Mediacine
Destaques da semana

Nona edição do Cinefoot

Este ano o CINEfoot - Festival de Cinema de Futebol,pioneiro na América Latina e único sobre a temática no Brasil, realiza sua nona edição entre os dias 20 e 25 de setembro no Rio de Janeiro, 21 a 24 em Niterói e entre 29 de setembro e 3 de outubro em São Paulo.

A organização do evento divulgou a lista de selecionados para as mostras internacionais nas edições do festival no Rio, em São Paulo e na Mostra Especial Geraldinos & Arquibaldos, um segmento não competitivo do CINEFOOT que acontece no CCBB-Rio de Janeiro. Os filmes das mostras internacionais competitivas nas categorias de curta e longa metragens, concorrem à Taça Cinefoot de Melhor Filme através do voto popular. Os selecionados para o CINEfoot BH ainda não foram divulgados.

O CineMaison exibirá no dia 1 de outubro às 19h30 o filme francês A Grande Área (La Surface de Réparation), de Christophe Regin. A entrada é gratuita, sujeita à lotação da sala.

Para conferir todos os selecionados já divulgados e mais informações sobre o evento, acesse o site.

O CINEfoot - Festival de Cinema de Futebol conta com parceria cultural do Instituto Francês do Brasil e do CineMaison.


'O Grande Circo Místico' é indicado pelo Brasil para o Oscar 2019

No último dia 10, foi anunciado que o filme O Grande Circo Místico de coprodução entre Brasil, Portugal e França é o filme indicado pelo Brasil para disputar uma vaga no Oscar 2019. O longa de Cacá Diegues, após concorrer com outras 21 obras, tenta agora uma entre as cinco vagas de Melhor Filme de Língua Estrangeira da premiação. Os indicados serão revelados no dia 22 de janeiro e a premiação ocorrerá no dia 24 de fevereiro de 2019.                    

Além de tentar a vaga no Oscar 2019, o filme de Cacá Diegues foi exibido na Sessão Especial do Festival de Cannes e abriu o Festival de Gramado deste ano.

O filme é inspirado em um poema de Jorge de Lima, conta com as músicas de Chico Buarque e Edu Lobo e é estrelado por Marian Ximenes, Bruna Linzmeyer, Jesuíta Barbosa, Juliano e Antonio Fagundes, além de contar com a participação do renomado ator francês Vincent Cassel.

O filme está em cartaz no Rio de Janeiro desde o dia 13 de setembro e estreia no restante do país no dia 15 de novembro.


Inscrições abertas para o concurso “Quand le son crée l’image”

Este ano ocorre a segunda edição do "Quand le son créé l’image!", concurso da Semaine du Son/Semana do Som, realizado em parceria com o Institut Français.

Para participar, basta enviar para o site  do festival um vídeo feito a partir de uma criação sonora original, de 1 minuto e 50 segundos, do compositor Jean Musy, feita especialmente para o concurso. Após a passagem por um júri de profissionais e pelo voto do público, três prêmios serão entregues durante a 16ª edição da Semana do Som/La Semaine du Son, em janeiro de 2019.

As chamadas para o concurso permanecerão abertas até a meia noite do dia 28 de novembro (horário da França).

Para mais informações, acesse o site.


Novembre Numérique 2018

Este ano o Novembre Numérique (Novembro Digital) evento que reúne programações sobre a cultura digital, acontece em três capitais brasileiras: Rio de Janeiro, entre o dias 1º e 30 de novembro, São Paulo, entre 30 de outubro e 2 de novembro, e Recife, entre 7 e 11 de novembro, sendo que na capital pernambucana o Novembre Numérique acontece no âmbito do festival Rec’N’Play, na Ilha do Recife Antigo.

Nas três cidades ocorrerá o evento Lectures Electrique, que contará com a participação de membros do coletivo kom.post: eles apresentarão captações radiofônicas feitas na Grécia, Tunísia, França e Brasil, além de realizar uma transmissão de rádio sobre seu trabalho de pesquisa e de criação literária na França e no Brasil.

O Novembre Numérique também contará com experiências de realidade virtual instaladas na Mediateca do IFB no Rio e no Centro de Design do Núcleo de Gestão do Porto Digital em Recife. A programação dedicada à realidade virtual foi feita em parceria com o festival NewImages (Forum des Images), que aconteceu em abril em Paris.

