Mediacine
Destaques da semana

Programa Educação e Cinema no Brasil

A primeira edição do programa Educação e Cinema no Brasil, iniciativa do Institut Français Brasil, acontecerá entre os dias 14 e 31 de agosto de 2017 em sete cidades do país: São Paulo, Porto Alegre, Brasília, Salvador, Recife, Rio de Janeiro e Cataguases. O programa consiste em uma capacitação de professores de cineclubes da rede pública (educação infantil, ensino fundamental e ensino médio) ministrada pelo convidado franco-brasileiro Karim Bensalah. Em paralelo à sua carreira de diretor, roteirista e ator, Karim trabalha há mais de 10 anos em programas de Education à l’image, desenvolvendo uma prática focada em três temáticas principais: o aprendizado das técnicas de base para a criação de um filme, a reapropriação do espaço político através do cinema e o trabalho de equipe como ferramenta pedagógica, inclusive para a formação de um senso de cidadania. As formações do programa Educação e Cinema no Brasil permitirão aos professores desenvolver atividades de audiovisual em sala de aula a partir das ferramentas pedagógicas fornecidas pelo Institut Français em parceria com o CNC (Centre national du cinéma et de l’image animée) e traduzidas em português pelo Serviço Audiovisual da Embaixada da França. Serão postos à disposição dos participantes nove filmes franceses de vários gêneros e anos, legendados em português do Brasil e acompanhados por fichas pedagógicas direcionadas aos professores e alunos. A formação incluirá também noções teóricas sobre a realização cinematográfica, incluindo as fases de roteiro, filmagem e montagem. Em Recife e Brasília será oferecido também um ateliê prático de realização e montagem de uma cena. Além da posição de vanguarda ocupada na cinematografia mundial, a França é pioneira no reconhecimento da importância dos estudos de imagem (pintura, cinema, fotografia) para a formação de seus cidadãos e na implantação de dispositivos de éducation au cinéma nas escolas. Mais informações aquiIlustração: Raniel Andrade.


CONVIDADOS FRANCESES PARTICIPAM DO 8º BRASIL CINEMUNDI – INTERNATIONAL COPRODUCTION MEETING, BH

A 8ª edição do Brasil CineMundi – International Coproduction Meeting, plataforma de contatos e negócios do audiovisual, acontecerá durante a Mostra CineBH, entre os dias 22 e 27 de agosto. O evento receberá quatro convidados franceses ligados aos principais festivais e produtoras internacionais: Remi Bonhomme (Diretor de programação da Semaine de la Critique de Cannes), Séverine Roinssard (Produtora e coordenadora do La Fabrique des Cinémas du Monde, Cannes), Florencia Gil (Diretora de vendas da Loco films) e Anna Glogowski (Consultora independente) participarão de consultorias e rodadas de negócios durante o programa. O evento reúne anualmente profissionais de várias partes do mundo para uma intensa programação de cooperação, intercâmbios, capacitação, apoio e coprodução a novos projetos de longas nacionais, favorecendo a inserção do cinema brasileiro no mercado global. Os responsáveis pelos projetos 22 selecionados este ano, estarão em Belo Horizonte para participar de encontros com produtores, debates, workshops, masterclasses e laboratórios, no intuito de viabilizar trabalhos autorais e ampliar possibilidades de circulação e difusão do cinema brasileiro no exterior. Ao final das atividades, um júri de profissionais elege o melhor projeto de longa brasileiro em fase de desenvolvimento apresentado. O escolhido será premiado com materiais e serviços oferecidos pelos parceiros do programa e participação em eventos de mercado internacionais: Torino Film Lab (Itália), Ventana Sur (Argentina) e DocMontevideo (Uruguai). Para mais detalhes, clique aqui.


