Mediacine
Destaques da semana

A presença francesa no AnimaMundi

A vigésima sexta edição do Anima Mundi acontece no Rio de Janeiro entre os dias 20 e 29 de julho e em São Paulo entre os dias 1° e 5 de agosto. O maior festival de animação da América Latina objetiva fortalecer o mercado de animação do Brasil, além de ser uma importante plataforma de experiências para animadores, educadores e empresas produtoras.

As mostras do festival, competitivas e não competitivas, divididas em diversas categorias, exibem filmes nacionais e internacionais. Dentre eles, mais de 60 produções e coproduções francesas se encontram na programação deste ano. Há animações francesas participando nas seguintes categorias competitivas: Curtas, Curtas Infantis e Galeria. Já dentre as categorias não competitivas, os franceses marcam presença no Panorama Internacional e em Animação em Curso.

Além disso, o francês Jean Louis Padis, especializado em direção de fotografia, é um dos convidados para a edição deste ano. O cineasta, um dos produtores vencedores do Grande Prêmio Anima Mundi de 2017 pelo filme Negative Space, de Ru Kuwahata e Max Porter, será o palestrante de uma Masterclass. Através de 5 curtas-metragens de animação, Jean Louis Padis apresentará os aspectos técnicos e artísticos da fotografia para stop motion.

Para mais detalhes e informações, basta acessar o site do Anima Mundi. 


ANCINE apoia filmes e projetos brasileiros em eventos em diversas partes do mundo

Durante o mês de julho, a ANCINE vem apoiando, através do Programa de Apoio à Participação Brasileira em Festivais, Laboratórios e Workshops, a participação de obras cinematográficas nacionais em diversos eventos internacionais. O programa auxilia os filmes convidados a participar de festivais internacionais e os projetos audiovisuais convidados para laboratórios ou workshops internacionais incluídos em uma lista aprovada pela Diretoria Colegiada da ANCINE. De acordo com seu regulamento, o programa apresenta 3 categorias de auxílio: concessão de cópia legendada, envio de cópia e apoio financeiro; e envio de cópia.

A participação brasileira nos eventos se iniciou no European Audiovisual Entrepreneurs - EAVE Puentes, entre os dias 9 e 13 de julho em Trieste, na Itália. O evento consistia em um workshop de estímulo à coproduções entre América Latina e Europa. Ademais, o FID – Festival Internacional de Cinema de Marselha, que celebrou sua 29ª edição entre os dias 10 e 16 de julho, teve o longa O Pequeno Mal, de Lucas Camargo de Barros e Nicolas Thomé Zetune, selecionado para a competição internacional do festival. Além disso, o projeto Tremor Lê, representado por Livia de Paiva Rodrigues, recebeu no Fid Lab, uma plataforma de coproduções internacionais, o prêmio Video de Poche.

Além disso, no Festival Internacional Curtas Vila do Conde, realizado entre os dias 14 e 22 de julho em Portugal, o curta-metragem brasileiro Terremoto Santo, de Bárbara Wagner marca sua presença, sendo apoiado pela ANCINE e participante da seleção do festival.

Já entre os dias 18 e 27 de julho, ocorre no Uruguai o Doc Montevideo, o evento com a maior participação brasileira apoiada pela ANCINE. Serão 5 as produções brasileiras apresentadas: O Som dos Refugiados, de Pablo Franscischelli; Zona Árida, de Fernanda Pessoa de Barros; Fabiana, de Brunna Laboissiere Ferreira; Escolas em luta, de Renato Varanda de Souza Manganello; e Elegia de um Crime, de Henrique de Godoy Del Picchia Zanoni.

Finalmente, será realizado de 19 a 29 na África do Sul o 39° Festival Internacional de Durban. Os filmes Eu Sou o Super-Homem, de Rodrigo Fernando Batista, e Gaiola, de Victor Fisch, representarão o Brasil no evento sul africano.

Para mais informações, basta enviar um e-mail para o endereço programa.apoio@ancine.gov.br.


Coprodução entre França e Brasil é selecionada para o Festival de Gramado

O Festival de Cinema de Gramado é um dos mais importantes eventos de cinema do nosso país. Recentemente, a organização do evento divulgou a lista de selecionados para a edição deste ano, que acontecerá entre os dias 17 a 25 de agosto. Dentre os brasileiros participantes da competição está Benzinho, de Gustavo Pizzi, que participou neste ano da mostra competitiva de Sundance e do Festival de Rotterdam.

Além da seleção de filmes brasileiros, há mostras competitivas de curtas nacionais, gaúchos e longas estrangeiros, incluindo a coprodução entre Brasil, França, Paraguai, Uruguai, e Alemanha, Las Herederas, de Marcelo Martinessi.

Na edição deste ano, os homenageados do festival serão o diretor, produtor e animador Carlos Saldanha, que receberá o troféu Eduardo Abelin, e o ator Ney Latorraca, que será contemplado com o troféu Cidade de Gramado.

O festival traz também o Gramado Film Market com plataformas de exibição e internacionalização de conteúdos ibero-americanos mercado audiovisual. Para mais informações sobre o evento, basta acessar o site do festival.


