Mediacine
Destaques da semana

THIERRY FRÉMAUX ESTÁ NO BRASIL PARA LANÇAR DOCUMENTÁRIO SOBRE OS IRMÃOS LUMIÈRE

Após passar pelo Ventana Surmaior mercado do filme latino-americano, e pela Aliança Francesa de Buenos Aires, o diretor do Festival de Cannes, Thierry Frémaux, está no Brasil para lançar o longa Lumière! A Aventura Começa, que reúne 114 obras dos irmãos Lumière, restauradas em 4k, em um filme organizado e comentado por Thierry. O francês apresenta a obra em primeira mão em pré-estreias hoje, às 20h30, na Reserva Cultural de São Paulo (ingressos aqui) e no dia 1º de dezembro, também às 20h30, na Reserva Cultural de Niterói (ingressos aqui). O trailer do filme, que foi destaque no Festival Internacional de Cinema de Toronto e na Seleção Cannes Classics do Festival de Cannes, pode ser assistido aqui. Desde 2007, Frémaux ocupa o cargo de diretor do Festival de Cannes, no qual faz a curadoria dos filmes que concorrem à Palma de Ouro. Thierry é também presidente do Instituto Lumière em Lyon, onde trabalhou como voluntário desde sua fundação e esteve profundamente envolvido na preservação da coleção Lumière (filmes e fotografias) e na restauração dos primeiros filmes da história do cinema. 


CINEMATECA DA EMBAIXADA DA FRANÇA PARTICIPA DE OFICINA PARA PROGRAMADORES DE CINEMA DE RUA, RECIFE

A Secretaria de Cultura do Estado do Pernambuco, em parceria com o Consulado Geral da França no Recife e o Portomídia, promoveu uma oficina para a capacitação de programadores de salas de cinema no âmbito do Programa Cine de Rua. Este programa busca reativar cinemas do Pernambuco através de sua restauração e da introdução de uma programação semanal na qual o cinema francês esteja em destaque. Com duração de três dias (16 a 18 de novembro), o evento aconteceu no Portomídia e no Cinema São Luiz e contou com a presença dos palestrantes Thomas Sparfel (responsável pela Cinemateca da Embaixada da França e programador do Cinemaison) e Geraldo Pinho (programador do Cinema São Luiz de Recife). Além de uma apresentação da Cinemateca e do fundo de filmes do Institut Français, foram discutidas normas e procedimentos para abertura de uma sala de cinema no âmbito do Programa Cine de Rua; estratégias de programação comercial e não comercial; caminhos para definir e ampliar os públicos-alvo; caminhos para desenvolver ações culturais direcionadas ao público jovem, a exemplo do Programa Educação e Cinema no Brasil. A formação de profissionais é um dos quatro eixos do Programa Cine de Rua, ao lado da formação de uma programação diversificada, da requalificação técnica dos cinemas e da articulação da rede de cinemas de rua – tudo isso para promover a revitalização dos cinemas de rua no estado de Pernambuco, em especial nas cidades do interior. O programa conta também com o apoio da Fundarpe, do SESC Pernambuco, do movimento CineRua, do Porto Digital, do Ministério da Cultura e da Fundação Joaquim Nabuco.


RECINE E LEI DO AUDIOVISUAL PRORROGADOS ATÉ 2019

Em sessão extraordinária no dia 22 de novembro, o Congresso derrubou o veto do presidente Michel Temer que impedia a prorrogação do Recine (Regime Especial de Tributação para Desenvolvimento da Atividade de Exibição Cinematográfica) e da Lei do Audiovisual. Com isso, os mecanismos de incentivo passam a valer até 31 de dezembro de 2019. O Recine, instituído pela Lei 12.599/2012, tem como objetivo estimular investimentos na implantação de novas salas de cinema no país através da suspensão da cobrança de tributos federais que recaem sobre a aquisição de equipamentos e materiais necessários à construção ou modernização de salas de cinema. O Recine integra o Programa Cinema Perto De Você, fundamental para a expansão do parque exibidor brasileiro nos últimos anos: foram 1.036 salas de exibição inauguradas entre 2012 e 2016. Já os artigos 1º e 1ºA da Lei do Audiovisual e o artigo 44 da MP 2.228 são dispositivos que permitem a isenção fiscal para os investimentos na produção audiovisual independente, com grande importância histórica no processo de crescimento da produção nacional.