PIERRE LÉON GANHA HOMENAGEM E RETROSPECTIVA NA 11ª CINEBH

O crítico, ator e cineasta francês Pierre Léon será homenageado na 11ª edição da CineBH Mostra de Cinema de Belo Horizonte, que acontecerá entre os dias 22 e 27 de agosto, na capital mineira. Um dos principais nomes do cinema independente contemporâneo, Léon virá ao Brasil pela primeira vez para participar do evento e apresentar sua filmografia completa como diretor. Serão 14 títulos, entre longas, médias e curtas-metragens – todos eles inéditos no circuito comercial, com exceção de Dois, Rémi, Dois. Ele compartilhará também sobre suas obras e experiências no cinema e na arte em geral, em um bate-papo aberto ao público. Além disso, a mostra contará com a sessão especial Diálogos Históricos: Carta Branca a Pierre Léon, composta por filmes escolhidos por ele como fundamentais em sua formação e olhar. A obra do Pierre Léon nos oferece reflexões sobre o cinema e a cultura em geral. Alguns de seus filmes são radicais no trato com o teatro, outros são relacionados ao ritmo e à música, muitos adaptam obras literárias, tendo em comum a presença de um aspecto romanesco e pictórico bastante característico do cinema moderno francês. Toda a programação é gratuita. Mais informações na página da mostra. 


FESTIVAL INTERNACIONAL DE CURTAS METRAGENS, SP

O Festival Internacional de Curtas Metragens de São Paulo - CurtaKinoforum, um dos maiores e tradicionais eventos dedicados ao formato do curta-metragem no mundo, chega à sua 28ª edição entre os dias 23 de agosto e 3 de setembro. A programação deste ano contará com mostras especiais dedicadas aos diretores franceses Carole Roussopoulos e Jacques Rivette. Dezoito produções francesas estarão distribuídas ainda entre a Mostra Internacional, a Mostra Infanto-Juvenil e a sessão Programas Especiais que inclui o curta-metragem Negative Space, de Max Porter e Ru Kuwahata, vencedor do Grande Prêmio Anima Mundi 2017. Mais detalhes aqui. Apoio: Embaixada da França no Brasil e Institut Français Brasil


URBAN FILMS FESTIVAL, GOIÂNIA

Primeiro festival francês de curtas-metragens consagrado às culturas urbanas, o Urban Films Festival (UFF) terá, pela primeira vez, uma etapa de qualificação no Brasil, realizada em Goiânia no dia 11 de agosto. As etapas de qualificação do festival acontecem ao longo do ano, tanto na França quanto no exterior, e a grande final tem lugar em Paris, este ano nos dias 6 a 8 de outubro. A inclusão do Brasil na rota do UFF é uma oportunidade de inserção internacional para projetos e realizadores brasileiros, já que o vencedor receberá um troféu, a participação de seu filme na final internacional em Paris e passagens ida e volta para a capital francesa. A seleção oficial da etapa brasileira conta com os títulos Meet Samuel Henrique Da Silviera Lima Aka Bboy samuka de Samuel Henrique da Silviera Lima, Feliz Cidade de Diogo Garcia, Bboy Sonek de Eder Devesa, Cartografas De Mof X de Lu Brasil, Sinal Vermelho de Meton de Alencar, 21 Terras - O Nascimento de Soraia Silva, Fantasma Cidade Fantasma de Pedro Beiler, Próxima Parada de Pedro Henrique Brum, Conexão Skate de Gleidson e Prelúdio de Gustavo Gelmini. Todos os detalhes da programação estão disponíveis aqui. Apoio: Aliança Francesa de Goiânia. 


ENCONTRO COM GRÉGOIRE DENIAU NA ALIANÇA FRANCESA, RJ

Nesta sexta-feira, 11 de agosto, às 19h, a Aliança Francesa de Botafogo - RJ recebe o jornalista francês Grégoire Deniau, vencedor do prêmio Albert Londres pela reportagem Traversée Clandestine, sobre a travessia de migrantes africanos para a Espanha. Deniau apresentará o filme e, em seguida, conversará com o público. O bate-papo terá mediação de Mohammed ElHajji, professor da Escola de Comunicação da UFRJ e coordenador do Fórum Anual de Migrações. Filme legendado em português e bate-papo em francês. Entrada franca. Senhas distribuídas 1 hora antes da exibição. Para mais detalhes, acesse a página do evento.