Mostra de filmes franceses contemporâneos

De 26 de julho a 5 de agosto, a Cinemateca Brasileira programa uma mostra de filmes franceses contemporâneos, apresentando dez títulos de Cinemateca da Embaixada. Os filmes selecionados para as exibições são L´œil du Cyclone, de Sékou Traoré  (2015), Pauline S'Arrache, de Emilie Brisavoine (2014), La sociologue et l'ourson, de Etienne Chaillou e Marhias Théry (2016); French waves, de Julian Starke (2017); Dernières nouvelles du cosmos, de Julie Bertuccelli; Wùlu, de Daouda Coulibaly (2016); Barbara, de Mathieu Amalric (2017); M, de Sara Forestier (2016); Une vie violente, de Thierry de Peretti (2017); Swagger, de Olivier Babinet (2016).

Para mais informações acesse o site


Filme brasileiro é premiado no FIDlab 2018

Este ano, entre os dias 12 e 13 de julho, a cidade de Marselha recebeu a décima edição do FIDLab. Funcionando como uma plataforma internacional de coproduções cinematográficas entre países, o evento propõe a seu público reflexões e trabalhos em apresentações de projetos seguidas de reuniões individuais com profissionais. Na edição de 2018, mais de 240 reuniões individuais foram realizadas.

Para a edição deste ano, 12 projetos de 11 países foram selecionados dentre mais de 300 inscritos. O FIDLab teve o júri composto por Chantal Crousel, fundadora da Galerie Chantal Crousel; Khalil Benkirane, responsável por apoios ao Doha Film Institute; e Arnaud Dommerc, produtor e criador da sociedade de produção Andolfli.

Dentre os premiados pelo júri, o filme brasileiro Tremor Iê, dirigido por Lívia de Paiva e Elena Meirelles e produzido pela Tardo Filmes recebeu o prêmio de Vidéo de Poche.

Para conferir todos os outros premiados do FIDLab, acesse o site.


Últimos dias para inscrições no Curta Cinema 2018

O Festival Curta-Cinema - Festival Internacional de Curtas do Rio de Janeiro promove a exibição, a distribuição e produção de obras audiovisuais de curta-metragem. O Festival apresenta mostra de filmes com a duração máxima de 30 minutos divididas nas categorias Competição Internacional, Competição Nacional, Panoramas Latino-Americano e Carioca e Programas Especiais, e tem caráter competitivo e informativo. Além disso, o festival promove workshops, palestras e debates gratuitos.

O Curta Cinema qualifica os ganhadores do Grande Prêmio da Competição Nacional e Internacional a pleitearem uma indicação ao Oscar, a grande premiação da Academia de Artes e Ciências Cinematográficas dos Estados Unidos da América.

As inscrições para a edição de 2018 são gratuitas e estão abertas para os interessados até o dia 21 de julho.

Para mais informações acesse o site do festival.


Os últimos dias para se inscrever no Festival des 3 Continents

Em 22 de julho encerra-se o prazo para registrar projetos de ficção para o próximo Produire au Sud, iniciativa do Festival des 3 Continents (F3C) em Nantes . A atividade fornece ferramentas e técnicas para coproduções internacionais, além de apoiar a formação de jovens produtores e diretores latinos, africanos e asiáticos.

A chamada para o workshop Produire au Sud está aberta para projetos de longa metragem em fase de desenvolvimento, dirigidos ou produzidos por profissionais que tenham alguma experiência na produção de curtas ou longas metragem. Os candidatos devem enviar ainda um orçamento provisório, um plano de financiamento e potenciais coprodutores europeus. Cartas de motivação do produtor e do diretor, uma sinopse, dez páginas de tratamento e um resumo do projeto em três linhas também devem ser incluídos na candidatura.

De 20 a 27 novembro, o workshop inclui em sua programação diversas atividades voltadas para a produção, comercialização e script. As práticas serão ministradas por profissionais e peritos nas áreas, dentre os quais estão o produtor brasileiro Sara Silveira e o consultor franco-argentino Gualberto Ferrari.

Para ter acesso a todas as informações, acesse o site.

 


Catherine Millet, intelectual francesa, palestra no Fronteiras do Pensamento

O Fronteiras do Pensamento é um evento que visa propor a seu público uma análise da contemporaneidade e das perspectivas para o futuro. Há mais de dez anos tratando da liberdade de expressão, de diversidade de ideias e da educação, o evento promove conferências internacionais com pensadores, artistas, cientistas e líderes em seus campos de atuação. Além disso, as conferências também funcionam como plataformas para a geração de filmes de curta e média metragens, séries de livros e fascículos educacionais, além de outras diversas publicações.

Durante sua colaboração no festival, no dia 02 de julho em Porto Alegre a escritora francesa Catherine Millet apresentou suas ideias sobre o feminismo na sociedade atual, expondo o pensamento da necessidade feminina de pregar um feminismo que não seja “ofensivo aos homens”.

