Mediacine
Destaques da semana

ACESSO GRÁTIS A TV5 MONDE DURANTE A QUARENTENA

TV5 monde oferece o seu canal grátis até o dia 31 de julho de 2020 no Brasil para aproveitar dos programas franceses durante a quarentena. O canal será aberto através da plataforma TV5 MondeEdu, uma plataforma dedicada ao aprendizagem do francês com uma seleção de programas legendados só em francês. É possível assistir ao canal francófono através de um smartphone, tablet, computador ou Smart TV. 

Para solicitar o acesso, contactar: tv5@mediamundi.com.br
(
Os acessos podem demorar até 72 horas para serem habilitados)

 


DICAS AUDIOVISUAIS E MUSICAIS NO FACEBOOK E INSTAGRAM

Devido a situação de crise sanitaria que o mundo está vivendo, artistas, instituções, realizadores, diretores, produtores e mais publicam seus conteúdos online para as pessoas aprender, se evadir, viagar e até sonhar. Porque a cultura é necesaria e ainda mais nestos tempos dificís, o Serviço Audiovisual da Embaixada da França propõe dicas, muitas vezes conteúdos grátis online,  tudos os dias nas suas redes sociais (facebook e instagram). De segunda-feira até quinta-feira, “Um dia, uma música” propõe, no facebook ás 12h, um show ao vivo o um replay de um artista francês o vinculado a França e, “Um dia, uma dica” todos os dias às 16h propõe conteúdos de cinema geralmente filmes mais também conferencias, iniciativas de artistas que nasceram durante a quarentena, exposições virtuais etc.
De sexta a domingo, as dicas estão reservadas a recomendações de filmes do catalogo do festival Varilux, Varilux Em Casa, com dois longas-metragens e um filme de animação para crianças.

Para descobrir mais sobre essas dicas: https://www.facebook.com/Cinefrance/ e https://www.instagram.com/cinefrance.ifb/


O WE ARE ONE FESTIVAL COMEÇA O DIA 29 DE MAIO

"We are One : A global film festival" começa o dia 29 de maio.
È um festival que reúne 20 grandes festivais do mundo. A iniciativa è mundial, gratis e acontece no youtube até o dia 7 de junho. O projeto foi iniciado por o Festival de Tribeca que acontece atualmente online.Os festivais participantes são :
O Festival international du film d'animation d'Annecy, a Berlinale - Berlin International Film Festival, o BFI London Film Festival, o Festival de Cannes, o FICG Festival Internacional de Cine en Guadalajara, o International Film Festival & Awards, o Festival Internacional de Cinema de Macao, o Jerusalém Film Festival, o Jio MAMI Mumbai Film Festival with Star, o Karlovy Vary International Film Festival, o Locarno Film Festival, o Festival International du Film de Marrakech, o New York Film Festival, o Festival de San Sebastián, o SARAJEVO FILM FESTIVAL, o Sundance Film Festival, o Sydney Film Festival, o Tokyo International Film Festival, o TIFF, o  Tribeca Film Festival e o Venice Film Festival.
O evento propõe fazer doações para fundos das Nações Unidas que serão utilizados para lutar contra a pandemia do coronavírus. O objetivo desse evento é de dar a conhecer várias produções (longas metragens, curtas metragens, documentários, vídeos) recentes e menos recentes que tiveram uma visibilidade nesses festivais. Além das projeções, serão disponíveis bate-papos sobre os filmes.

Para descobrir o programa completo: https://www.youtube.com/watch?v=QVuf5iTExis


BRAZILIAN CONTENT REALIZA PIC ONLINE COM FOCO EM ANIMAÇÃO

O PIC, Programa Internacional de Capacitação, iniciativa realizada pelo Brazilian Content, vai abordar o mercado de animação internacional em evento online com a premiada showrunner e produtora executiva canadense Mary Bredin. O PIC com foco em animação, que acontecerá de 25 a 28 de maio, será dividido em duas partes:

Dia 25/05 – das 14h às 16h – Palestra “Desbloqueando o mercado internacional de animação”, com Mary Bredin. Inscrições abertas até 21 de maio para associados Brazilian Content, BRAVI e ICAB, e não associados.