No Rio, na Mediateca do IFB haverá a reapresentação da programação “Machines à Lire”, na qual dez obras serão dispostas ao público em tablets, tendo horários específicos para a mediação e instrução de manuseamento.  Também acontecerá no Rio de Janeiro noites de debates sobre o tema “Cultura digital e democracia, qual o futuro?” com uma conferência sobre inteligência artificial em conjunto com o Atelier das Humanidades no âmbito de “Olhares Cruzados”.

Haverá ainda o lançamento do recém-chegado Playstation 4 na Mediateca do IFB, onde também serão feitas a apresentação de jogos para o videogame com óculos de realidade virtual e oficinas no âmbito da cultura digital, nas quais durante todo o mês de novembro os Superconect@dos estarão presentes em eventos em diversos dias da semana para promover conversas sobre questões digitais.


Inscrições abertas para o Mobile Film Festival 2018

Estão abertas desde 20 de agosto as inscrições para a 14ª edição do Mobile Film Festival, festival realizado em parceria com a YouTube Creators for Change, o Escritório do Alto Comissário das Nações Unidas para os Direitos Humanos e com a União Europeia.

Foi publicado recentemente o vídeo de apresentação da edição deste ano: em 2018, o festival tem como princípio “1 telefone celular/1 filme/1 minuto” e como tema central os direitos humanos (#StandUp4HumanRights) em celebração aos 70 anos da Declaração Universal dos Direitos Humanos.

Durante o festival, os filmes selecionados pelo júri internacional de profissionais da área comporá uma seleção a ser exibida entre os dias 6 e 27 de novembro no festival e disponibilizada no YouTube.

Inúmeros prêmios serão distribuídos, incluindo duas bolsas de 20.000  para o melhor filme internacional e para o melhor filme francês (auxílio à produção) ou ainda duas bolsas de 3.000  para o melhor roteiro e melhor encenação (auxílio à escritura), além de um prêmio concedido pelo público. A noite de premiação e a apresentação dos filmes selecionados acontecerá em Paris em dezembro deste ano.

Os interessados em participar do festival devem enviar seus filmes no site do Mobile Film Festival até o dia 11 de outubro de 2018. O produto final deve conter no máximo 1 minuto de duração, incluindo os créditos.

Para mais informações, acesse o site do festival.


FESTIVAL BIARRTIZ AMÉRICA LATINA 2018

Este ano, o Festival Biarritz América Latina apresenta sua vigésima sétima edição entre os dias 24 e 30 de setembro.  O evento tem como objetivo expandir a cultura latino-americana pela França através de diversas artes. Para isso, filmes latinos produzidos entre setembro de 2017 e agosto de 2018 e dirigidos por latino-americanos ou por diretores residentes na América Latina, serão exibidos nas categorias Longa-Metragem de Ficção, Curta-Metragem de Ficção e Longa-Metragem Documental. Ocorrem também mostras não competitivas de filmes, homenagens e exibições especiais ao longo de sua programação.

Na programação deste ano, o filme brasileiro Deslembro, de Flávia Castro compete na categoria Longas Metragens de Ficção, enquanto Bixa Travesty, de Claudia Priscilla e Kiko Goifman, e Años Luz, coprodução entre Brasil, Argentina e Espanha com direção de Manuel Abramovich, competem na categoria Longas Documentários. Além disso, dentre os 10 títulos selecionados para a competição de Curtas Metragens deste ano, 3 filmes são brasileiros: Guaxuma, de Nara Normande; O Órfão, de Carolina Markowicz; e Repulsa, de Eduardo Morotó. Fora de competição, outros filmes brasileiros serão exibidos no festival francês: Benzinho, de Gustavo Pizzi, e Los Silencios, de Beatriz Seigner (Brasil, Colômbia e França)

Para mais detalhes sobre a edição deste ano do Festival Biarritz América Latina, acesse o site do festival.


Franceses e brasileiros selecionados para o Festival Internacional de San Sebastián

A 66ª edição do Festival Internacional de Cinema de San Sebastián ocorre este ano entre os dias 21 e 29 de setembro na Espanha.

Recentemente foram divulgados os filmes a serem exibidos nesta edição. Dentre eles, para a Seleção Oficial, produções e coproduções francesas e uma brasileira foram selecionadas: l’homme Fidèle, filme francês dirigido por Louis Garrel; Rojo, coproduzido por Argentina, França, Brasil, Holanda e Alemanha e dirigido por Benjamín Naishtat; El Reino, coprodução entre Espanha e França com direção de Rodrigo Sorogoyen; High Life, coproduzido por França, Alemanha, Reino Unido, Polônia e Estados Unidos e dirigido por Claire Denis; Le Cahier Noir, coprodução entre França e Portugal com direção de Valeria Sarmiento; Quién Te Cantará, coproduzido por Espanha e França e dirigido por Carlos Vermut; e Vision, coprodução entre Japão e França com direção de Naomi Kawase.

