Mediacine
Destaques da semana

O CINEMA NA FESTA DA FRANCOFONIA

Dia Internacional da Francofonia é comemorado no dia 20 de março. Para comemorar esse dia e celebrar a pluralidade e solidariedade entre as culturas, instituições francófonas se reúnem para oferecer vários eventos ao público.

Em São Paulo, a Festa da Francofonia chega a sua décima edição. O Sesc Vila Mariana apresenta a Mostra de Filmes da Francofonia entre os dias 21 e 29 de março com oito sessões. Com ingressos gratuitos e legendas em português, a programação terá as produções A Nossa Espera (França e Bélgica), Bécassine! (França), Me Tira Uma Dúvida (França), Félicité (França), Fortuna (Suíça e Bélgica), Le Vent Tourne (Suíça, França e Bélgica), Hochelga, Terra das Almas(Québec e Canadá), Pieds Nus dans l’Aube (Québec e Canadá).

No Rio de Janeiro, o Cinemaison contará com uma programação especial da Francofonia. A cada semana um país francófono será homenageado: no dia 19 acontecerá a Noite Canadá, em 25 de março a Noite Belga e no dia 26 acontece a Noite Suíça. Em abril, no dia 2 de abril haverá a Noite França.

Em Brasília, a Mostra de Cinema Francófono acontecerá no Cine Le Corbusier entre os dias 18 e 29 de março. As sessões para os estudantes do Centro Interescolar de Línguas de Brasília acontecerão na Aliança Francesa entre os dias 25 e 29 de março. A programação da Mostra de Cinema Francófono contará com 10 filmes.

Finalmente, em Recife, entre os dias 28 e 30 de março, haverá na Aliança Francesa de Recife a turnê do músico Samy Thiébault. Nos dias 28 e 29, acontecerá uma masterclass conduzida pelo músico de jazz no Conservatório do Estado de Pernambuco. Já no dia 30 de março, haverá um concerto de Samy Thiébault com músicos locais no Theatro Valdemar Oliveira. A turnê do músico também passa por de Aracaju, Fortaleza, João Pessoa e Salvador.


FRANÇA SE DESTACA NO EDITAL DE COPRODUÇÃO MUNDO DA ANCINE

Em função do grande volume de projetos submetidos, as inscrições para as Modalidades de Cinema A1 e A2 da Chamada Pública de Coprodução Internacional 2019 - Edital de Coprodução Mundo da ANCINE, foram encerradas no dia 28 de fevereiro.

Na Modalidade A1, destinada a coproduções majoritariamente brasileiras de projetos de longa-metragem, foram concluídas mais de 130 inscrições, envolvendo coprodutoras minoritárias de 19 países. Do total, há um destaque de 23 projetos de coprodução minoritária francesa , além de Argentina com 28 coproduções e Portugal com 23.

Já para a Modalidade A2, destinada a coproduções minoritárias, foram realizadas 57 inscrições, com coprodutoras de 21 países, nas quais se destacam Argentina, com 17 projetos, Colômbia com 8 e  Portugal também com 8.

A etapa seguinte do processo seletivo da Chamada é a verificação do atendimento às condições de habilitação. Em seguida, ocorre a pontuação dos projetos, feita pela ANCINE, nos critérios objetivos, e por pareceristas externos, nos critérios artísticos. Depois, os projetos seguirão para avaliação do Comitê de Investimento.

A Chamada Pública de Coprodução Internacional 2019, conta ainda com duas outras modalidades, destinadas a projetos para televisão: B1 (coprodução majoritária) ou B2 (minoritária).

O Edital completo está disponível aqui.


FRANCOFONIA NO SESC PALLADIUM

Entre os dias 19 e 30 de março, o Sesc Palladium em BH recebe uma extensa programação de celebração da 5ª edição da Festa da Francofonia, apresentando peças de teatro, atrações de literatura e cinema.

Dentro da programação acontece a Festa do Curta Metragem entre os dias 19 e 24 de março. Essa mostra é composta de seis sessões: Tout le Sport, Conversations ou La Tchatche, Les films de la Cinematique Afrique, Retour à l’école, Les 50 ans du GREC e Sessão Les petits Malins. O evento é gratuito e os ingressos deverão ser retirados com no mínimo meia hora de antecedência.

Além disso, ainda no âmbito da Festa da Francofonia, acontece a mostra Diretoras Francófonas entre 26 e 31 de março.

A 5ª edição da Festa da Francofonia no SESC Palladium acontece com apoio da Embaixada da França e do Instituto Francês do Brasil.


MOSTRA DIRETORAS FRANCÓFONAS

Dentre os dias 15 e 31 de março, acontece no MIS Cine Santa Tereza em Belo Horizonte a Mostra de Cinema: Diretoras Francófonas – Festa da Francofonia.