Na ocasião, a profissional falará como se lançar no mercado internacional de animação com foco em co-produções, mercados e novas narrativas;

Dia 26/05 – das 14h às 16h – Workshop de imersão com Mary Bredin para produtores com projetos em desenvolvimento; Inscrições exclusivas e disponíveis até 16 de maio para associados Brazilian Content, que se inscreverem na palestra descrita acima.  Inscrições no link.

Durante o workshop, a profissional irá analisar estratégias e projetos em desenvolvimento de cinco produtoras selecionadas a partir das inscrições.

Já nos dias 27 e 28, as mesmas empresas terão sessões customizadas de 45 minutos com a produtora internacional para falar sobre suas demandas particulares.

Para mais informações e inscrições: 
https://www.braziliancontent.com/portugues/news/item/?slug=Brazilian-Content-realiza-PIC-com-foco-animacao-nos-dias-25-28;-inscricoes-abertas-para-palestra-workshop-com-Mary-Bredin


EDIÇÃO ONLINE DA MOSTRA ECOFALANTE

A 9ª edição da Mostra Ecofalante de Cinema será online, gratis e acontecerá entre os dias 6 a 19 de agosto de 2020. O festival que ocorre todos os anos, exibe filmes gratuitos e promove debates com o público sobre o meio ambiente.Tradicionalmente, o evento principal da Mostra ocorre em junho, com entrada gratuita, ocupando diversas salas de cinema e centros culturais na cidade de São Paulo. Entre 4 a 9 de junho, a Mostra oferecerá um programa especial para a semana do meio ambiente.
Pronto será publicada a programação.


Para mais informações: http://ecofalante.org.br/


INSCRIÇÕES ABERTAS PARA A 44ª EDIÇÃO DA MOSTRA SP

As inscrições para a 44ª Mostra Internacional de Cinema / São Paulo International Film Festival que acontecerá entre os dias 22 de outubro e 4 de novembro de 2020 estão abertas.
Documentários e ficções, nacionais e estrangeiros, produzidos em 2019 e 2020 com, no mínimo, 70 minutos poderão participar. Os filmes podem ser registrados até o dia 17 de julho de 2020.

Para mais informações: http://43.mostra.org/br/home/


Na França

NOVAS MEDIDAS ANUNCIADAS POR MACRON DIA 6/05/20

 O dia 6 de maio, novas medidas para a cultura foram anunciadas pelo presidente da república francesa, Emmanuel MacronO estado de emergência sanitaria será prolongado na França até o dia 10 de julho.

- O presidente francês declarou que os direitos para as pessoas que tem o estatus de “intermitentes do espetáculo” (artistas, produtores e técnicos das artes na França) serão prolongados por um ano", num período em que sua atividade será "impossível ou muito degradada, ou seja, até final de agosto de 2021". O sistema da intermitência, uma especificidade francesa, garante a sobrevivência de artistas e técnicos do espetáculo durante o período em que não estão em atividade na França. Para os artistas o trabalhadores das artes receber essa indenização, tem que cumplir 507 horas de trabalho por ano. Com a crise, essas horas não puderam ser feitas pelo cual, Macron estendeu a indenização até 2021.

- Um fundo de indenizações temporarias será estabelecido para ás series e filmagens de cinema que foram adiadas o canceladas.

O lançamento de um “grande programa de contratações públicas” para vários trabalhos do setor cultural, visando especialmente o “jovens criadores de menos de 30”  com o objetivo de “inventar uma temporada extraordinária” e buscar novos públicos.

- Criação de fundos de apoio para a industria musical e os festivais.
Os grandes eventos de mais de 5000 pessoas não poderam acontecer antes do final de agosto. Um fundo será criado com as coletividades teritoriais e o Centro Nacional da Música, criado em 2020 beneficiará de uma ajuda de 50 millões de euros.

- Os artistas-autores serão exonerados ou seja, durante 4 meses, existirá a posibilidade para eles de receber o reembolso dos aluguéis dos ateliês de artistas por exemplo. Um fundo de solidariedade também será criado em meados de maio.

