Diretores e Atores

Conheça melhor os profissionais envolvidos na produção de filmes franceses

Há 5090 registros disponíveis.

Agnès Jaoui

Agnès Jaoui

Ator, Diretor

Nasceu em Antony, França, em 1964. Estudou interpretação com Patrice Chéreau e teve seu primeiro papel de peso no cinema em "Le Faucon" (1983), de Paul Boujenah. Em 1987 integrou o elenco de "Hôtel de France", de Chéreau. Entre outros, escreveu os roteiros das peças "Cuisine et Dépendances" (Philippe Muyl) e "Un Air de Famille" (Cédric Klapisch), premiada em ambos com o Molière. Criou também os roteiros de "Smoking/No Smoking" (1993), um dos mais famosos filmes de Alain Resnais, vencedor do prêmio César de melhor roteiro, e de "Amores Parisienses" (On Connait la Chanson/1997), outro grande sucesso de Resnais. Estreou como diretora com "O Gosto dos Outros" (2001), indicado ao Oscar de Melhor Filme Estrangeiro.  Com "Questão de Imagem", recebeu o prêmio de melhor roteiro no Festival de Cannes 2004.

Resumo

Agnès Varda

Agnès Varda

Ator, Diretor

Nascida em Bruxelas, filha de pai grego e com 4 irmãos, Agnès Varda é uma cineasta e roteirista radicada na França. Seu primeiro diploma foi em fotografia, sua grande paixão. Ela é viúva do cineasta francês Jacques Demy. Juntos eles tiveram um filho, o ator  o ator Mathieu Demy, que atuou em alguns dos filmes de seus pais, como Kung-fu Master e Documenteur, dentre outros, e uma filha chamada Rosalie Varda, que seguiu a carreira de figurinista, tendo atuado apenas em três filmes, sendo dois de seu pai e um de sua mãe.
Ela já realizou curtas, longas, ficções e documentários.

Agnès Varda foi membro do júri no Festival de Veneza em 1983 e no Festival de Cannes em 2005. Ela ganhou ainda um César d'honneur pelo conjunto de sua obra em 2001.

Resumo