Mediacine
Destaques da semana

MOSTRA CINE SESI-SP NO MUNDO: A FRANÇA E O NOVO

A Mostra Cine SESI-SP no Mundo: A França e O Novo, realizada com apoio do Instituto Francês no Brasil, traz ao público paulista, entre 10 de agosto e 11 de outubro, oito filmes de dois grandes momentos do cinema francês: títulos do meio do século XX, época em que surgem a revista Cahiers du Cinema e o movimento conhecido como a Nouvelle Vague; e outros contemporâneos, que retomam questões temáticas e formais dos grandes clássicos, mostrando a evolução da linguagem cinematográfica e da visão de mundo dos realizadores. O evento acontece em 40 unidades do SESI do Estado de São Paulo. A programação está disponível aqui.


CURTA FRANCÊS VENCE O GRANDE PRÊMIO ANIMA MUNDI

Negative space, de Ru Kuwahata e Max Porter, foi o vencedor do Grande Prêmio Anima Mundi, o que garante à produção uma vaga no Oscar em 2018, além do prêmio de R$ 15 mil. O curta-metragem foi eleito pelo júri profissional e pelos diretores do festival Aída Queiroz, Cesar Coelho, Lea Zagury e Marcos Magalhães. Realizado em stop motion, Negative space mostra o relacionamento entre pai e filho, que têm como maior elo o hábito de arrumar malas para viagens de trabalho. O Júri Popular elegeu Mr. Madila, de Rory Waudby-Tolley (Inglaterra) como Melhor Curta e Melhor Curta de Estudante; Sob o véu da vida oceânica, de Quico Meirelles como Melhor Curta Brasileiro; e Chocante, de Hee Won Ahn (EUA) como Melhor Curta Infantil. Os longas-metragens serão premiados pela média da votação dos públicos do Rio de Janeiro e de São Paulo, em uma cerimônia realizada na capital paulista, onde o Anima Mundi acontece até 30 de julho. Acesse a programação dos últimos dias do festival aqui.


BRASIL É DESTAQUE NO FESTIVAL DE LOCARNO

O Brasil teve três filmes selecionados na 70ª edição do Festival Internacional de Cinema de Locarno, que acontece na cidade suíça, de 2 a 12 de agosto. Na Competição Internacional, principal mostra do festival, a produção nacional estará representada por As boas maneiras, de Juliana Rojas e Marco Dutra, fábula de horror que conta a história de um menino-lobo criado entre os homens. Já na categoria Cineasta do Presente, voltada para diretores emergentes, participa Severina, de Felipe Hirsch, história de um amor obsessivo adaptada a partir do conto do escritor guatemalteco Rodrigo Rey Rosa. Na seção paralela Signs of Life, voltada a explorar novas narrativas, o cinema brasileiro estará presente com Era uma vez Brasília, nova experiência de Adirley Queirós, na fronteira entre a ficção e o documentário. 


PROJETOS BRASILEIROS RECEBEM APOIO DE FUNDOS EUROPEUS

Nas últimas semanas foram anunciados os resultados das convocatórias de fundos de financiamento europeus, que se converteram em um importante mecanismo de apoio para o cinema latino americano nos últimos anos. Sonho Florianópolis, de Ana Katz, recebeu um apoio de 33.500 euros do Sorfond+, linha de apoio norueguesa que concede até 50 mil euros a produções dos chamados “países em desenvolvimento” que tenham sócios europeus minoritários. A obra é uma produção da Campo Cine (Argentina) e Pródigo Films (Brasil) em coprodução com Bellota Films/Dominique Barneaud (França). A febre, de Maya da Rin (coprodução com a francesa Still Moving e a alemã Komplizen Film), foi escolhido na linha de produção do fundo alemão World Cinema Fund (WCF) e recebeu um incentivo de 40 mil euros. Por fim, Overgod, próximo longa metragem do pernambucano Gabriel Mascaro, foi selecionado na linha WCF Europe do mesmo fundo e recebeu um total de 60 mil euros. 


FÓRUM DO MOVIMENTO DAS IMAGENS EM RECIFE

A 2ª edição do Fórum do Movimento das Imagens acontece na Caixa Cultural Recife de 27 a 29 de julho. O evento conta com mostras e debates sobre videoarte e cinema experimental. Nesta edição, o foco estará na reflexão ante as diversas conexões com o mundo e no valor da participação das mulheres na história da imagem em movimento. São três mostras, uma por dia, exibindo estilos variados de projeção. Além dos filmes haverá um debate com o realizador Edson Barrus e uma mesa redonda composta pelo curador do George Pompidou de Paris, Jean Michel Bouhours, a curadora Maria do Carmo Nino e o francês Yann Beauvais, curador da mostra e cineasta fundador da Light Cone, a mais importante cooperativa europeia de difusão do cinema experimental. Os detalhes da programação estão disponíveis aqui.