MOSTRA ESCOLA: CIDADE ABERTA, SP

A Mostra Escola: Cidade Aberta, em cartaz no CAIXA Belas Artes até 16 de agosto, reúne uma seleção de filmes filmes que apresentam a instituição escolar sendo questionada ou vista como um local possível para transformações individuais e coletivas, trazendo ao público uma reflexão sobre o processo recente de ocupação nas escolas paulistas. Entre os filmes, dois clássicos franceses: Os Incompreendidos, de François Truffaut e Zero de Conduta, de Jean Vigo. Além das exibições, uma série de atividades especiais completa a programação: desde sessões comentadas e mesas redondas, até palestra com Eduardo Suplicy sobre a opressão e a resistência no ensino brasileiro contemporâneo. Consulte a programação completa aqui.


LONGA FRANCÊS NO GRANDE PRÊMIO DO CINEMA BRASILEIRO 2017

O longa-metragem Elle, dirigido por Paul Verhoeven, disputa o título de melhor longa estrangeiro no Grande Prêmio Brasileiro. O filme venceu o Prêmio Abraccine 2016 na mesma categoria e rendeu à Isabelle Huppert, protagonista do drama, indicação ao Oscar 2017 de melhor atriz. O concurso está aberto à votação popular no site até 5 de setembro, quando os vencedores serão premiados em uma cerimônia realizada no Theatro Municipal do Rio de Janeiro. Os finalistas serão exibidos a partir de hoje, com entrada gratuita, em salas de cinema de diferentes regiões do país: Rio de Janeiro (Naves do conhecimento, Niterói e Duque de Caxias), Pernambuco (Recife), Santa Catarina (Florianópolis), Minas Gerais (Belo Horizonte), Paraíba (João Pessoa e Sousa) e São Paulo (Circuito SPCine de cinema). Consulte a lista completa com os indicados aqui.


BRASIL EM LOCARNO, SUIÇA

O Festival Internacional de Cinema de Locarno, que acontece na cidade suíça, chega ao fim no próximo sábado (12). Apesar de ser um festival europeu, Locarno é uma plataforma de projeção internacional importante para o cinema latino-americano. A participação brasileira nesta 70ª edição foi expressiva: além de As boas maneiras, de Juliana Rojas e Marco Dutra, em competição na mostra principal – cujo júri é presidido pelo francês Olivier Assayas, Severina, de Felipe Hirsch e Era uma vez Brasília, de Adirley Queirós participam respectivamente das categorias Cineasta do Presente e Signs of Life. A presença brasileira na programação inclui também o espaço reservado à indústria: com impulso do programa Cinema do Brasil, os produtores Luana Melgaço (Anavilhana), Fernando Sapelli (Claraluz Filmes) e Mathias Mangin (Igloo Filmes) participam de Match me!, a plataforma de networking do festival. Também participam da Industry Days as produtoras Dezenove Som e Imagens, RT Features e Sancho & Punta, e a distribuidora Vitrine Filmes. Além disso, o brasileiro Ricardo Monastier (MPM Film) foi um dos dez selecionados para integrar a Locarno Industry Academy, workshop intensivo que oferece a jovens profissionais da indústria uma visão geral dos desafios e oportunidades do mercado atual assim como a expansão da rede de contatos.


AGÊNCIA FRANCE PRESSE - SERVICES NO BRASIL

A Agência France Presse (AFP) reúne uma rede de profissionais em mais de 150 países e é uma das maiores agências de notícias do mundo. Com a AFP-Services, seus profissionais estão à disposição de empresas, instituições, produtores, agências e veículos de comunicação para coberturas on demand em qualquer parte do mundo. Com três escritórios no Brasil (Rio de Janeiro, São paulo e Brasília), a AFP-Services oferece todo o suporte necessário para coberturas e produções fotográficas e audiovisuais – incluindo a transmissão de eventos ao vivo pela internet, no ambiente corporativo e institucional. Saiba mais aqui.


Cinemaison no Rio de Janeiro

14.08 Noite do Terror

13h - Jules et Jim de François Truffaut
15h - O bosque que molda os sonhos de Claire Simon
18h - Os olhos sem rosto de Georges Franju (versão restaurada)
20h - Na floresta de Gilles Marchand (inédito)

Consulte a programação em detalhes aqui


21.08 Seleção Especial Semaine de la Critique

O Cinemaison preparou um seleção especial com sucessos recentes que passaram pela Semaine de la Critique, mostra que acontece em paralelo à disputa principal pela Palma de Ouro no Festival de Cannes como uma plataforma para promover novos talentos. Para coroar esta noite de cinematografia, contaremos com a presença do Coordenador Geral da Semaine de la CritiqueRemi Bonhomme.

