Dernières informations

  • Abonnez-vous à notre newsletter Mediacine pour recevoir les dernières informations du secteur audiovisuel en portugais et en français.

E tudo Verdade : 2 filmes franceses selecionados

E tudo Verdade é o principal evento dedicado exclusivamente à cultura do documentário na América do Sul. Criado em 1996 pelo crítico Amir Labaki, o festival tem exibido anualmente cerca de uma centena de obras não-ficcionais brasileiras e internacionais, entre lançamentos e clássicos, simultaneamente em São Paulo e no Rio de Janeiro de 22 de março a 01 de abril. Mostras itinerantes acontecerão em Brasília (10 a 15 de abril) e pela primeira vez em Belo Horizonte (maio). Dois filmes franceses foram selecionados para a competição internacional: Cinco Câmeras Quebradas (Les Cinq Cámeras Brisées) de Emad Bornat e Guy Davidi, e O Emprego (La Gueule de L’Emploi) de Didier Cros. O serviço audiovisual da Embaixada apoia o festival. Mais informações aqui.

Resumo

Publicação: A Nouvelle Vague e Godard de Michel Marie

Michel Marie, historiado do cinema, professor de cinema na Universidade Paris III-Sorbonne Nouvelle e na Unicamp, publicou A Nouvelle Vague e Godard pela edidora Papirus. O livro se divide em duas partes: A Nouvelle Vague: uma escola artística e O filme manifesto: Acossado. A publicacão oferece aos leitores um amplo painel do contexto histórico, diretores, editores de revistas, personagens e o caldo de cultura que assinalam um dos momentos mais marcantes do cinema entre os anos 50 e 60 na França. (Tradução:Juliana Araújo Ribeir,Editora Papirus, 272 págs)

Resumo

Inscriptions ouvertes pour É Tudo Verdade 2012

Les inscriptions pour participer à la Compétition Internationale de cinéma documentaire du festival É Tudo Verdade, qui aura lieu du 22 mars au 1 avril 2012 sont ouvertes jusqu'au 26 décembre 2011. Plus d'informations sur les conditions de participation ici.

Inscriptions ouvertes pour le Festival CinePe 2012

Les inscriptions pour participer à la Compétition Internationale du festival de l'audiovisuel CinePe, qui se tiendra à Recife du 26 avril au 2 mai 2012 sont ouvertes. Plus d'informations sur les conditions de participation ici.

Ateliê Produire au Sud

Cinco projetos de longas-metragem brasileiros foram selecionados para participar do ateliê de produção cinematográfica Produire au Sud (Les 3 Continents, Nantes, França), que ocorre no Belo Horizonte de 13 a 19 de janeiro. 1994 de Gustavo Melo,Todas as Coisas mais simples de Daniel Ribeiro, Elefantes Secos de Diego Haase, Na Sala de Jantar de Daniel Barosa, O Vizinho de Cristiano Abud Barbosa. O ateliê tem com objetivo principal discutir e difundir os elementos necessários para co-produções internacionais (ferramentas jurídicas e financeiras, detalhes dos mercados e dos convênios de co-produção, estratégias de marketing) e oferecer consultorias individuais para os roteiros escolhidos. Um grupo de profissionais franceses supervisionará os participantes, Guillaume Mainguet do Festival Les 3 Continents, Julien Ezano representante do CNC, Clément Duboin, responsável de produção para Urban Distribution International e Claire Lajoumard, produtora da Acrobat Films. O ateliê é realizado em parceiro com Festival Imagem dos Povos.

Resumo

Ateliers Varan em Recife

De 5 a 16 de dezembro, os Ateliers Varan (Centro de Formação à direção de documentário) organizam no Centro de Artes e Comunicação - Laboratório de Imagem e do Som da Universidade Federal de Pernambuco em Recife um curso audiovisual intitulado "Introdução ao cinema direto: a criação de um projeto de filme", sobre o tema da água. Será um curso de duas semanas, que terá lugar no final de 2011. O Serviço audiovisual da Embaixada da França se juntou ao projeto com a Fundação Gulbenkian de Lisboa, a Fundação Joaquim Nabuco e a UFPE. Mais informações aqui.

Resumo

CONCOURS DE COPRODUCTION D'ANIMATION AVEC LE BRESIL ET TV CULTURA

Avis aux producteurs indépendants d'animation qui souhaitent coproduire avec le Brésil : la chaîne TV Cultura organise le concours ANIMACULTURA destiné à stimuler la croissance et la dynamisation de l'industrie brésilienne de contenus culturels. Pour plus d'information sur cet événement, cliquez ici.

Resumo

A escola de artes audiovisuais Le Fresnoy acolhida pelo Oi Futuro de Ipanema

Até 4 de setembro, o público carioca poderá descobrir o atual estágio da arte audiovisual no mundo, graças à exposição "Era uma vez...", que trará ao espaço Oi Futuro Ipanema obras produzidas na consagrada escola francesa Le Fresnoy Studio National des Arts Contemporains, dirigida pelo cineasta e escritor Alain Fleischer. Além desta exposição, haverá também  projeções em espaços culturais nas comunidades da Maré, Vidigal e Cidade de Deus. Mais informações aqui.

Resumo

NO BRASIL, O PEQUENO NICOLAU TEM LONGA TEMPORADA

Em julho de 2011, O Pequeno Nicolau de Laurent Tirard, lançado no Brasil pela distribuidora Imovision dia 2 de julho de 2010, celebra um ano em cartaz nas salas do Rio de Janeiro!

5 PROJETOS BRASILEIROS NO ATELIÊ PRODUIRE AU SUD / IMAGEM DOS POVOS

Participe do Ateliê de coprodução internacional PRODUIRE AU SUD - 3CONTINENTS / IMAGEM DOS POVOS que será oferecido entre os dias 17 e 22 de setembro de 2011 em Belo Horizonte, como parte da programação da VII Mostra Internacional Audiovisual Imagem dos Povos. Terá a duração de seis dias, constitui-se de master-class com profissionais europeus e latino americano, tendo como conteúdos:
1) - introdução a coprodução, contratos de coprodução, vendas internacionais;
2) - comercialização, pitching e apresentação pública de argumentos e projetos para potenciais produtores;
3) - oficina de roteiros.
Confira a lista dos projetos escolhidos para estes ateliês aqui. Dos 10 participando, 5 são brasileiros!

Resumo