 - O governo francês quer reforçar a educação artística e cultural. O ministro da cultura, Franck Riester falou do estabelecimento de uma plataforma para conectar a educação nacional com os artistas.

 - Contribuição das plataformas em linha para ajudar a criação audiovisual francesa.O Presidente quer modificar a diretiva europeia AVMS (serviços de mídia audiovisual) para antes do final de 2020 para reequilibrar as regras entre canais de televisão, sujeitos a inúmeras obrigações, e plataformas on-line.  


O FESTIVAL DE ANNECY E O MIFA ONLINE

O Festival internacional do filme de animação de Annecy anunciou a sua programação completa e acontecerá os dias 15 até 30 de junho.O Brasil está presente na seleção oficial com a curta Carne de Camila Kater, uma coprodução brasileira e espanhola. Carne conta histórias íntimas sobre 5 mulheres que contam a sua experiência com o corpo, a infância e a velhice.
O International Animation Film Market (Mifa) acontece de 11 a 14 de junho e é voltado para a indústria de animação, com foco na geração de negócios.  O evento acontece integrado à programação do Festival Internacional de Animação de Annecy. E uma oportunidade para os productores de encontrar importantes players do mercado de animação, manter contatos e acompanhar tendências de programação.

Para mais informações: https://www.annecy.org/accreditations


UMA NOVA EQUIPE DE REDAÇÃO PARA A REVISTA CAHIERS DU CINEMA

Marcos Uzal foi nomeado editor-cheve da revista francesa Cahiers du Cinéma. Sucede a Stéphane Delorme, que deixou o cargo em março. Marcos Uzal é membro do comitê editorial da revista trimestral de cinema trafic e diretor de coleção para as edições Yellow Now. Desde 2017, ele também é crítico para  o jornal Libération, que ele deixa para assegurar suas novas funções.
Marcos Uzal escolheu rodear-se de dois editores adjuntos: Fernando Ganzo, antigo co-editor-chefe da revista Sofilme Production, e Charlotte Garson, crítica sobre a France Culture e nas revistas Etudes et Images documentaires. Ela escreveu para os Cahiers du cinéma de 2001 a 2013.
A composição do novo comité de redação será divulgada a partir do próximo número, dia 3 de junho.

Para mais informações sobre a revista: https://www.cahiersducinema.com/


O FUTURO DO FESTIVAL DE CANNES

O dia 12 de maio teria começado a 73a edição do Festival de Cannes. A edição deste ano está cancelada e não existirá um formato online mais será divulgada uma lista, no começo de junho, com filmes que integrariam a seleção oficial do festival. Haverá também uma redistribuição dos filmes, ou seja, os títulos serão realocados em outros festivais no segundo semestre. A equipe do festival mantem o mercado do filme online, entre os dias 22 e 26 de junho, para apoiar a industria cinematográfica internacional e ajudar aos professionais. O diretor geral do festival,Thierry Frémaux, foi entrevistado pela revista francesa L'Obs e falou sobre o futuro do festival, a seleção oficial, os planos para apoiar o cinema e a sua esperança de contar com a presença de Spike Lee como presidente do júri em 2021.

A entrevista está disponível em francês e inglês: https://www.festival-cannes.com/fr/infos-communiques/info/articles/les-pistes-concretes-de-thierry-fremaux-pour-reinventer-cannes-2020


INSCRIÇÕES ABERTAS PARA OFICINA EM EUROPA

As inscrições para a oficina "Atelier Ludwigsburg-Paris"criado pelas escolas de cinema La Fémis na França e Filmakademie Baden-Württemberg na Alemanha estão abertas até 1 de junho.
Criada em 2001 com o apoio do estado francês e do estado alemão, a oficina é um programa de formação continuada sobre produção e distribuição europeia. A formação dura 1 ano e tem por objectivo propor à nova geração de futuros produtores e distribuidores uma imagem realista e concreta das atuais estratégias em matéria de redação de argumentos, de financiamento, de produção, de distribuição e de marketing na Europa, e mais particularmente em França, Alemanha e Inglaterra.