VIII ANIMAGE: PROGRAMAÇÃO FRANCESA NOS ÚLTIMOS DIAS DE EVENTO, RECIFE

A 8ª edição do Animage – Festival Internacional de Animação de Pernambuco chega ao fim no próximo domingo, 3 de dezembro. Selecionamos os filmes franceses presentes nestes quatro últimos dias de evento que esperam o público recifense. Amanhã, a animação para adultos estará presente na Mostra Erótica, que recebe os filmes franceses Octopus Love Affair e Jennifer and Tiffany de Momoko Seto Putain de Cypria Donato às 20h30, no Cine São Luiz. Após sucesso de público nas duas primeiras sessões, acontece no sábado a última exibição da Mostra especial Jean-François Laguionie em Pernambuco, com o filme Louise en Hiver às 17h30, na Caixa Cultural. O filme será exibido também no Teatro-cinema Guarany de Triunfo, no dia 10 de dezembro, às 19h, no âmbito do Programa Cine de Rua. No domingo, último dia de evento, o multipremiado (e nominado ao Oscar e ao Festival de CannesMinha vida de abobrinha, dirigido Claude Barras, será exibido às 14h, no Cine São Luiz. Ainda no domingo, às 16h40 no Cinema do Museu, o público poderá assistir aos filmes produzidos durante a oficina Bonecos Artesanais para Stop Motion, ministrada pela roteirista e diretora francesa Claire Sichez. A programação completa pode ser acessada no site. Assista à vinheta do evento aqui.


INSCRIÇÕES ABERTAS PARA O 33º CINÉMA EN CONSTRUCTION – ETAPA CINÉLATINO, FRANÇA

Cine en Construcción, o work in progress dos Festivais de San Sebastian e Cinélatino de Toulouse, abriu o período de inscrição para sua 33ª edição. Criado por ambos os festivais em 2002, o programa é dedicado a longas-metragens de ficção latino-americanos e independentes em fase de pós-produção. A iniciativa viabiliza a finalização destes filmes e realiza sua promoção em nível internacional, dando visibilidade junto aos profissionais do mercado e favorecendo sua circulação e difusão. O programa propõe uma seleção anual de 12 works in progress em duas etapas: 6 filmes em Toulouse em março e 6 filmes em setembro em San Sebastián. Na primeira etapa de 2018, que será realizada nos dias 22 e 23 de março no âmbito do festival Cinélatino (16 a 25 de março), são aceitos filmes produzidos majoritária ou minoritariamente por um país latino-americano, com duração de mais de 60 minutos e no mínimo um primeiro corte. As inscrições vão até o dia 31 de janeiro de 2018 no site do Cinélatino. Em 2017, a seleção incluiu os brasileiros A cidade do futuro de Cláudio Marques e Marília Hughes e Não devore meu coração de Felipe Bragança


