Mediacine
Destaques da semana

MY FRENCH FILM FESTIVAL 2020

A décima edição do MyFrenchFilmFestival.com acontece entre 16 de janeiro e 16 de fevereiro. 

Realizado pela uniFrance, tem como objetivo apresentar a nova cinematografia francesa, permitindo que usuários do mundo inteiro a compartilhem. Neste ano, 31 filmes, entre curtas e longas-metragens, legendados em mais de 10 idiomas, incluindo o português, compõem o festival.  A seleção também inclui filmes belgas e suíços, uma seção de audiência jovem, uma seção de realidade virtual e exibições especiais. 

Num formato competitivo, o evento convida os internautas a dar notas a todos os filmes e a deixar seus comentários no site. Além disso, o festival também realiza duas premiações a partir de um júri de cineastas internacionais e um júri da grande mídia estrangeira.

Gratuito na América Latina este ano, o festival pode ser acessado através do site


23ª MOSTRA DE CINEMA DE TIRADENTES

Mostra de Cinema de Tiradentes chega a sua 23ª edição de 24 de janeiro a 1º de fevereiro de 2020. Neste ano, o evento homenageia os atores Antônio Pitanga e Camila Pitanga e tem como temática "A imaginação como potência".

O festival conta com 113 filmes em sua programação (31 longas, 1 média e 81 curtas-metragens), divididos em 53 sessões de cinema. O evento também promove  mesas de debates, diálogos audiovisuais, a série Encontro com os Filmesperformances artísticas e musicais, oficinas e lançamentos de livros.

A programação completa da mostra pode ser conferida no site oficial.


MOSTRA RETROSPECTIVA DO CINEMA DO DRAGÃO EM FORTALEZA

Entre os dias 16 e 29 de janeiro, o Cinema do Dragão do Mar, em Fortaleza, realiza a 6ª edição de sua Mostra Retrospectiva com 68 filmes de 16 países. 

No âmbito da mostra, serão exibidos clássicos do cinema francês como As Diabólicas e O salário do medo, de Henri-Georges Clouzot, O desprezo, de Jean-Luc Godard, e Planeta Fantástico, de René Laloux.

Também serão exibidos filmes francês contemporâneos, como Imagem e Palavra, de Godard, Synonymes, de Nadav Lapid, e Retrato de uma jovem em chamas, de Céline Sciamma.

Para maiores informações, acesso o site oficial do evento.


CINEMA FRANCÊS E BRASILEIRO NO OSCAR 2020

Maior premiação da indústria cinematográfica americana, o Academy Awards, divulgou a lista dos indicados para Oscar 2020 no último dia 13.

O filme francês, Os Miseráveis (2019), de Ladj Ly, compete na categoria de Melhor Filme Estrangeiro. Já o brasileiro, Democracia em Vertigem (2019), de Petra Costa, compete na categoria de Melhor Documentário.

A 92ª cerimônia do Oscar acontecerá no dia 09 de fevereiro.


MOSTRA GODARD EM FLORIANÓPOLIS

O Cinema do Centro Integrado de Cultura de Florianópolis realiza nos dias 20, 22, 27, 28 e 29 de janeiro uma retrospectiva da obra de Jean-Luc Godard.

Serão exibidas, com entrada gratuita, 17 obras do cineasta franco-suíço, sendo nove longas escolhidos pelo crítico de arte Allende Renck e pelo cineasta Pedro MC, além de um seriado dividido em oito partes. A curadoria da mostra traz um pouco da primeira fase de criação, com filmes dos anos 1960, até os mais recentes, como Imagem e Palavra, contemplado com a Palma de Ouro especial de Cannes em 2018, dentre os mais de 100 títulos já realizados por Godard.

As obras projetadas serão seguidas de debates e palestras, que serão transcritas e organizadas em conteúdo de um livro impresso. A programação completa da mostra pode ser conferida no site.


10ª MOSTRA 21 EM JUAZEIRO DO NORTE

“O amanhã se faz com filmes" é o tema da 10ª edição da Mostra 21, que acontece entre os dias 07 e 27 de janeiro, em Juazeiro do Norte.

O evento, promovido pelo Grupo Sétima de Cinema, é uma maratona de filmes que busca tornar acessível o acesso à produção cinematográfica de vários países, períodos e gêneros. As exibições são gratuitas e acontecem no auditório do Centro Cultural Banco do Nordeste, Memorial Padre Cícero e Teatro Patativa do Assaré do Sesc Juazeiro do Norte.

Em sua programação, disponível no Instagram do Grupo Sétima de Cinema, constam diversos filmes franceses, como O ciúme (2013), de Philippe Garrel, Feliz que minha mãe esteja viva (2009), de Claude Miller e Nathan Miller, e Primário (2016), de Hélène Angel.

O evento conta com o apoio do Institut Français do Consulado Geral da França para o Nordeste


Em cartaz no Brasil
Os miseráveis

16.01 OS MISERÁVEIS

Les misérables (França 2019). De Ladj Ly. Com Alexis Manenti, Damien Bonnard, Djibril Zonga. Drama em /102’.

Um policial das provinciano se muda para Paris, com o objetivo de se juntar à Brigada Anti-Crime de Montfermeil, descobrindo um submundo onde as tensões entre os diferentes grupos marcam o ritmo.


Na França

RENDEZ-VOUs WITH FRENCH CINEMA EM PARIS

Entre 16 e 20 de janeiro, a UniFrance realizará a 22ª edição do Rendez-Vous with French Cinema em Paris.

Maior evento de mercado e conferência de imprensa voltados exclusivamente pro cinema francês, neste ano o evento contará com 389 compradores internacionais, 30 expositores de 49 países, além 44 empresas de vendas e cerca de 115 jornalistas internacionais de 32 países, e mais de 120 atores e diretores franceses. As reuniões serão voltadas para um total de 184 produções e coproduções francesas.

Para maiores informações, acesse o site da UniFrance.


NA EUROPA

FILME FRANCÊS INDICADO AO BAFTA 2020

Principal premiação de cinema do Reino Unido, o British Academic Film Awards divulgou no último dia 07 os indicados ao BAFTA 2020.

O filme francês, Retrato de uma jovem em chamas, de Céline Sciammaestá concorrendo ao prêmio de Melhor Filme Estrangeiro.

A cerimônia da premiação acontecerá no dia 02 de fevereiro.


SIGA-NOS NO FACEBOOK, TWITTER E PELO RSS

Facebook Twitter RSS

Caso não consiga visualizar o conteúdo, clique aqui.

Caso não queira mais assinar este boletim, clique aqui.