13h - Nem o céu, nem a terra de Clément Cogitore e Thomas Bidegain

15h - Paulina de Santiago Mitre 

18h - Sessão de Curtas
Monstros se tornam amantes de Yann Delattre
A morte do dragão de Marina Diaby
Command Action de João Paulo Miranda 
O Delírio é a Redenção dos Aflitos de Fellipe Fernandes

20h - Victoria de Justine Triet

*A programação pode sofrer alterações até a data da mostra

 


São eles os cães

22.08 7º FICINE

19h - São eles os cães de Hicham Lasri

Depois do Mini-curso de Cinema Africano, o Cinemaison abre as portas para o 7º FICINE – Fórum Itinerante de Cinema Negro. O programa das sessões FICINE no Cinemaison é composto por filmes africanos e afrodiaspóricos disponíveis no catálogo de filmes da Cinemateca. Após a projeção acontece sempre um debate com o propósito de apresentar para o público questões referentes ao contexto de produção e recepção das obras, informações sobre as cinematografias dos realizadores e realizadoras, assim como aprofundar reflexões sobre as dimensões estéticas e narrativas dos filmes assistidos. 

Nesta edição, será exibido São eles os cães, segundo longa metragem do diretor marroquino Hicham Lasri, filme que aborda de forma singular os acontecimentos de 2011 que marcam a eclosão da Primavera Árabe em seu país

Mais detalhes na página do evento.




Ciné Le Corbusier em Brasília
A Baía dos Anjos

16.08 às 19h A Baía dos Anjos

La Baie des Anges (França 1962).
De Jacques Demy. Com Claude MannJeanne MoreauPaul Guers. Drama em preto e branco/89’.
"Eu quis desmontar e mostrar o mecanismo de uma paixão. Isso poderia ser o álcool e a droga, por exemplo. Não era somente um jogo em si" (JACQUES DEMY). Jackie é uma parisiense de meia idade que deixa seu marido e filhos para se aventurar no mundo das apostas em Nice, onde estará em jogo não apenas o frenesi das roletas do cassino, mas também o do ciclo da sedução.


Mulher para Dois

23.08 às 19h Mulher para dois

Jules et Jim (França 1962).
De François Truffaut. Com Jeanne Moreau. Drama em preto e branco/102’.
Paris, 1912. Jules, alemão e Jim, francês, são artistas e amigos. Os dois estão apaixonados por Catherine, mas finalmente é Jules quem se casa com ela. A guerra separa o trio. Ao final do conflito, Jim reencontra Catherine e Jules na Alemanha. O amor a três volta com força ainda maior e só se extinguirá com a morte de Jim e Catherine numa curva de um passeio de carro. Obra prima de François Truffaut. Um dos mais clássicos triângulos amorosos do cinema.


Em cartaz no Brasil
A viagem de Fanny

10.08 A Viagem de Fanny

Le voyage de Fanny (Bélgica, França 2016).
De Lola Doillon. Drama em /94’.
Fanny e suas irmãs enfrentam perigos na tentativa de escapar da França ocupada pelos nazistas.
Distribuição: Mares Filmes

 


Valerian e a cidade dos mil planetas

10.08 Valerian e a cidade dos mil planetas

Valerian and the city of a thousand planets (França 2016).
De Luc Besson. Em /132’.
Uma grande força aterroriza Alpha, uma metrópole povoada por habitantes oriundos de milhares de planetas. Os agentes Valerian e Laureline devem lutar contra essa ameaça e garantir a segurança não só de Alpha, mas de todo o universo.
Distribuição: Diamond Films

 


Na França

INSCRIÇÕES ABERTAS PARA A COMPETIÇÃO INTERNACIONAL DO FESTIVAL DE CINEMA DE BRIVE 2018

O Festival de Cinema de Brive, evento consagrado à média-metragens, abriu as inscrições para a Competição Internacional de sua 15ª edição, que será realizada entre os dias 3 e 8 de abril do ano que vem. Os interessados devem se inscrever diretamente no site do festival até 15 de janeiro de 2018. A categoria é voltada a filmes de qualquer gênero que tenham sido finalizados após 1 de maio de 2016 e cuja duração seja de 30 a 60 minutos. 