INSCRIÇÕES ABERTAS PARA O MOBILE FILM FESTIVAL: FILMES DE ATÉ 1 MINUTO REALIZADOS COM DISPOSITIVOS MÓVEIS

O festival internacional de curtas-metragens Mobile Film Festival recebe inscrições para sua 13ª edição até 9 de janeiro de 2018. É possível inscrever um ou mais filmes gratuitamente através do site. O objetivo do evento é descobrir e promover jovens talentos do cinema através de um conceito simples: 1 dispositivo móvel, 1 minuto, 1 filme. Os participantes concorrem aos prêmios de Melhor Direção e Melhor Roteiro, ambos acompanhados por bolsas de auxílio à escrita concedidas pelo CNC no valor de 3 mil euros; e ao Grande Prêmio Internacional e Grande Prêmio França, acompanhados por bolsas de auxílio à realização concedidas pelo BNP Paribas no valor de 15 mil euros. Os filmes podem ser realizados em qualquer idioma, sem legendas – eles serão legendados posteriormente em inglês graças ao apoio do Dotsub. Além disso, podem ser filmados em plano-sequência ou montados, em stop motion ou com efeitos especiais. O som pode ser captado por meio de fonte externa ou com o celular, mas é imprescindível que as músicas utilizadas estejam livres de direitos autorais. Assista ao teaser do evento aqui.


INSCRIÇÕES ABERTAS PARA A 8ª EDIÇÃO DO RIOCONTENTMARKET, RJ

RioContentMarket, maior encontro de negócios entre produtores independentes, profissionais de televisão e mídias digitais da América Latina, abriu inscrições para sua 8ª edição, que acontecerá de 3 a 8 de abril de 2018, na Cidade das Artes, Rio de Janeiro. As inscrições devem ser feitas pelo site do evento. A partir de 2018, o RioContentMarket passará a fazer parte do Rio Creative Conference (Rio2C), que além do audiovisual, integrará também música, inovação e games. Assim, continuam as atividades direcionadas ao mercado e aos negócios, mas o Rio2C abrirá seus portões também para os fãs e público em geral. Ao longo dos últimos sete anos, o evento se consolidou como o mais importante do setor audiovisual na América Latina e passou a integrar o calendário mundial dos profissionais do segmento – executivos de mídias digitais, broadcasting e mobile, programadores, publicitários, distribuidores, criadores, produtores e compradores de conteúdo – e conta, a cada ano, com uma delegação de profissionais franceses. Na edição passada, vieram da França representantes de grupos franceses como Canal+, France Télévisions, Gaumont, France Ô, MillimagesTelmondis Distribution, Gedeon Programes e Lucky You, além de executivos com foco em conteúdo para a programação de canais locais e da presidente do Centre national du cinéma et de l'image animée (CNC), Frédérique Bredin. O catálogo completo da delegação francesa presente no RioContentMarket 2017 está disponível aqui.


SERIE_LAB FESTIVAL, SP

Nos dias 4 e 5 de dezembro vai acontecer na Fundação Armando Alvares Penteado (Faap), em São Paulo, o Serie_Lab Festival 2017, primeiro evento brasileiro voltado exclusivamente para criadores de séries de TV.  Destinado a roteiristas, produtores, diretores e canais, o evento contará com mesas de discussão, estudos de caso de séries de sucesso, oficinas de criação voltadas para o formato, sessões de apresentação de novos projetos, além de rodadas de negócio entre criadores e os principais players do mercado – entre eles, O2 Filmes, Academia de FilmesCoração da Selva, Gullane Entretenimento, Bossa Nova Films, Boutique Filmes, Santa Rita Filmes, Fat Bear Produções, Clube Filmes, Agência Origina, Gloob e Split Studio. A programação completa está disponível aqui. Para ter direito a participar das reuniões, basta adquirir uma modalidade de ingresso e cadastrar o projeto de série no site oficial do evento.


Cinemaison no Rio de Janeiro

04.12: 9º FICINE


Ciné Le Corbusier em Brasília

Sessões 2018

As sessões do Cinema Le Corbusier estarão de volta em 2018! Para acompanhar a programação fique de olho no site Cinefrance


Em cartaz no Brasil
No limite

07.12 No limite

Overdrive (França 2017).
De: Antonio Negret. Ação em /96’.
Dois irmãos são ladrões de carros no sul da França. Eles estão bem financeiramente e agora querem levar uma vida dentro da lei. No entanto, o passado deles os leva a cruzar o caminho de um chefão do crime.
Distribuição: California Filmes

 