10º FESTIVAL DE TRIUNFO, PE

O Festival Cinema de Triunfo chega à sua 10ª edição entre os dias 7 e 12 de agosto, na cidade pernambucana e em extensões do Sertão Pajeú. Serão 35 filmes em competição, representando nove estados brasileiros e concorrendo a prêmios de R$ 24 mil. No âmbito do festival, a Assessora de Missão Cultural do Consulado Geral da França no Recife, Jeanne De Larrard, participará da roda de diálogos Ocupando o cine-teatro Guarany, que é um dos mais antigos cinemas brasileiros e será sede do festival. O cine-teatro Guarany foi reinaugurado em junho deste ano pelo projeto Cinemas de Rua, que busca reativar cinemas públicos do Pernambuco através de sua restauração e da introdução de uma programação semanal na qual o cinema francês esteja em destaque. O programa é uma iniciativa da Secretaria de Cultura do Pernambuco em parceria com o SESC PE, o Consulado Geral da França no Recife e personalidades da sociedade civil. Além disso, a França estará presente nas exibições de Gadjo Dilo, de Tony Gatlif, no dia 8 de agosto em Serra Talhada e dia 9 em Afogados da Ingazeira. As sessões serão acompanhadas por debates com Alexandre Figueiroa, jornalista da revista cultural O Grito, professor de jornalismo e de cinema na UNICAP, doutor em cinema pela Sorbonne e especialista em cinema francês. A programação regular de cinema francês no cine-teatro Guarany será retomada ao fim do festival. Apoio: Instituto Francês do Brasil.


BRAZILIAN CONTENT ABRE INSCRIÇÕES PARA O MIPCOM E MIPJUNIOR

O Brazilian Content, programa de exportação da Bravi em parceria com a Apex-Brasil, abriu inscrições para empresas que queiram participar do Mipcom e do MipJunior 2017. Os interessados têm até o dia 30 de julho para preencher o formulário. O Mipcom é o maior mercado de entretenimento do mundo e acontecerá de 16 a 19 de outubro em Cannes, na França. Nos dois dias que antecedem o Mipcom, de 14 a 15 de outubro, acontece o MipJunior, com foco em conteúdo infantil. Mais informações aqui.


INSCRIÇÕES ABERTAS PARA O FRICINE 2017 EM FRIBURGO

As inscrições para a 6 ª edição do FRICINE - Festival Internacional de Cinema Socioambiental - estão abertas no site até 30 de julho. O FRICINE tem por objetivo exibir, divulgar e premiar obras audiovisuais, ideias e ações que contribuam para promover a superação dos problemas que perturbam a Paz da Humanidade e ameaçam a Vida na Terra. Seu objetivo principal é promover o debate sobre os principais problemas que o ser humano e seu ecossistema enfrentam na atualidade. São três mostras competitivas: Internacional, Regional e Ciência Socioambiental. Além disso, são organizados paineis de discussão sobre temas como o céu e a Terra, biodiversidade, problemas socioambientais e inteligência artificial. Consulte o regulamento aqui.


12ª MOSTRA MUNDO ÁRABE DE CINEMA EM SP

Mostra Mundo Árabe de Cinema chega ao 12º ano de realização entre os dias 9 e 16 de agosto no CineSesc, em São Paulo. O evento tem como missão apresentar a diversidade social e cultural dos países árabes. Em um contexto de crescente desesperança global, com a proliferação de pessoas em condições de refúgio, migrantes e deslocados forçados, esta edição permite vislumbrar alguns dos temas que atravessam nosso tempo, como a mobilidade humana, a questão urbana, questões de gênero e sexualidade, religiosidades. Os filmes serão acompanhados de debates com pessoas de destaque na reflexão sobre a contemporaneidade, como artistas, cineastas, filósofos e psicanalistas. A programação completa da mostra ainda não foi divulgada, mas a coprodução franco-alemã My Sweet Pepper Land, de Hiner Saleem, já foi confirmada entre os filmes apresentados. A lista completa será divulgada em breve no site do Instituto da Cultura Árabe.  Apoio: Embaixada da França no Brasil Instituto Francês do Brasil. 

 


1º CINECLUB AF NO RJ

Todas as primeiras quartas-feiras do mês, a Aliança Francesa de Botafogo, no Rio de Janeiro, exibirá um filme recente francófono. A primeira edição do CineClub AF acontece dia 2 de agosto, às 19h. Será exibido o filme Je ne suis pas um salaud, de Emmanuel Finkiel. A entrada é franca e o evento é sujeito à lotação. As senhas serão distribuídas 1h antes da sessão. Consulte a agenda cultural de inverno da Aliança Francesa RJ aqui.


Cinemaison no Rio de Janeiro

31.07 MOSTRA CLAIRE SIMON

Dia 31 de julho, o Cinemaison traz uma programação em homenagem à cineasta francesa Claire Simon, incluindo os títulos inéditos Gare du NordO bosque que molda os sonhos.

