o marido, vai acelerar o inevitável rompimento...

  • Em guerra
  • Em guerra
  • Em guerra

Em guerra

En guerre (França 2018). De Stéphane Brizé. Com Jacques Borderie, Mélanie Rover, Vincent Lindon. Em cores/115’.

Sinopse

Sinopse

Apesar de grandes sacrifícios financeiros por parte de seus funcionários e lucros recordes no ano, a administração das Indústrias Perrin decide fechar uma de suas fábricas. Os 1.100 funcionários, liderados por seu porta-voz Laurent Amédéo, decidem lutar contra essa decisão brutal, prontos para fazerem de tudo para salvarem seus empregos.
  • Fred
  • Fred

Fred

(França 1998). De Pierre Jolivet. Com Clotilde Courau, François Berleand, Roschdy Zem, Vincent Lindon. Em cores/85’.

Sinopse

Sinopse

Um polar, gênero policial, cujos pontos de referências se encontram em lugares e tempos diferentes. Um pouco como os filmes realistas dos anos 30-50, com vários personagens: Fred (Lindon), desempregado, vive com sua amiga Lisa (Courau), seu amigo Michel (Jobert) e sua moto. Foi muito bem recebido pela crítica e público franceses.

Chicago 1997: Indicado na categoria melhor filme.

La Confiance Règne

(França 2004). De Etienne Chatiliez. Com Anne Brochet, Cécile de France, Eric Berger, Vincent Lindon. Em cores/98’.

Sinopse

Sinopse

Chrystèle Burrel e Christophe Gérard vão de um lugar ao outro trabalhando como empregados. A vida para eles é um prazer. Antes de se conhecer, não sabiam o que era sentir alguma coisa por outra pessoa. Por isso, agora, não querem se separar.
Ma petite entreprise

Ma petite entreprise

(França 1999). De Pierre Jolivet. Com Vincent Lindon. Em cores/86’.

Sinopse

Sinopse

Ivan se vira em quatro para tocar sua pequena serralheria, até o dia em que o ateliê é devastado por um incêndio. Máquinas, depósito de madeira, contratos urgentes, tudo vira fumaça... E o seguro não é para isso? É o que pensava Ivan antes de descobrir que o corretor é um escroque. Ivan não tem escolha. Para voltar à ativa, evitar a falência, evitar que seus operários fiquem desempregados, ele tem que infringir a lei: fazer uma visita ao computador central da companhia de seguros.
  • Mademoiselle Chambon
  • Mademoiselle Chambon
  • Mademoiselle Chambon
  • Mademoiselle Chambon
  • Mademoiselle Chambon

Mademoiselle Chambon

(França 2009). De Stéphane Brizé. Com Aure Atika, Sandrine Kiberlain, Vincent Lindon. Em cores/101’. Classificação etária 14 anos.

Sinopse

Sinopse


Jean é casado, tem um filho e vive uma vida comum. No seu cotidiano tranquilo, entre família e trabalho, ele cruza o caminho de Mademoiselle Chambon, a instrutora de seus filhos. Ele é um homem de poucas palavras, ela vem de um mundo diferente. Feliz em família, de uma hora para a outra ele se pega atraído pela professora. Solitária e carente, a doce Véronique Chambon deixou Paris para abraçar uma vaga de substituta na escola do interior. Os desejos de um e de outro não são apenas de ordem sexual... Eles irão se surpreender pela evidência de seus sentimentos.

  • Mes amis mes amours
  • Mes amis mes amours
  • Mes amis mes amours
  • Mes amis mes amours
  • Mes amis mes amours

Mes amis mes amours

(França 2007). Com Bernadette Lafont, Mathias Mlekuz, Pascal Elbé, Vincent Lindon, Virginie Ledoyen. Em cores/95’.

Sinopse

Sinopse

De Lorraine Lévy.


Mathias e Antoine, dois pais divorciados que têm a guarda comum dos filhos, resolvem dividir um apê em um bairro francês de Londres. A vida se organiza aos poucos, alegre e desordenada. Mas quando Mathias conhece Audrey, uma linda jornalista de passagem pela cidade, o belo arranjo vai pelos ares... Os dois melhores amigos vão experimentar as alegrias de morar juntos, com o lado bom e o ruim também..!

  • O Avião
  • O Avião
  • O Avião

O Avião

L´Avion (França 2004). De Cédric Kahn. Com Isabelle Carré, Vincent Lindon. Em cores/100’.

Sinopse

Sinopse

A noite de Natal, enquanto todo mundo está abrindo com alegria os presentes, Charly, menino de 8 anos, descobre com decepção uma imensa maquete de avião, no lugar da bicicleta prometida. Patrick, seu pai, morre pouco tempo depois, sem ter tido tempo de cumprir a promessa que tinha feito ao filho. Mas a tristeza deixa rapidamente espaço para o encanto quando Charly descobre que sua maquete não é comum: seu avião é "vivo"! Começa então um louca aventura, com seu novo "amigo", a fim de reencontrar seu pai para lhe agradecer pelo presente inesperado!
  • O Bigode
  • O Bigode
  • O Bigode
  • O Bigode
  • O Bigode

O Bigode

La Moustache (França 2005). De Emmanuel Carrère. Com Cylia Malki, Emmanuelle Devos, Hippolyte Girardot, Mathieu Amalric, Vincent Lindon. Em cores/86’.

Sinopse

Sinopse


Num dia qualquer, Marc decide tirar o bigode que é sua marca registrada há anos. Quando Agnès, sua mulher, volta das compras, não percebe nada de diferente. Quando ele pergunta a Agnès sobre a retirada do bigode, ela responde: "Você nunca teve bigode". O mesmo acontece com os amigos e com os colegas de trabalho: ninguém repara na mudança. O que seria isso? Será que Marc está ficando louco? Um simples bigode será motivo de um questionamento sobre a própria existência e sobre os mecanismos do universo.
Baseado no livro homônimo escrito pelo próprio diretor.
* Participou da Quinzena dos Realizadores do Festival de Cannes de 2005.

  • O Diário de uma Camareira
  • O Diário de uma Camareira

O Diário de uma Camareira

Journal d’une femme de chambre (Bélgica, França 2015). De Benoit Jacquot. Com Léa Seydoux, Vincent Lindon. Em cores/95’.

Sinopse

Sinopse

1900. Célestine, uma jovem camareira, que é muito cobiçada por conta de sua beleza, acaba de chegar de Paris para trabalhar para a família Lanlaire. Enquanto foge dos avanços de seu mestre, ela deve lidar com a rigorosa personalidade de Madame Lanlaire, que governa o lar com um punho de ferro. Ao mesmo tempo, Célestine conhece Joseph, um misterioso jardineiro que está profundamente apaixonado por ela.