
Xavier Beauvois
(1967)
Biografia
Ator, Diretor e roteirista francês. Ganhou os Cesar do melhor primeiro filme e da melhor esperança masculina com o seu primeiro filme, <span style="font-weight: bold; font-style: italic;">Nord </span>(1991), o prêmio do júri do Festival de Cannes com o seu segundo filme, <span style="font-style: italic; font-weight: bold;">N'oublie pas que tu vas mourir </span>(1995) e o grande prêmio do júri do Festival de Cannes com a sua longa metragem, <span style="font-style: italic; font-weight: bold;">Des dieux et des hommes</span> (2010).<br />
Participação nos filmes
Bem Me Quer... Mal Me Quer
Je t'aime... Moi non plus (França 2004). Com Maria de Medeiros, Woody Allen, Xavier Beauvois. Em cores/82’.
Sinopse
De Maria de Medeiros.
A produção apresenta depoimentos de cineastas como Pedro Almodóvar, Wim Wenders e David Cronenberg, além do cantor Caetano Veloso. Escrito e dirigido por Maria de Medeiros, uma das atrizes portuguesas que mais trabalha fora de seu país, Bem Me Quer... Mal Me Quer disseca o relacionamento profissional entre atores, diretores e outros artistas com a crítica especializada. Às vezes, uma crítica negativa pode acabar com uma carreira ou condenar um filme ao ostracismo antes mesmo de sua estréia nos cinemas. Kevin Costner é um astro de Hollywood que sofreu com as péssimas (e sucessivas) críticas aos seus longas de ficção-científica Waterworld – O Segredo das Águas (1995) e O Mensageiro (1997). Até hoje, ele ainda não se recuperou do impacto negativo. Porém, uma boa crítica é capaz de elevar um nome à glória e dar ao artista a sensação de que a missão foi cumprida. É o caso recente de Philip Seymour Hoffman e Jamie Foxx, vencedores do Oscar de Melhor Ator. O debate é analisado por uma série de entrevistas feitas no Festival de Cannes com cineastas, críticos e artistas.
Contratadas para Matar
Les Femmes de l'ombre (França 2008). De Jean-Paul Salomé. Com Déborah François, Julie Depardieu, Julien Boisselier, Marie Gillain, Robin Renucci, Sophie Marceau, Vincent Rottiers, Xavier Beauvois. Em cores/120’.
Sinopse
Maio de 1944. Cinco mulheres de uma unidade de comando saltam de pára-quedas na França ocupada pelos nazistas com a audaciosa e perigosa missão de proteger o segredo do desembarque do Dia D e eliminar o Coronel Heindrich, comandante da contra-inteligencia alemão. Louise é uma atiradora treinada e viúva do líder da Resistência. Jeanne é uma prostituta sem sentimentos que não hesita em matar. Gaëlle é uma jovem e brilhante expert em explosivos desesperada para ver alguma ação. Suzy é uma estonteante showgirl que foi amante de Heindrich. Maria é uma condessa italiana encoberta pela a Resistência Francesa. Juntas elas lutarão para manter o segredo do Dia D encoberto.
Deixe a luz do sol entrar
Un beau soleil interieur (Bélgica, França 2017). De Claire Denis. Com Juliette Binoche, Xavier Beauvois. Em cores/94’.
Sinopse
Isabelle é uma artista que vive em Paris. Divorciada e mãe solteira, ela está à procura de um amor verdadeiro.Homens e Deuses
Des hommes et des dieux (França 2010). De Xavier Beauvois. Com Lambert Wilson, Michael Lonsdale. Em cores/120’.
Sinopse
Na década de 90, em um mosteiro no alto de uma montanha na Argélia, um grupo de oito monges franceses vivem em perfeita harmonia com a comunidade mulçumana. Contudo, quando um grupo de fundamentalistas islâmicos massacra uma equipe de trabalhadores estrangeiros, o medo se espalha pela região. O exército oferece proteção aos monges, mas eles recusam. Apesar das ameaças crescentes, eles se convencem de que o mais correto é permanecer no local e dar continuidade a sua missão, aconteça o que acontecer.