Aos 70 anos; Catherine Millet é uma das cinco autoras do Manifesto das Mulheres Francesas, publicado no jornal francês Le Monde em janeiro deste ano. A carta criticava o movimento de combate ao assédio Me Too, popularizado no Globo de Ouro deste ano, e provocou revolta global ao defender que os homens tenham “a liberdade de importunar” e ao rejeitar um “ feminismo que expressa um ódio aos homens”. Apesar de todas as críticas sofridas, a autora disse que não mudaria de posicionamento.

O Fronteiras do Pensamento Porto Alegre é apresentado por Braskem, com patrocínio Unimed Porto Alegre e Hospital Moinhos de Vento, parceria cultural PUCRS e empresas parceiras CMPC Celulose Riograndense e Souto Correa. A parceria institucional é da Unicred. Universidade parceira: UFRGS. Promoção: Grupo RBS.

Para mais informações de eventos futuros e anteriores nas cidades de Porto Alegre, São Paulo e Salvador, acesse o site do projeto.


Cineasta francês Claude Lanzmann morre aos 92 anos

O cineasta e escritor francês Claude Lanzmann, faleceu aos 92 anos no dia 5 de julho em sua residência em Paris. O diretor, filho de emigrantes judeus da Europa do Leste e militante da Juventude Comunista, foi membro da resistência na França ocupada pelos nazistas. E mundialmente conhecido por Shoah (1985), um documentário de quase dez horas de duração e doze anos de preparação sobre os sobreviventes do Holocausto.

O diretor francês, que se definia como militante e combatente da verdade, foi classificado pelo jornal francês Le Monde como um dos cineastas "que marcarão para sempre a história do cinema". A publicação lembrou ainda que Lanzmann foi ainda escritor, jornalista, filósofo, diretor da revista Temps Modernes e amigo de Simone de Beauvoir e Jean-Paul Sartre.

Este ano, o diretor apresentou em Cannes o filme Napalm, que narra uma história inconclusa de amor que viveu nos anos cinquenta com uma enfermeira norte-coreana.

Sua última obra, Les Quatre Soeurs (As quatro irmãs), composta por quatro entrevistas que realizou enquanto preparava Shoah, estreou na França em 4 de julho, na véspera do seu falecimento.


Cinemaison no Rio de Janeiro

CINEMAISON 23 e 24.07


Em cartaz no Brasil
O orgulho

19.07 O ORGULHO

Le Brio (Bélgica, França 2017).

De Yvan Attal. Com Daniel Auteuil. Drama.

Neila, uma jovem de origem árabe, confronta-se desde o primeiro dia de aula com seu professor de Direito, Pierre Mazard, conhecido por suas provocações e comentários racistas. Ele poderia ser o mentor que ela precisa numa importante prova de oratória, mas, para isso, ambos devem superar seus preconceitos.

Distibuição: Pandora Filmes.


Primavera em Casablanca

19.07 PRIMAVERA EM CASABLANCA

Razzia (França 2018).

De Nabil Ayouch. Com Amine EnnajiMaryam Touzani. Drama.

Distribução: California Filmes.

Entre o passado e o presente, cinco destinos estão inconscientemente interligados. Diferentes rostos, diferentes lutas, mas a mesma busca pela liberdade.


Hannah

12.07 HANNAH

(Bélgica, França, Itália 2017).

De Andrea Palllaoro. Com André WilmsCharlotte RamplingStéphanie Van Vyne. Drama.

Hannah é uma mulher que perdeu quase tudo que acreditava ser sua vida e tem que lutar com as consequências da prisão do marido. 

Distribuição: Zeta Filmes.


Uma casa à beira-mar

12.07 UMA CASA A BEIRA MAR

La villa (França 2017).

 De Robert Guédiguian. Com Jean-Pierre Darroussin. Drama.

Três irmãos se reúnem ao redor do leito de morte de seu pai e agora precisam pensar no que será do pequeno paraíso que ele construiu, em torno de um restaurante à beira-mar.

Distribuição: Imovision.


Na França

A primeira edição do Festival CineComedies

Em Lille, de 27 a 30 de setembro, acontecerá a primeira edição do Festival CinéComédies, um festival internacional destinado inteiramente para comédia no cinema. O evento reunirá exibições, mostras retrospectivas e convidados especiais em sua realização.

O festival também se mostra como uma boa oportunidade para colocar Lille no centro das atenções, uma vez que esta cidade quer assumir uma postura jovem e dinâmica orientada para cinema e audiovisual. Desse modo, o CineComedies investirá em vários lugares na região metropolitana de Lille. Essa região viu inclusive o nascimento de talentos como Dany Boon, Etienne Chatilliez, Philippe Noiret, Anaïs Demoustier, Valérie Bonneton e o padrinho e convidado da primeira edição, Pierre Richard.

O Festival CineComedies é realizado com o apoio da cidade de Lille, da região de Hauts-de-France e de Pictanovo.

Para mais detalhes e informações, acesse o site do festival.


SIGA-NOS NO FACEBOOK, TWITTER E PELO RSS

Facebook Twitter RSS

Caso não consiga visualizar o conteúdo, clique aqui.

Caso não queira mais assinar este boletim, clique aqui.