Para mais informações sobre a formação: https://www.femis.fr/presentation-de-l-atelier-ludwig


INSCRIÇÕES ABERTAS PARA O FESTIVAL INTERNACIONAL DO FILME DE AUBAGNE MUSIC & CINEMA

O festival internacional do film de Aubagne Music & Cinema é um festival internacional de cinema criado em 2001. Acontece cada ano em Aubagne, no mês de março. O festival destaca a música de filmes et propõe ajudar a jovem criação cinematográfica e  musical. A edição deste ano foi cancelada devido a crise sanitaria mais as inscrições para a 22º edição 2021 que acontecerá entre os dis 22 e 27 de março de 2021 estão abertas. até 16 de novembro de 2020.

Para mais informações sobres as inscrições gratis: https://aubagne-filmfest.fr/fr


INSCRIÇÕES ABERTAS PARA O CONCURSO INTERNACIONAL DE VÍDEO MAPPING

As inscrições para o concurso internacional de Video Mapping de Epinal estão abertas até o dia 31 de maio de 2020. No âmbito da Fête des Images 2020, Image’Est e Ville d’Épinal organizam um Concurso Internacional de Vídeo Mapping. O concurso é aberto tanto para artistas profissionais quanto para artistas amadores do cinema, audiovisual, artes visuais, gráficas e digitais. As exibições públicas ocorrerão nos dias 17, 18 e 19 de setembro. O vencedor da categoria “Artistes Confirmés” receberá o Grand Prix com uma comissão artística no valor de € 5.000. Já o vencedor da categoria “Jeunes Talents” receberá o prêmio de  500€ e participará do Workshop "Emergence" organizado conjuntamente pela cidade de Épinal e pela cidade de Lyon.

Para mais informações: https://www.image-est.fr/Actualit%C3%A9s-F%C3%AAte-des-Images-2020---%C3%89pinal-791-355-0-0.html


INSCRIÇÕES ABERTAS PARA O FESTIVAL NEWIMAGES

O Newimages Festival é um festival internacional de criação digital e virtual que acontece tradicionalmente em Paris em junho. Deliberadamente precursora, a Newimages posiciona-se na vanguarda das práticas criativas inovadoras e reivindica uma identidade em permanente evolução, transformando-se em função das inovações e, sobretudo, das novas formas narrativas. A 3ª edição prevista no mês de junho será adiada e acontecerá entre os dias 23 e 27 de setembro de 2020.
Em novembro de 2019, no âmbito de “Novembre numérique”, mês dedicado as culturas digitais, o Serviço Audiovisual da Embaixada da França apresentou 3 filmes em realidade virtual e 2 aplicativos interativos produzidos, organizados e apresentados pelo festival NewImages.

 Para mais informações: https://newimagesfestival.com/appels-a-projets/


Na América Latina

VALORIZAÇAO DA CULTURA AFRO NO FESTIVAL CHILENO ARICA NATIVA

As inscrições para o festival Arica Nativa estão abertas até o dia 15 de agosto. O festival acontecerá os dias 10 a 15 de novembro em Arica, na região norte do Chile, e celebra a sua 15a edição.

A convocatoria está abertas para filmes de fição e documentários que trazem reflexões sobre a vida fora da cidade.
O formato do festival está dividido com nove categorias inclundi dois novas que buscam apoiar a cultura afro no mundo. As categorias “A(f)rika Cortos” e “A(f)rika largos” são a evolução da Mostra A(f)rika que foi lançada em 2018, depois do reconhecimento legal do povo tribal afrodescendente chileno em abril 2019. Essa categoria busca a difusão da cultura e da historia afro no mundo com filmes de até 30 minutos para as curtas-metragens e mais de 40 minutos para os longa-metragens.
Estas seções serão analisadas pela direitora artistica do Festival Internacional do filme de Amiens, Anoushka De Andrade, filha da pionera do cinema africano Sarah Maldoror que faleceu em abril e do poeta e político angolano Mario Pinto de Andrade.

Para mais informações: https://www.aricanativa.cl/


SIGA-NOS NO FACEBOOK, TWITTER E PELO RSS

Facebook Twitter RSS

Caso não consiga visualizar o conteúdo, clique aqui.

Caso não queira mais assinar este boletim, clique aqui.