Inspirado em fatos reais.
* Grande Prêmio do Júri do Festival de Cannes 2010 *
* Nomeado ao César 2011 em 11 categorias - Vencedor do Melhor Filme, Melhor Ator Coadjuvante - Michael Lonsdale - , e Melhor Fotografia. *
L'Apollonide, Os Amores da Casa de Tolerância
L'Apollonide, souvenirs de maison Close (França 2011). De Bertrand Bonello. Com Céline Salette, Hafsia Herzi, Jacques Nolot, Pauline Acquart, Xavier Beauvois. Em cores/122’.
Sinopse
Início do século XX: o bordel L’Apollonide está vivendo seus últimos dias. Neste mundo fechado, onde alguns homens se apaixonam e outros se tornam viciosamente dependentes, as garotas dividem seus segredos. Uma das prostitutas tem a face marcada por uma cicatriz que lhe desenha um sorriso trágico. Em volta da mulher que ri, a vida das outras garotas se organiza; suas rivalidades, seus medos e suas dores... Do mundo exterior, não se tem notícia. A maison está fechada.

Não se esqueça que você vai morrer
N'oublie pas que tu vas mourir (França 1996). De Xavier Beauvois. Com Xavier Beauvois, Chiara Mastroianni, Roschdy Zem. Em cores/118’.
Sinopse
Benoît é um estudante de História de Arte. Quando chega o momento de prestar o serviço militar obrigatório, ele vê seus sonhos, cuidadosamente planejados, caírem por terra. Ele simula um suicídio. O truque o livra do serviço militar, mas o obriga a encarar uma realidade muito pior. Examinado por um médico do exército, descobre que tem AIDS.
O Pequeno Tenente
Le Petit lieutenant (França 2004). De Xavier Beauvois. Com Jalil Lespert, Nathalie Baye, Roschdy Zem. Em cores/110’. Classificação etária 12 anos.
Sinopse
Recentemente formado, o tenente Antoine integra o grupo de luta contra o crime da polícia de Paris. Cheio de entusiasmo, ele inicia seu aprendizagem ao lado de Caroline Vaudieu, que se apega a esse jovem moço que tem a mesma idade que seu filho desaparecido.
O Preço da Fama
La Rançon de la Gloire (França 2013). De Xavier Beauvois. Com Benoît Poelvoorde, Roschdy Zem. Em cores/114’.
Sinopse
No final dos anos 70, nas proximidades do Lago de Genebra, Eddy Ricaart é libertado da prisão e recebido por Osman Bricha, um grande amigo. Ambos estão passando por um momento difícil, completamente sem dinheiro, e Eddy, ao ficar sabendo da morte de Charlie Chaplin, decide sequestrar o caixão do astro e exigir um alto resgate.
O Preço da Glória
La Raçon de la Gloire (França, Suíça 2014). De Xavier Beauvois. Com Benoît Poelvoorde, Roschdy Zem. Em cores/114’.
Sinopse
É final da década de 1970. Após deixar a prisão, Eddy, um belga de seus 40 anos, está de volta à cidade suíça de Vevey. Lá, é recebido por seu amigo Osman, que lhe cede um lugar para ficar em troca de um serviço de babysitter de sua filha Samira. É Natal, mas o espírito de comunhão misturado à falta de dinheiro de Eddy fez dele um sujeito amargo. Quando a morte de Charlie Chaplin é anunciada na TV, bem como a extensão de sua fortuna, o ladrão tem uma ideia: e se ele roubasse o cadáver e exigisse um resgate substancial da família?Segunda-feira de Manhã
De bon matin (Bélgica, França 2011). De Jean-Marc Moutout. Com Jean-Pierre Darroussin, Valérie Dréville, Xavier Beauvois, Yannick Renier. Em cores/91’.
Sinopse
Segunda-feira de manhã e Paul Wertret, de cinquenta anos, vai para o Banco onde trabalha. Chega, como sempre, às 8h. Ele entra na sala de reunião, mata dois dos seus superiores hierárquicos, e espera a polícia chegar. Enquanto ele espera, pensa nos eventos da sua vida que incitaram ele a este crime.