Durante a mostra, serão exibidos mais de quinze filmes de produção e coprodução francês: A Bela e A Bela, de Sophie Fillières; Bom trabalho,de Claire Denis; Corniche Kennedy, de Dominique Cabrera; Aos 14, de Hélène Zimmer; A Vida Doméstica, de Isabelle Czajka; Cineast(a)s, de Julie Gayet e Mathieu Busson; Coração de Espinhos, de Julia Kowalski; M, de Sara Forestier; Assim Que Abro Meus Olhos, de Leyla Bouzid; Mulheres e Homens, de Frédérique Bedos; Luna, de Elsa Diringer; Dane-se a Morte, de Claire Denis; Le Vent Tourne, de Bettina Oberli; Suzanne, de Katell Quillévér; Me Tire Uma Dúvida, de Carine Tardieu; A Rainha De Montreuil, de Sólveig Anspach; A Carne E Os Vulcões, de  Clémence Demesme.

A Mostra de Cinema: Diretoras Francófonas acontece em parceria com a Cinemateca da Embaixada da França.

Para mais informações, acesse a página oficial do MIS Cine Santa Tereza.


4º CINECLUBE FRANCO-GERMÂNICO

O Cineclube Franco Germânico, uma parceria entre o Consulado da França,o Institut Français e o Goethe-Institut, com curadoria de Adrea Ormond, retorna no dia 9 de abril com a dobradinha de filmes das duas nacionalidades que é exibida em torno de uma temática definida para cada encontro.

Para esta quarta sessão do cineclube, será exibido às 18h no Cinemaison no Rio de Janeiro o filme O Medo Consome a Alma, de Rainer Werner Fassbinder.

Depois, às 20h, será exibido o longa clássico Os Olhos Sem Rosto, de Georges Franju.

Para mais informações, acesse o evento oficial do Cineclube Franco-Germânico no Facebook.


Prêmio dos Jovens Amantes do Cinema Francês

A partir deste mês de março até o dia 10 de julho de 2019, a terceira edição do Young French Speaking Film Award convida jovens entre 15 e 25 anos de todo o mundo a experimentar a criação cinematográfica francesa contemporânea.

Esta edição apresenta oito longas-metragens em francês que são submetidos a votos do público. Um concurso de crítica de vídeo acompanha a operação, cujo vencedor será convidado para a França no festival Premiers Plans, em Angers.

Neste ano, compõem a seleção dessa premiação os filmes A voix haute – La force de la parole, de Stéphane de Freitas; Comme des garçons, de Julien Hallard; L’Atelier,  de Laurent Cantet; Les Grands esprits, de Olivier Ayache-Vidal; M,de Sara Forestier; Mme Hyde, de Serge Bozon; Primaire, de Hélène Angel; e Wallay, de Berni Goldblat. Esta seleção está disonível no IFcinéma.

A votação do público já está no ar e pode ser realizada nesta página.

Além da votação, os votantes podem compartilhar suas opiniões em um concurso de críticas. Para participar, basta filmar seu comentário em no máximo 2 minutos com seu celular, tablet ou laptop. As modalidades de participação no concurso estão disponíveis no Guia da operação e nas regras completas do concurso.


ÚLTIMOS DIAS DE INSCRIÇÕES PARA O ANIMAMUNDI 2019

Permanecem abertas até o dia 30 de março as inscrições para a 27ª edição do Anima Mundi, que acontece entre os dias 17 e 21 de julho no Rio de Janeiro, e entre 24 e 28 de julho em São Paulo.

Estão aptas à inscrição animações que utilizem qualquer técnica de animação. Serão aceitos somente os filmes que não tenham sido inscritos em outras edições do Anima Mundi.

O Anima Mundi receberá inscrições para as mostras: curta-metragem brasileiro; curta internacional; curta infantil; portfólio (filmes publicitários ou feitos sob encomenda); longa-metragem; longa infantil; Galeria (filmes experimentais); curta de estudante; Animação em curso (trabalhos finais das melhores escolas de animação do mundo); Futuro animador (filmes que utilizam as linguagens da animação para experiências educativas); Panorama (curtas internacionais que apresentam diversas tendências dentro da animação); e Olho Neles. Além disso, neste ano, o festival abre ainda duas novas categorias: curta-metragem documentário e realidade virtual.

Para consultar o regulamento ou para realizar a inscrição no festival, basta acessar o site oficial do evento.