Lumière! A Aventura começa

14.12 Lumière! A Aventura começa

Lumière! L'aventura commence (França 2017).
De Thierry Frémaux. Documentário em /90’.
Em 1895, Louis e Auguste Lumière inventaram a cinematografia e capturaram os primeiros filmes na história das imagens em movimento. Com a descoberta da mise-en-sce?ne, tracking shots e, inclusive, efeitos especiais, eles inventaram a arte do cinema em si. Thierry Frémaux, o diretor do Festival de Cannes, reuniu 114 obras dentre os 1.400 filmes dos irmãos Lumière e restauraram em 4K, montando um filme único que celebra o legado de dois artistas revolucionários.
Distribuição: Imovision


Assim é a vida

14.12 Assim é a vida

C'est la vie (França 2017).
De Eric ToledanoOlivier Nakache. Com Gilles LelloucheJean-Paul RouveJean-Pierre Bacri. Comédia em /117’.
Max, um organizador de eventos por trinta anos, está prestes a realizar um grande casamento, mas acredita que tudo irá correr como o planejado. A equipe da festa, que será em um imponente castelo do século XVII, já foi selecionada por ele: garçons, cozinheiros, fotógrafo e músicos. Mas o que ele não imaginava era que, em uma noite repleta de emoções, algumas coisas sairiam do controle.
Distribuição: Paris


NA EUROPA

PROJETO BRASILEIRO RECEBE APOIO DO WORLD CINEMA FUND

O fundo alemão World Cinema Fund (WCF) anunciou os dez projetos selecionados nas diferentes linhas de apoio de sua 27ª edição. Entre eles, está o projeto documental brasileiro O Processo de Maria Augusta Ramos (produção da Nofoco Filmes) – agraciado com o apoio da linha de produção. Desde de sua criação, em 2004, o WCF já apoiou a produção e distribuição de 183 projetos.


DOCUMENTÁRIO SOBRE POVOS INDÍGENAS BRASILEIROS RECEBE PRÊMIO DE DIREITOS HUMANOS NO IDFA, AMSTERDÃ

O documentário Piripkura, dirigido por Bruno Jorge, Mariana Oliva e Renata Terra, venceu o prêmio de Direitos Humanos no International Documentary Film Festival de Amsterdã (IDFA), que chegou ao fim no dia 26 de novembro. O prêmio é acompanhado por um auxílio de 25 mil euros. Piripkura é um documentário etnográfico que segue os passos do servidor da Funai (Fundação Nacional do Índio) Jair Candor em suas expedições pela área indígena protegida que dá nome ao filme. Candor monitora vestígios de dois indígenas nômades sobreviventes do povo Piripkura a fim de sustentar a necessidade de proteção da área, cercada por fazendas e madeireiras. O documentário aborda as consequências de uma tragédia e revela a força, resiliência e autonomia daqueles que foram expostos a todo tipo de ameaças e têm resistido ao contato. No Brasil, o filme estreará no Canal Curta! e será também exibido pela plataforma Videocamp. Piripkura foi produzido pela Zeza Filmes e as associadas Maria Farinha Filmes e Grifa Filmes. A Zeza Filmes costuma produzir obras com apelo humano pessoal. Atualmente a produtora se dedica a outro trabalho documental, Meu Querido Supermercado, que recebeu o apoio do IDFA Bertha Fund em 2015. Já a Farinha Filmes produz e distribui histórias destinadas a aumentar a conscientização sobre questões sociais que afetarão um grande público. Foi a primeira produtora e distribuidora a receber a certificação International B Corp, concedida à companhias que oferecem soluções para os problemas sociais e ambientais do mundo. A Grifa Filmes, por sua vez, tem produzido conteúdos premiados para a TV brasileira há duas décadas, tornando-se uma das criadoras de conteúdo mais premiadas do Brasil, incluindo duas indicações para o Emmy.


SIGA-NOS NO FACEBOOK, TWITTER E PELO RSS

Facebook Twitter RSS

Caso não consiga visualizar o conteúdo, clique aqui.

Caso não queira mais assinar este boletim, clique aqui.