Mediacine
Destaques da semana

MY FRENCH FILM FESTIVAL

A próxima edição do MyFrenchFilmFestival.com acontece entre os dias 18 de janeiro e 18 de fevereiro de 2019. Para sua nona edição, o festival conta com novos filmes e novas plataformas parceiras em vários territórios do mundo.

O MyFrenchFilmFestival.com tem como objetivo apresentar a nova cinematografia francesa, permitindo que usuários do mundo inteiro a compartilhem. Neste ano, dezenas de filmes, entre curtas e longas-metragens, legendados em mais de 10 idiomas, incluindo o português, compõem o festival. 10 longas e 10 curta-metragens estarão em competição. A seleção do MyFFF é composta de filmes franceses, belgas (em parceria com a Wallonie-Bruxelles Images) e canadenses (com Téléfilm Canada).

Os filmes serão dispostos no site oficial do MyFrenchFilmFestival.com e em outras 50 diferentes plataformas online. Os internautas podem votar em seus filmes favoritos, além de poderem deixar seus comentários no site e compartilhar os conteúdos. O festival é inteiramente gratuito na América Latina, África, Coreia do Sul, Polônia, Romênia e Rússia.

Os júris de cineastas e da imprensa internacional se reunirão em Paris durante o festival para votar nos filmes vencedores. Três prêmios serão distribuídos no festival: O Prêmio Chopard dos Cineastas, (concedido por cineastas internacionais); O Prêmio Lacoste do Público, (concedido por internautas do mundo inteiro); O Prêmio da Imprensa Internacional (concedido por jornalistas internacionais). Os filmes vencedores serão exibidos em aviões da Air France durante 6 meses a partir de julho de 2019.

O MyFrenchFilmFestival acontece em parceria com o Institut Français. Para mais informações, acesse o site oficial do festival.


A NOSSA ESPERA CHEGA AOS CINEMAS BRASILEIROS EM JANEIRO

No dia 3 de janeiro de 2019, chega aos cinemas brasileiros o filme A Nossa Espera, de Guillaume Senez.

O filme é uma coprodução franco-belga que teve sua estreia mundial na Semana da Crítica em Cannes 2018. O filme também participou da última e mais recente edição do Festival do Rio, realizada entre os dias 1 e 11 de novembro deste ano.

No filme, é contada a história de Olivier, um homem que faz o melhor que pode para combater as injustiças em seu trabalho. Porém, de um dia para o outro, sua esposa Laura abandona a família inesperadamente e ele se encontra sozinho, precisando lidar com as necessidades de seus filhos pequenos, com os desafios da vida cotidiana e com as demandas de seu trabalho. Diante dessas novas responsabilidades, ele e os filhos lutam para alcançar um equilíbrio enquanto seguem à espera de Laura.

O Cinefrance, em parceria com a Vitrine Filmes, está promovendo um sorteio de ingressos para sessões do filme A Nossa Espera. As inscrições serão encerradas no dia 24 de dezembro e o sorteio será realizado ao dia 26. Para participar do sorteio, basta se inscrever neste link. A promoção é valida somente no Rio e em São Paulo.


JÚRI OFICIAL DA MOSTRA AURORA CONTA COM PRESENÇA FRANCESA

A Mostra Aurora, integrante da programação da Mostra de Cinema de Tiradentes, divulgou recentemente seus filmes selecionados. Serão exibidos sete longas-metragens em pré-estreia nacional, realizados por cineastas iniciantes (máximo de três filmes já realizados). Os sete longas serão avaliados pelo Júri da Crítica, formado por cinco profissionais.

Pela primeira vez, o Júri da Crítica contará com duas presenças internacionais em sua formação: uma do argentino Roger Koza, crítico, programador e curador; e outra da francesa Claire Allouche, pesquisadora de cinema com formação na Universidade de Paris e colaboradora em publicações como Trafic e CinétrENS. Além de selecionar o Melhor Filme da Mostra Aurora, que receberá o Troféu Barroco, o júri também será responsável pela escolha do melhor curta-metragem da Mostra Foco e do destaque feminino (das Mostras Foco e Aurora) para receber o Prêmio Helena Ignez.

A 22ª edição da Mostra de Cinema de Tiradentes será realizada entre os dias 18 e 26 de janeiro, na histórica cidade mineira. Para maiores informações, acesse o site.


FESTIVAL DE BERLIM DIVULGA SELECIONADOS

O Festival de Berlim divulgou recentemente os selecionados para sua 69ª edição que ocorre no próximo ano entre os dias 07 e 17 de fevereiro.

Dentre os disputantes do Urso de Ouro, prêmio da mostra competitiva do festival, estão os filmes de coprodução francesa The Golden Glove (Alemanha/França), de Fatih Akin, e By The Grace Of God (França), de François Ozon. A presença francesa na 69ª Berlinale é reforçada ainda na escolha de Juliette Binoche para presidir a presidência do júri da próxima edição. A atriz já foi premiada anteriormente em Berlim por sua atuação em O Paciente Inglês.

Já a participação brasileira se dá pelos filmes Greta, de Armando Praça, e o documentário Estou Me Guardando Para Quando o Carnaval Chegar, de Marcelo Gomes. Os filmes foram selecionados para a mostra Panorama do Festival de Berlim.

Para mais informações sobre a 69ª edição do Festival de Berlim, acesse o site oficial do festival.