ÚLTIMOS DIAS DE INSCRIÇÕES PARA O CURTA KINOFÓRUM

O Festival Internacional de Curtas Metragens de São Paulo – Curta Kinoforum realiza em 2019 sua 30ª edição entre os dias 21 de agosto e 1 de setembro. As inscrições para o evento foram abertas no dia 1 de fevereiro e seguirão até o dia 31 de março.

Podem se inscrever no festival as obras finalizadas em 2018, e até 15 de maio, para as que serão finalizadas este ano. Os filmes devem ter duração máxima de 25 minutos e não devem ter sido inscritos nas edições anteriores do festival.

Para além da mostra nacional, filmes brasileiros também podem concorrer em categorias como: Mostra Infanto-Juvenil e Programas Especiais. Já os filmes estrangeiros concorrem nas seguintes classificações: Mostra Internacional; Mostra Latino-Americana; Mostra Infanto-Juvenil e Programas Especiais.

A lista de divulgação dos filmes selecionados será disponibilizada pela organização do evento até o dia 15 de Julho de 2019 no site oficial do festival.

Para mais informações, acesse o site do Curta Kinoforum.


PRÊMIO LORENZO NATALI

Estão abertas as inscrições para o Prêmio Lorenzo Natali, concebido pela Comission Européenne. A premiação contempla reportagens relacionadas a questões de desenvolvimento, desigualdades,  direitos humanos, erradicação da pobreza, etc.

O prêmio possui 3 categorias diferentes: Grand Prix, aberta a profissionais cuja sede de  jornalismo esteja situada em um dos 160 países com os quais a União Europeia tenha um comprometimento de desenvolvimento e cooperação; Prêmio Europa, aberto a jornalistas da União Europeia; e Prêmio do Jornalista Emergente, aberto a jornalistas menores de 30 anos dos Estados Membros da UE e de todos os países beneficiados pela ajuda de desenvolvimento da DG DEVCO e da DG NEAR.

As candidaturas - de produtos digitais, impressos, para rádio ou televisão - permanecem abertas até o dia 14 de abril. Para ter acesso a todas as informações, consulte o site oficial do Prêmio Lorenzo Natali.

Os vencedores serão premiados durante as Journées européennes du développement, em Bruxelas nos dias 18 e 19 de junho deste ano.

Para ter acesso a todas as informações sobre o Prêmio Lorenzo Natali, clique aqui.


Cinemaison no Rio de Janeiro

25.03 CINEMAISON


Em cartaz no Brasil
Um banho de vida

21.03 UM BANHO DE VIDA

Le grand bain (França 2018).

De Gilles Lellouche. Com Benoît PoelvoordeGuillaume CanetMathieu Amalric. Comédia em /122’.

Bertrand está no "auge" dos seus quarentas anos e sofre de depressão. Depois de usar uma série de medicamentos que não surtiram nenhum efeito, ele começa a frequentar a piscina municipal do bairro em que vive. Lá ele conhece outros homens com histórias semelhantes a sua. Sob o comando de Delphine, uma ex-atleta vitoriosa, o grupo forma uma equipe de nado sincronizado masculina, algo incomum dentro do esporte.

Distribuição: Pagu Pictures.


Na França

CHAMADA DE FILMES PARA O FESTIVAL DOCUMENTAL

O festival Documental - L’Amérique Latine par l’image chega a sua 13ª edição este ano. O festival ocorre em novembro, entre os dias 18 e 23 de novembro 2019, em Lyon na França.

As inscrições para a edição deste ano permanecem abertas até o fim do próximo mês, dia 30 de abril. São aceitos na inscrição filmes documentários de longa duração. Os filmes selecionados concorrerão a dois prêmios: o Prêmio do Júri e o Prêmio do Público.

Para mais detalhes e informações, acesse a página oficial do festival Documental na web.


ÚLTIMOS DIAS DE INSCRIÇÕES NO FIDMARSEILLE

O período de inscrições de filmes para a 30ª edição do Festival Internacional de Cinema de Marseille - FIDMarseille vai até o dia 31 de março de 2019.

O festival recebe por ano cerca de 3000 filmes para a seleção. São elegíveis os filmes produzidos a partir do dia 1º de janeiro de 2018. As inscrições agora devem ser pagas e estão dividas em dois formulários distintos: um para filmes de curta duração (inferiores a 60 minutos) e outra para filmes de longa duração (duração superior igual ou superior a 60 minutos).

Para ter acesso às informações completas sobre a inscrição de filmes no FIDMarseille, acesse o site oficial do festival.

A trigésima edição do FIDMarseille acontece entre os dias 9 e 15 de julho na França.


SIGA-NOS NO FACEBOOK, TWITTER E PELO RSS

Facebook Twitter RSS

Caso não consiga visualizar o conteúdo, clique aqui.

Caso não queira mais assinar este boletim, clique aqui.