13h - Recreios (1998)
15h - Custe o que custar (1996)
18h - Gare du Nord (2013) 
20h - O bosque que molda os sonhos (2015)


08.08 À DERIVA – ODISSEIA DO CINEMA BRASILEIRO

À ocaisão do lançamento do livro A odisseia do cinema brasileiro de Laurent Desbois no Espaço Cultural A maison, o Cinemaison exibe no dia 8 de agosto, às 19ho filme À Deriva, de Heitor Dhalia. Apresentado no Festival de Cannes de 2009 e lançado no Brasil em 2010, À Deriva é uma comédia dramática ensolarada e agridoce gravada nas paisagens marítimas de Búzios, ideal para celebrar as relações da França com o cinema brasileiro. Trata-se não somente de um primeiro filme rodado em terra brasilis por Vincent Cassel, mas também encenado por Débora Bloch, esposa de longa data do chef Olivier Anquier, por Cauã Reymond e seu sobrenome francês, e por Gregório Duvivier, ex-aluno do Lycée Français do Rio de Janeiro. Mais detalhes na página do evento. Realização Embaixada da França no Brasil e Companhia das Letras


Ciné Le Corbusier em Brasília
A Vida no Rancho

02.08 às 19h A vida no rancho

La Vie Au Ranch (França 2009).
De Sophie Letourneur. Com Sarah-Jane Sauvegrain. Em Cores/92’.
Pam tem vinte anos. Suas amigas sempre se encontram no rancho que ela divide com Manon. No auge de sua juventude e união, elas bebem, fumam, dançam e discutem. Entretanto, chega o momento em que é necessário se separar do grupo e encontrar o próprio caminho.


Zero de Conduta

09.08 às 19h Zero de Conduta

Zéro de conduite (França 1933).
De Jean Vigo. Comédia dramatica em preto e branco/47’.
O filme remete às experiências escolares das crianças francesas baseadas nas memórias de Vigo sobre sua própria infância. Retrata um sistema educativo burocrático e repressivo diante do qual os estudantes empreendem verdadeiros atos de rebelião por vezes surreais, resultado de leituras libertárias da infância. O título faz referência a qualificação (nota) de um dos meninos recebem que lhes impede de sair no domingo. Também mostra a influência da obra de teatro Ubu Roi de Alfred Jarry.


Em cartaz no Brasil
Foucault Contra Si Mesmo

27.07 FOUCAULT CONTRA SI MESMO

Foucault contre lui-même (França 2013).
De François Caillat. Documentário em cores/52’. Classificação etária Livre.
Uma coletânea de entrevistas com críticos e filósofos contemporâneos numa tentativa de construir novas formas de pensar sobre a luta contra os mecanismos de dominação da sociedade a partir do legado de Foucault.
Distribuição: Vilacine

 


Eva não dorme

03.08 Eva não dorme

Eva no duerme (Argentina, França 2015).
De Pablo Agüero. Em /85’.
Um grande especialista é responsável pelo embalsamento do corpo de Eva Peron e, depois de meses de trabalho, atinge um resultado perfeito. Após uma série de golpes ocorrerem no país, com ditadores querendo apagar o legado de Evita, seu corpo torna-se o centro de um confronto que durará 25 anos.
Distribuição: Pandora Filmes


Os meninos que enganavam nazistas

03.08 Os meninos que enganavam nazistas

Un sac de billes (Canadá, França, República Tcheca 2017).
De Christian Duguay. Drama em /110’.
A aventura de uma criança judia e seu irmão tentando escapar da perseguição nazista na França ocupada.
Distribuição: Paris


Saint amour - na rota do vinho

03.08 SAINT AMOUR - NA ROTA DO VINHO

Saint Amour (França 2016).
De Benoît DelépineGustave Kervern. Com Benoît PoelvoordeGérard DepardieuVincent Lacoste. Comédia em /102’.
Pai e filho decidem deixar seu cotidiano na agricultura e realizar uma viagem pela região vinícola da França. Na companhia de um motorista particular, eles embarcam numa jornada que os permite repensar sobre a própria vida e se conhecerem melhor ao longo do caminho.
Distribuição: Imovision


NA EUROPA

MERCADO DE COPRODUÇÃO ITALIANO ABRE CONVOCATÓRIA

Estão abertas até 25 de julho as inscrições para participar do mercado de coprodução e pitching do MIA (Mercado Internacional Audiovisual), que acontecerá entre 19 e 22 de outubro na cidade de Roma. A convocatória está aberta a projetos de longas-metragens de ficção ou documentários com no mínimo 70 minutos e 25% do orçamento assegurado. Os trabalhos de ficção devem apresentar o roteiro completo e os documentários um tratamento. Outro pré-requisito é não ter começado a filmagem até o início do mercado. O formulário de inscrição está disponível no site. Este ano o mercado também contará com o MIA TV, um fórum de pitching de 12 de séries que serão apresentadas para um grupo de produtores, financiadores e representantes de cadeias televisivas. Além disso, será realizada uma nova edição do MIA DOC Pitching Fórum, que selecionará oito documentários em desenvolvimento na área de jornalismo investigativo, atualidade e interesse humano.


SIGA-NOS NO FACEBOOK, TWITTER E PELO RSS

Facebook Twitter RSS

Caso não consiga visualizar o conteúdo, clique aqui.

Caso não queira mais assinar este boletim, clique aqui.