FESTIVAL MIX BRASIL 2018

A edição de 2018 do Festival Mix Brasil ocorreu este ano entre os dias 15 e 25 de novembro.

Dentre a lista de premiados desta 26ª edição do festival, o filme Conquistar, Amar e Viver Intensamente recebeu o prêmio de Melhor Longa Metragem Internacional.

Com direção de Christophe Honoré, o filme conta a história de Jacques, um escritor e dramaturgo que vive em Paris, e Arthur, um jovem que estuda em Rennes. Os dois vivem uma história em um período complicado dos anos 90, onde o amor paira sobre a morte e a ternura luta contra o desespero, porém, a vida continua contra todas as probabilidades.

Para conferir todos os premiados do Festival Mix Brasil 2018, acesse o site oficial do festival.


CHAMADAS PARA O PITCH MIFA 2019

Estão abertas até o dia 4 de fevereiro de 2019 as chamadas de projetos para o Mifa 2019, o evento de negócios do Festival Internacional de Cinema de Animação de Annecy. O Mifa será realizado de 11 a 14 de junho, durante o festival de Annecy, que ocorrerá entre os dias 10 e 15 de junho.

O Pitch Mifa é voltado especialmente para autores, diretores e produtores de projetos de animações em desenvolvimento: ele permite que os profissionais encontrem ajuda e parceiros para concretizar seus projetos animados. No último ano, de 468 projetos registrados, 37 tiveram a chance de serem selecionados, apresentados em Annecy, passarem por pitching profissional e/ou receberem parceria.

A inscrição engloba 4 tipos de formatos: Curta-Metragem, Longa-Metragem, Especiais & Séries de TV, e Criação Interativa & Transmídia. Para realizar sua inscrição e ter acesso a todas as informações, acesse o site.


ABERTAS AS INSCRIÇÕES PARA O INDEVELOPMENT

O fórum de criação de séries In Development realizará sua segunda edição em 2019, entre os dias 8 e 11 de abril. As inscrições para o projeto já estão abertas e poderão ser realizadas até o dia 11 de janeiro.

Coorganizado pelo MIPTV e pela Cannes Series - Festival Internacional de Séries de Cannes, o programa visa fomentar produções de séries de ficção e auxiliar profissionais da área para que estes possam realizar seus projetos e buscar parceiros financeiros.

Na inscrição de projetos, deve ser apresentado o conceito original ou adaptação, a primeira temporada de uma série ou minissérie (mínimo de 4 episódios, apenas drama) - projetos de meia hora ou de uma hora. Todos os gêneros e variações de drama serão aceitos (drama, dramédia, comédia, drama de época, crime, suspense, ficção científica…). Docuséries e animações não são elegíveis para a seleção.

O projeto apresentado (máximo de 3 por empresa) não pode ter sido apresentado em uma sessão pública de pitching 6 meses antes do In Development para fazer parte da Seleção Oficial. Além disso, o produtor mandante do projeto deve ter participado de pelo menos uma série de TV ou filme.

Para conferir todas as informações acesse os sites dos Produtores de Cannes e do Cannes Series.


Cinemaison no Rio de Janeiro

Cinemaison Rio


Em cartaz no Brasil
Diamantino

20.12 Diamantino

(Diamantino, França, Portugal, Brasil, 2018).

De Gabriel Abrantes e Daniel Schmidt. Com Carloto Cotta, Cleo Tavares, Anabela Moreira. Drama.

Diamantino, o maior jogador de futebol do mundo, perde seu talento e encerra sua carreira. Em busca de um novo propósito na vida, o ícone internacional embarca numa odisseia delirante, onde ele enfrenta o neofascismo, a crise dos refugiados, mutações genéticas, e a busca pela origem de seu gênio.

Distribuição: Vitrine Filmes


Conquistar, amar e viver intensamente

20.12 Conquistar, amar e viver intensamente

Plaire, aimer et courir vite (França 2018).

De Christophe Honoré. Com Denis PodalydesPierre DeladonchampsVincent Lacoste. Drama.

Jacques é um escritor que vive em Paris e Arthur é um jovem estudando em Rennes. Eles se encontram e vivem uma história em um período complicado dos anos 90, em que o amor paira sobre a morte e a ternura luta contra o desespero, porém, a vida continua contra todas as probabilidades.

Distribuição: Imovision.


NA EUROPA

FUNAN É DUPLAMENTE PREMIADO NO EMILE AWARDS

O filme Funan, de Denis Do recebeu recentemente dois prêmios na Europa, no Emile Awards, festival realizado entre os dias 7 e 8 de dezembro.

A obra de coprodução francesa, belga, luxemburguesa e cambojana concorria em quatro categorias e recebeu ao final dois prêmios: Melhor Roteiro e Melhor Design de Som e Vestimenta. O filme foi premiado em junho deste ano com o Cristal de Longa-Metragem na edição de 2018 do Festival Internacional de Cinema de Animação de Annecy,

Funan evoca a luta de uma jovem mãe que, depois de se separar de seu filho de quatro anos, tenta encontrá-lo enquanto a revolução do Khmer Vermelho está em fúria. A previsão de estreia oficial do filme nos cinemas europeu se dá para o início do mês de março de 2019.

Para conferir os outros premiados do Emile Awards 2018, acesse o site oficial do festival.


SIGA-NOS NO FACEBOOK, TWITTER E PELO RSS

Facebook Twitter RSS

Caso não consiga visualizar o conteúdo, clique aqui.

Caso não queira mais assinar este boletim, clique aqui.