NA EUROPA

Projetos Brasileiros na 6ª edição do Forum de Coprodução de San Sebastián, Espanha

Dois projetos brasileiros foram selecionados para o Fórum de Coprodução Europa-América Latina, a plataforma do Festival de San Sebastián criada para impulsionar novos projetos, fomentar acordos de coprodução e fortalecer a coprodução entre os profissionais de ambos continentes, que celebrará sua 6a edição de 24 a 27 de setembro. São eles: Sweet Hell Throughout the Galaxy (Dulce infierno en la galaxia), de Fábio Baldo e The Saddest Goal (El gol más triste), de Sergio Castro San Martín. Os selecionados competem pelo Prêmio de Melhor Projeto, que consiste em 10 mil euros para o produtor majoritário do projeto vencedor; o Prêmio EFADs-CACI de Coprodução Europa-América Latina, dotado de 20 mil euros destinados ao produtor majoritário; o novo Premio Eurimages ao Desenvolvimento de Coprodução para projetos apresentados por um produtor estabelecido em um país membro da Eurimages (Conselho Europeu voltado para a coprodução, distribuição, exibição e digitalização de obras cinematográficas europeias) e que tenham a intenção de incorporar ao menos outro país membro do Conselho; e o ARTE International Prize, que consiste em 5 mil euros também para o produtor majoritário. 

 


FILME SOBRE FAVELA CARIOCA É APRESENTADO EM LOCARNO, SUIÇA

Favela Olímpica, de Samuel Chalard, apresentadona Semaine de la critique do Festival de Locarno (Suíça), convida a descobrir uma realidade pela qual poucas pessoas, especialmente fora do Brasil, se interessaram até aqui: a situação da favela carioca Vila Autódromo face ao projeto faraônico dos Jogos Olímpicos Rio 2016. Os protagonistas do documentário, apresentados em toda sua complexidade – de seres humanos ricos de um passado pessoal e de uma identidade coletiva indissociável do território do qual estão a ponto de ser expulsos – têm a possibilidade de contar sua própria história. Seu testemunho não muda o curso das coisas, mas lhes permite ao menos se exprimir e reconquistar um pouco de sua dignidade. Favela Olímpica é um retrato dos que acabaram prejudicados com o maior evento esportivo do planeta. No Brasil, o lançamento oficial será na 41ª Mostra Internacional de Cinema de São Paulo, de 19 de outubro a 1 de novembro de 2017. Assista ao trailer aqui.


Na América Latina

VENTANA SUR ABRE CONVOCATÓRIAS ÀS CATEGORIAS PRIMEIRO CORTE, BLOOD WINDOW E ANIMAÇÃO!, BUENOS AIRES

O Ventana Sur, mercado de cinema latino-americano organizado conjuntamente pelo Instituto Nacional de Cinema e Artes Audiovisuais de Argentina (INCAA) e o Marché du Film do Festival de Cannes, abriu inscrições para sua próxima edição, que será realizada em Buenos Aires entre 27 e novembro e 1 de dezembro. A convocatória inclui a categoria Primeiro Corte, que recebe inscrições até 3 de outubro e auxilia na finalização de projetos latino-americanos de ficção em etapa de pós-produção. Já a plataforma Blood Window, cujas inscrições vão até 15 de setembro, tem como alvo filmes ibero-americanos em pós-produção de gênero fantástico, terror ou ficção científica. Serão organizadas projeções dos filmes selecionados para profissionais da indústria e concedidos prêmios em serviços de pós-produção. Já Animação!, cujas inscrições também serão encerradas em 15 de setembro, busca projetos latino-americanos de animação em desenvolvimento ou pré-produção, sejam longas-metragens ou séries de televisão. Os escolhidos participarão de seções de pitching junto a um público de profissionais que incluirá membros do MIFA Annecy e especialistas em animação. Além disso, o júri elegerá, entre os projetos vencedores, oito títulos (4 longas e 4 séries de TV) para integrar um programa especial no Festival de Annecy em 2018. 


SIGA-NOS NO FACEBOOK, TWITTER E PELO RSS

Facebook Twitter RSS

Caso não consiga visualizar o conteúdo, clique aqui.

Caso não queira mais assinar este boletim, clique aqui.