Mediacine
Destaques da semana

FESTIVAL DE CANNES 2019

A edição de 2019 do Festival de Cannes acontece entre os dias 14 e 25 de maio.

Neste ano, ao todo, cinco produções brasileiras têm presença confirmada no festival: duas produções brasileiras disputarão a Palma de Ouro na competição oficial do evento: Bacarau, de Kleber Mendonça Filho e Juliano Dornelles, e O Traidor, co-produção entre Itália, Brasil, Alemanha e França dirigida por Marco Bellocchio.

Além disso, três outras produções brasileiras participam do festival: A Vida Invisível de Eurídice Gusmão, de Karim Aïnouz, na mostra Um Certo Olhar, Sem Seu Sangue, de Alice Furtado, na Quinzena dos Realizadores e Indianara, de Aude Chevalier-Beaumel e Marcelo Barbosa, na mostra ACID. A coprodução entre Argentina, Brasil, Alemanha e Espanha Breve historia del planeta verde, dirigida por Santiago Loza marca presença na ACID Trip #3 - Argentina.

A presença brasileira também se dá no júri do festival: os brasileiros Filipe Matzembacher (diretor, roteirista e produtor) e Marcio Reolon (diretor, roteirista, produtor e ator) compõem o júri do Queer Palm, prêmio LGBT concedido desde 2010 durante o Festival de Cannes.

Diversas produções e coproduções francesas também estão presentes na edição deste ano. Dentre elas, competem pela Palma de Ouro os filmes Atlantique, de Mati Diop, It Must Be Heaven, de Elia Suleiman, Les Misérables, de Ladj Ly,Mektoub, My Love: Intermezzo, de Abdellatif Kechiche, Roubaix, une lumière, de Arnaud Desplenchin, Portrait de la jeune fille en feu, de Céline Sciamma, Sibyl, de Justine Triet, Frankie, de Ira Sachs, e The Whistlers, de Corneliu Porumboiu.

Para conferir todas as informações sobre o Festival de Cannes 2019, acesse o site: https://bit.ly/2HDtFcP.


LONGA BRASILEIRO MARCA PRESENÇA NO LA FABRIQUE CINÉMA

O longa brasileiro A Professora de Francês marca presença no La Fabrique Cinéma do Instituto Francês, que acontece durante a próxima edição do Festival de Cannes (14 a 25 de maio). La Fabrique Cinéma é um programa desenvolvido pelo Institut Français para promover e dar visibilidade a jovens criadores de países do hemisfério sul no mercado internacional. Assim, são convidados a participar do La Fabrique Cinéma dez diretores que estejam trabalhando em seu primeiro ou segundo filme.

Dirigido por Ricardo Alves Jr, o longa metaforiza um terror dentro de uma família tradicional brasileira. No filme, a protagonista Graça é uma professora particular de francês. Mulher negra de classe média baixa, Graça é confrontada com os aspectos mais obscuros do fanatismo religioso quando é obrigada a conviver com uma família evangélica extremista que a perturba até fazê-la perder a razão.

Para mais informações sobre o filme A Professora de Francês e sobre o La Fabrique 2019, clique aqui.

O La Fabrique 2019 conta com o apoio da Embaixada da França.


10ª EDIÇÃO DO FESTIVAL VARILUX DE CINEMA FRANCÊS

O Festival Varilux de Cinema Francês já tem data marcada: acontece de 6 a 19 de junho em todo o país.

Este ano, o festival celebra 10 anos de existência exibindo mais de 20 filmes franceses. A programação ainda está sendo confirmada, mas para a seleção de 2019 já se destacam as produções Astérix e o Segredo da Poção Mágica, de Louis Clichy e Alexandre Astier; Graças a Deus, de François Ozon; A Revolução em Paris; de Pierre Schoeller; e Quem você pensa que sou, de Safy Nebbou. Além dessas 4 novas produções, será exibido o clássico filme Cyrano de Bergerac, de Jean-Paul Rappeaneau.

Além disso, nessa edição será retomado o Laboratório Franco-Brasileiro de Roteiros, em parceria com o Conservatório Europeu de Escrita Audiovisual (CEEA). O laboratório terá como instrutores Corinne Klomp, Didier Lacoste e David Crozier e será coordenado por François Sauvagnargues. Confira aqui o evento oficial da 3ª edição do Laboratório Franco-Brasileiro de Roteiros.

A delegação francesa presente no festival ainda está sendo divulgada pela organização. Já têm presença confirmada para participar das estreias, discussões e sessões comentadas no Varilux 2019 os franceses Pierre Niney, ator em J'aime regarder les filles, de Frédéric Louf, e Comme des fréres, de Hugo Gélin, e a atriz Andrea Bescond, atriz que fez peças até 2015, quando explodiu com Les chatouiles ou la danse de la colère, que inspira o filme feito dois anos depois, Inocência Roubada, parte da programação do Varilux 2019.

Para saber mais detalhes e novidades sobre a edição de 2019 do Festival Varilux de Cinema Francês, acesse o evento oficial no Facebook.