Além disso, para Horizontes Latinos, foram selecionados os filmes que contam com coprodução franco-brasileira Las Herderas (Paraguai, Alemanha, Brasil, Uruguai e França), de Marcelo Martinessi; Los Silencios (Brasil, França e Colômbia), de Beatriz Seigner; e Sueño Florianópolis (Argentina, Brasil e França), de Ana Katz. Também foram selecionados os filmes Familia Sumergida (Argentina, Brasil, Alemanha e Noruega), de Maria Alché; e Ferrugem (Brasil), de Aly Muritiba.

Para conferir todos os selecionados para a 66ª edição do Festival Internacional de Cinema de San Sebastian, acesse o site.


Abertas as candidaturas para La Fabrique 2019

As chamadas de candidaturas para La Fabrique de L’Institut Français 2019 estão abertas.

La Fabrique Cinéma é um programa para titulares de projetos de primeiro e segundo longa-metragem realizados em Países Emergente e em Desenvolvimento no Sul. A cada ano, durante o Festival de Cannes, La Fabrique convida dez diretores, acompanhados dos produtores, desenvolvedores de um documentário, uma animação ou  de um filme de ficção.

Serão aceitos até 120 projetos inscritos até o início de novembro de 2018. Os interessados devem realizar as inscrições no site Cinémas du Monde, onde constam todas as informações sobre o programa, disponíveis em inglês e francês. A cada semana serão dispostas no site informações atualizadas sobre o número e estados de candidaturas.


Cineclube Francófono no Cine Humberto Mauro

O Cine Humberto Mauro, em Belo Horizonte, realiza mais uma edição do Cineclube Francófono, realizado em parceria com a Cinemateca da Embaixada da França no Brasil, Aliança Francesa e Instituto Francês do Brasil. Desta vez, será exibido no sábado 29 de setembro o longa Van Gogh, do diretor Maurice Pialat. A sessão será comentada pela Doutora em estudos literários Glaura Cardoso.

O filme é uma dramatização das últimas semanas do lendário pintor Van Gogh. O diretor Maurice Pialat se concentra nos ultimos 67 dias de vida de Van Gogh, no final da primavera de 1890, quando ele se muda para Auvers-sur-Oise e se hospeda sob os cuidados do Dr. Gachet. No filme, podemos acompanhar seu desenvolvimento amoroso com a filha do Dr. Gachet e seu relacionamento conturbado com seu irmão Theo. Com uma linda fotografia que remete às obras de Renoir e Manet, Pialat realiza um fascinante retrato da vida do pintor.

A entrada é gratuita com distribuição de ingressos com meia hora de antecedência.


Cinemaison no Rio de Janeiro

CINEMAISON 24.09


Em cartaz no Brasil
O retorno do herói

20.09 O RETORNO DO HERÓI

Le retour du héros (Bélgica, França 2018).

De Laurent Tirard. Com Jean DujardinMélanie LaurentNoémie Merlant. Comédia em /90’.

O capitão Neuville é chamado para uma batalha, deixando sua noiva com o coração partido. Vendo a tristeza da moça, sua irmã decide escrever cartas em seu nome para animá-la. Porém, tudo muda quando Neuville reaparece.


Carnívoras

13.09 CARNÍVORAS

Carnivores (Bélgica, França 2018).

De Jérémie RenierYannick Renier. Com Hiam AbbassLeïla BekhtiZita Hanrot. Drama em /86'.

Mona sempre sonhou em ser atriz, mas é Sam, sua irmã mais nova, que se torna uma atriz famosa. Sem recursos, Mona é obrigada a morar com Sam, que, fragilizada por uma filmagem difícil, propõe que Mona se torne sua assistente. Aos poucos, Sam vai negligenciando seus papéis de atriz, de esposa, de mãe e acaba se perdendo.


SIGA-NOS NO FACEBOOK, TWITTER E PELO RSS

Facebook Twitter RSS

Caso não consiga visualizar o conteúdo, clique aqui.

Caso não queira mais assinar este boletim, clique aqui.