COPRODUÇÃO FRANCESA PREMIADA NO FESTIVAL É TUDO VERDADE

O festival de cinema É Tudo Verdade encerrou mais uma edição no último mês de abril. Neste ano, foram distribuídos prêmios nas categorias Competição Brasileira, Competição Internacional, Competição Latino-Americana, além de Premiações Paralelas e Menções Honrosas.

O filme de coprodução entre França e Argentina Piazzolla: Os Anos do Tubarãorecebeu o prêmio de Melhor Documentário de Longa-Metragem. Com imagens e áudios inéditos, O filme de Daniel Rosenfeld, constrói um retrato do compositor argentino Astor Piazzolla e de sua revolução no universo do tango. O filme permite um olhar pessoal, com histórias familiares e lembranças das polêmicas enfrentadas em Buenos Aires.  O longa ainda inclui uma série de conversas gravadas entre o compositor e a filha, Diana, sobre arte e composição musical.

Para conferir todos ganhadores do festival É Tudo Verdade 2019 acesse o site oficial do evento.


CURTA GUAXUMA É PREMIADO EM MAIS UM FESTIVAL

Guaxuma, coprodução entre Brasil e França com direção de Nara Normande recebeu mais um prêmio recentemente. Na segunda edição do Prêmios Quirino de Animação Ibero-Americana, Guaxuma foi premiado como Melhor Curta-Metragem.

O trabalho documental em stop motion é produzido pela brasileira Vilarejo Filmes e pela francesa Les Valseurs e tem marcado presença em competições por todo o mundo, incluindo o Festival de Annecy e Festival Biarritz Amérique Latine na França e o Festival do Rio no Brasil.

Outra produção brasileira foi premiada no Quirino Awards: o desenho Irmão do Jorel - Seja Brócolis!, de Juliano Enrico recebeu o prêmio de Melhor Série Ibero-Americana. Além disso, a coproução entre Chile, Brasil, Colômbia e Argentina, Puerto Papel 2ª Temporada - La Vida de Los Otros, com direção de Álvaro Cepp, recebeu o prêmio de Melhor Desenho de Animação.

Para conferir todos os vencedores do Quirino Awards clique aqui.


INSCRIÇÕES ABERTAS PARA O CINEFANTASY 2019

Estão abertas as inscrições de longas e curtas-metragens para a 9°edição do Cinefantasy - Festival Internacional de Cinema Fantástico. Os interessados podem inscrever suas obra gratuitamente até o dia 14 de maio, através do site do Festival.

Este ano, o Cinefantasy conta com nove mostras competitivas, entre elas a Mostra Fantástica Diversidade, dedicada ao universo LGBTQ+, e a Mostra Mulheres Fantásticas que recebe curtas dirigidos por mulheres.

Estão aptos à inscrição longas e curtas de ficção, animação ou documentário nas categorias horror, ficção científica ou fantasia. Para participar das mostras competitivas, os filmes deverão ter sido produzidos nos últimos 3 anos e não podem ter participado de Festivais realizados no município de São Paulo.

Para mais informações, acesse o site oficial do festival.


Cinemaison no Rio de Janeiro

13.05 NO CINEMAISON


Em cartaz no Brasil
Varda por Agnès

9.11 VARDA POR AGNÈS

(Varda by Agnès, França 2019)

De Agnès Varda. Documentário em 115’.

Sinopse:De mãe da Nouvelle Vague a ícone feminista, a diretora Agnès Varda expõe seus processos de criação e revela sua experiência com o fazer cinematográfico. A cineasta dá um enfoque especial no método de storytelling que ela denomina de “cine-writing”, uma espécie de fórmula utilizada por ela na grande maioria de seus documentários e ficções, revisando a sua carreira de maneira única e emocionante, neste filme que encerra a sua carreira de 64 anos.

Distribuição: Imovision.


Longa jornada noite adentro

09.05 LONGA JORNADA NOITE ADENTRO

Di qiu zui hou de ye wan (China, França 2018).

De Bi Gan. Com Tang Wei, Sylvia Chang, Huang Jue. Drama em /140’.

Luo Hongwu volta para sua cidade natal depois ter ficado impune por um assassinato que cometeu há 12 anos. As memórias da mulher que matou voltam à tona. O passado, o presente, a realidade e a imaginação começam a se confrontar.

Distribuição: Zeta Filmes.


A menina e o leão

09.05 A Menina e o Leão

Mia and the white lion (África do Sul, Alemanha, França 2018).

De Gilles de Maistre. Com Daniah De Villiers, Mélanie Laurent, Langley Kirkwood. Aventura em /98’.

A vida de Mia muda quando sua família decide deixar Londres para administrar uma fazenda de leões na África. Quando nasce um lindo leão branco, Charlie, Mia encontra a felicidade mais uma vez e desenvolve um vínculo especial com o filhote. Atormentada ao descobrir um segredo perturbador mantido por seu pai, ela decide fugir com Charlie.

Distribuição: Paris.


SIGA-NOS NO FACEBOOK, TWITTER E PELO RSS

Facebook Twitter RSS

Caso não consiga visualizar o conteúdo, clique aqui.

Caso não queira mais assinar este boletim, clique aqui.